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Ao relacionarem gênero e bullying, foi destacado que meninos estão mais envolvidos com o bullying direto e meninas com o bullying indireto. O primeiro é caracterizado, sobretudo, por agressões físicas, e o segundo envolve agressões mais sutis, manifestando-se de forma verbal.

Sendo assim, o bullying pode:

I- estar presente de modo explicito.
II- manifestar-se sutilmente.
III- ser confundido com brincadeiras típicas da idade.
IV- existir somente da escola.
V- ser praticado com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Está (ão)correta(s):

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Geralmente, os autores de Bullying abordam pessoas que tenham alguma característica que sirva de foco para suas agressões. Assim, é comum eles abordarem pessoas que apresentem algumas diferenças em relação ao grupo no qual estão inseridas, como por exemplo:

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Leia as afirmativas a seguir:

I. Não é dever do psicólogo tratar cuidadosamente os usuários dos serviços.

II. O bullying é o termo utilizado para referir-se ao acolhimento sistemático, através de violência física, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

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Por que algumas crianças praticam bullying?

I - Porque foram mal-acostumadas e por isso esperam que todo mundo faça todas as suas vontades e atenda sempre às suas ordens.
II - Gostam de experimentar a sensação de poder.
III - Não se sentem bem com outras crianças, tendo dificuldade de relacionamento.
IV - Sentem-se inseguras e inadequadas.
V - São filhos(as) únicos.

Está(ão) correta(as):

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A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que se propõe a estudar o processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.

Também pode-se considerar definição da Psicologia da Educação:

  1. o estudo do funcionamento da própria instituição educacional enquanto organização, buscando compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.
  2. a compreensão e explicação dos fenômenos de ordem psicológica que ocorrem em contextos de educação formal e não formal.
  3. o fato de os psicólogos escolares desenvolverem o seu trabalho individualmente, independente dos educadores e das famílias, na tentativa de alcançar um processo de aprendizagem mais efetivo, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
  4. a Psicologia da Educação constitui um campo do conhecimento que historicamente vem atuando no sentido de subsidiar a prática educacional em todos os contextos nos quais o homem torna-se humano.
  5. a Psicologia da Educação é uma das áreas historicamente antigas.

Está(ão) correta(as):

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Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da

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(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:

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Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa

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A Declaração de Salamanca, é um documento que foi elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial em Salamanca, na Espanha, em 1994, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e a reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão social. Que alternativa não diz respeito a tal declaração?

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Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar

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Na teoria de Vygotsky, o conceito de mediação é crucial para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Em contextos educativos, a mediação à qual se refere esse autor pode ser exercida por instrumentos

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A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca desta questão apontam que

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Cláudia Gomes e Vera Lúcia de Souza (2011) apontam como um dos obstáculos da inclusão escolar o fato de as concepções e práticas pedagógicas serem limitadas e restritivas, respaldadas na reprodução do discurso médico sobre a necessidade especial. Nesse sentido, um dos maiores desafios da inclusão, segundo as autoras, é:

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Vygotsky (1988) propõe uma nova definição do que seria um "bom aprendizado". Para o autor, o "bom aprendizado" é aquele que:

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No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica. Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) C
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