Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Lei n.º 11.343/2006, que instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), reconhece, entre os princípios desse sistema,

Carregando...

Relacione as colunas e assinale a alternativa correta com a sequência correta

  1. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
  2. Centros de Convivência e Cultura.
  3. Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).
  4. Unidade de Acolhimento.
  5. Serviço de Atenção em Regime Residencial.

( ) Foco na promoção de saúde, realizando, sob a supervisão de profissionais de saúde, cultura e esportes, atividades esportivas e culturais que contribuam para o bem-estar e a cidadania de quem vive na comunidade. São dispositivos que buscam integrar a comunidade, especialmente seus grupos mais vulneráveis.

( ) Constituídos por equipes multiprofissionais que acompanham pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e de outras drogas. Responsáveis pela articulação com outros serviços de saúde; conversar com as equipes da atenção básica; visitar pacientes internados em hospitais gerais para planejar sua alta.

( ) Oferta cuidado a pessoas com dependência de drogas, particularmente àquelas sem rede social de apoio, por meio de um acolhimento residencial supervisionado.

( ) Assume a referência no cuidado em álcool e outras drogas, atuando como instâncias não só de cuidado aos usuários, mas também de organização e articulação de toda a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

( ) Entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, caracterizadas como comunidades terapêuticas.

Carregando...

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

A Política para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas está organizada a partir do estabelecimento de uma ______________ aos usuários de álcool e outras drogas, pois não se pode pensar neste atendimento de forma ____________e sim de forma ____________ e ____________.

Carregando...

O reconhecimento de que o consumo de álcool e outras drogas refere-se a um fenômeno com múltiplas causas e consequências nas vidas das pessoas e suas famílias remete, naturalmente, para a construção de alguns consensos. Sobre essa questão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É consenso que a intervenção não é campo de atuação exclusivo de uma única política pública e/ou de uma disciplina.

( ) É consenso que para fazer frente aos seus múltiplos aspectos é preciso políticas capazes de reconhecer as questões de segurança pública, cujos usuários e suas famílias encontram-se no centro da criminalidade e do risco social.

( ) É consenso que a realidade impõe ao poder público ações articuladas e integradas, envolvendo amplos setores do Estado e da sociedade na perspectiva da prevenção, do tratamento, de cuidados, de proteção social e segurança, buscando garantir direitos e contribuir para a construção da autonomia.

( ) É consenso a efetividade de diagnósticos no território sobre a ocorrência e prevalência dos usos e tipos de drogas mais utilizadas, motivações pessoais para os usos, conhecimento sobre os usuários, suas famílias e suas reais necessidades de acolhida.

Carregando...

Considerando o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD), assinale a alternativa correta.

Carregando...

Quanto às ações governamentais de redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, assinale a alternativa correta.

Carregando...

A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do Governo Federal, sob a coordenação do Ministério da Saúde. A política prevê estratégias e as diretrizes a serem adotadas para a organização da assistência específica. Acerca do estabelecido na Política Nacional de Saúde Mental, assinale a alternativa correta.

Carregando...

As diretrizes e estratégias de atuação na área de assistência à saúde mental no Brasil envolvem o Governo Federal, Estados e Municípios. Os principais atendimentos em saúde mental são realizados nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que existem no país, onde o usuário recebe atendimento próximo da família com assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme o quadro de saúde de cada paciente. Nos casos em que o município não possua um CAPS, qual dos serviços a seguir será responsável pelo atendimento de saúde mental?

Carregando...

Quanto à atuação do(a) Assistente Social na área da Saúde Mental, em especial nos Centros de Atenção Psicossocial, assinale a alternativa correta.

Carregando...

A Rede de Atenção Psicossocial tem como finalidade a criação, a ampliação e a articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial na atenção psicossocial especializada é a (o)

Carregando...

Assinale a opção que apresenta as características de funcionamento do CAPS AD III.

Carregando...

De acordo com a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas – SISNAD tem por finalidade, articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com

Carregando...

Julgue o próximo item, relativo à atuação do serviço social na saúde mental de usuários de drogas, à reforma psiquiátrica e à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Com o propósito de garantir aos servidores públicos usuários de crack o direito de acesso a bens e serviços, o assistente social que atue em órgão público pode, como intervenção, fomentar a intersetorialidade entre os serviços ofertados pela rede externa, composta, por exemplo, pelas unidades básicas de saúde.

Carregando...

Julgue o próximo item, relativo à atuação do serviço social na saúde mental de usuários de drogas, à reforma psiquiátrica e à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Considerando que os transtornos mentais estão entre as principais causas que levam ao afastamento do trabalho e aumentam o risco de suicídio, a maioria dos órgãos federais e das instituições públicas e privadas realiza eventos, programas e ações de promoção e prevenção da saúde, como, por exemplo, o denominado Setembro Amarelo.

Carregando...

A fim de levar o poder público às áreas de maior vulnerabilidade social e promover o atendimento mais próximo do cidadão, foi criada uma nova modalidade de CAPS (IV AD), para funcionar 24 horas.

Assinale a opção que indica o local onde ele deve funcionar.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282