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Questões de concursos

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Q798951

Ao relacionarem gênero e bullying, foi destacado que meninos estão mais envolvidos com o bullying direto e meninas com o bullying indireto. O primeiro é caracterizado, sobretudo, por agressões físicas, e o segundo envolve agressões mais sutis, manifestando-se de forma verbal.

Sendo assim, o bullying pode:

I- estar presente de modo explicito.
II- manifestar-se sutilmente.
III- ser confundido com brincadeiras típicas da idade.
IV- existir somente da escola.
V- ser praticado com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Está (ão)correta(s):

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Q798954

Geralmente, os autores de Bullying abordam pessoas que tenham alguma característica que sirva de foco para suas agressões. Assim, é comum eles abordarem pessoas que apresentem algumas diferenças em relação ao grupo no qual estão inseridas, como por exemplo:

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Q769372

Leia as afirmativas a seguir:

I. Não é dever do psicólogo tratar cuidadosamente os usuários dos serviços.

II. O bullying é o termo utilizado para referir-se ao acolhimento sistemático, através de violência física, apenas.

Marque a alternativa CORRETA:

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Q798953

Por que algumas crianças praticam bullying?

I - Porque foram mal-acostumadas e por isso esperam que todo mundo faça todas as suas vontades e atenda sempre às suas ordens.
II - Gostam de experimentar a sensação de poder.
III - Não se sentem bem com outras crianças, tendo dificuldade de relacionamento.
IV - Sentem-se inseguras e inadequadas.
V - São filhos(as) únicos.

Está(ão) correta(as):

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Q798870

A Psicologia da Educação é o ramo da psicologia que se propõe a estudar o processo de ensino e aprendizagem em suas diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais.

Também pode-se considerar definição da Psicologia da Educação:

  1. o estudo do funcionamento da própria instituição educacional enquanto organização, buscando compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana.
  2. a compreensão e explicação dos fenômenos de ordem psicológica que ocorrem em contextos de educação formal e não formal.
  3. o fato de os psicólogos escolares desenvolverem o seu trabalho individualmente, independente dos educadores e das famílias, na tentativa de alcançar um processo de aprendizagem mais efetivo, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.
  4. a Psicologia da Educação constitui um campo do conhecimento que historicamente vem atuando no sentido de subsidiar a prática educacional em todos os contextos nos quais o homem torna-se humano.
  5. a Psicologia da Educação é uma das áreas historicamente antigas.

Está(ão) correta(as):

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Q744839

Na teoria de Vygotsky, o conceito de mediação é crucial para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Em contextos educativos, a mediação à qual se refere esse autor pode ser exercida por instrumentos

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Q744834

Desde o surgimento da psicologia escolar e educacional, o fenômeno denominado de fracasso escolar constituiu-se como objeto de estudo privilegiado dessa área. Nesse contexto, Maria Helena de Souza Patto, pesquisadora com estudos consagrados na área, analisa que para compreender a gênese dessa problemática, é necessário considerar

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Q744860

Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa

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Q744858

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da

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Q763822

(COLL, 1994) Um dos papeis do psicólogo escolar é auxiliar os professores na implementação de metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos. Sobre a organização social das atividades de aprendizagem e seus impactos, pode-se afirmar que:

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Q744846

A ciência psicológica tem vasta produção de teorias no que diz respeito aos processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes, sendo necessário consolidar conhecimentos acerca desses processos nos jovens e adultos. As análises recentes acerca desta questão apontam que

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Q744833

No Brasil, as inserções da psicologia no campo educacional marcaram as origens e o desenvolvimento da própria ciência psicológica. Nesse ínterim, muitas nomenclaturas foram utilizadas para circunscrever a área da psicologia que se dedica a pensar a educação e a intervir em contextos educativos. A denominação psicologia escolar e educacional tem sido mais utilizada em tempos recentes porque

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Q744840

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada

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Q744838

A Comissão Nacional de Psicologia na Educação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) surgiu com a finalidade de integrar os debates em torno das contribuições da psicologia no campo da educação, em articulação com as metas definidas no Plano Nacional de Educação. Um dos desafios postos a essa comissão, no tocante à luta para assegurar a inserção profissional da psicologia na educação, é

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Q744852

Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) D
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