Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 17 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q709422

Em qual alternativa há correspondência correta entre o pronome de tratamento e seu uso?

Carregando...
Q709457

O pronome de tratamento usado para imperadores é:

Carregando...
Q670103

Observe as modificações feitas no trecho: “Se, como todos nós, também tu te questionas porque te esqueces de pequenas coisas, a resposta é muito simples: não há nada de errado contigo.” e assinale a opção que segue as regras da norma culta, no que diz respeito ao uso dos pronomes e dos verbos.

Carregando...
Q734724

Sobre os pronomes de tratamento, analise algumas regras: I - Os pronomes de tratamento são pronomes que se referem à 2.ª pessoa do discurso. Entretanto, exigem a concordância verbal na 3.ª pessoa. Ademais, devem também ficar na 3.ª pessoa todos os elementos que a tais pronomes se refiram; II - Tais fórmulas de tratamento só são consideradas pronomes de tratamento quando vêm antecedidas de “Sua” ou “Vossa”. Desprovidas de tais partículas, tornam-se, no mais das vezes, meros “substantivos femininos” ou “adjetivos”; III - Emprega-se “Sua” quando nos referimos à pessoa. Por outro lado, empregamos “Vossa” quando nos dirigimos à pessoa. Dos itens acima:

Carregando...
Q689638

Julgue o próximo item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Informo à Vossa Senhoria de que as coisas estão muito complicadas aqui na sessão onde trabalho, por isso não foi possível atender sua solicitação.

Carregando...
Q670523

Texto para responder à questão.

Observe as modificações feitas no trecho: “Se, como todos nós, também tu te questionas porque te esqueces de pequenas coisas, a resposta é muito simples: não há nada de errado contigo.” e assinale a opção que segue as regras da norma culta, no que diz respeito ao uso dos pronomes e dos verbos.

Carregando...
Q712116

Denominam-se Pronomes de Tratamento certas palavras e locuções que valem por pronomes pessoais. O tratamento formal e cerimonioso requer um maior rigor, principalmente na linguagem escrita. A forma de tratamento considerada correta para se dirigir a um Juiz é:

Carregando...
Q710463

Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.

Ao cumprimentar à Vossa Senhoria, apresentamo-lo, os resultados das auditorias realizadas nas clínicas médicas indicadas na denúncia.

Carregando...
Q606798

Assinale a alternativa em que é apresentado o vocativo adequado para um ofício encaminhado ao diretor de um departamento de um órgão federal.

Carregando...
Q636240

Assinale para quem se destina o tratamento “Vossa Eminência”:

Carregando...
Q597580

Julgue os próximos itens, em que são apresentados trechos de correspondências oficiais, no que se refere à adequação da linguagem e à correção gramatical.

Solicito que Sua Senhoria encaminhes a esse setor, com a máxima urgência, os materiais odontológicos que requeri no memorando n.º 067, datado de 30 de março do corrente ano.

Carregando...
Q616225

De acordo com as formas de tratamento e colocação. Leia e responda.

I) Vossa Reverendíssima. (V.Revma.)

II) Vossa Eminência. (V.Ema.)

III) Vossa Senhoria. (V.sa.)

IV) Senhor, Senhora. (Sr, Sra.)

( ) Usados para cardeais.

( ) Usado em cerimonias, ou em textos escritos, como correspondências comerciais, requerimentos e ofícios.

( ) Usado para Sacerdotes e religiosos em geral.

( ) Usado para pessoas com as quais se mantém certo distanciamento respeitoso.

Assinale a sequência CORRETA:

Carregando...
Q605020

Nos itens abaixo aparecem: a designação da autoridade, o tratamento utilizado para essa autoridade, em forma abreviada, e o vocativo correspondente em casos de correspondência.

A alternativa em que, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, todas as informações estão corretas é:

Carregando...
Q520734

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, conforme o uso que dela se faça. Nas comunicações oficiais é exigido o uso do padrão culto de linguagem que inclui, entre outros, a polidez. Quanto aos pronomes de tratamento para religiosos, de acordo com a hierarquia eclesiástica, considere as informações seguintes. I. “Vossa Santidade” é usado em comunicações dirigidas ao Papa. O vocativo correspondente é: Santíssimo Padre. II. “Vossa Eminência” ou “Vossa Eminência Reverendíssima” são utilizadas em comunicações aos Cardeais. Correspondem-lhes os vocativos: “Eminentíssimo Senhor Cardeal”, ou “Eminentíssimo” e Reverendíssimo Senhor Cardeal”. III. “Vossa Excelência Reverendíssima” é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos e Bispos; “Vossa Reverendíssima” ou “Vossa Senhoria Reverendíssima” para Monsenhores, Cônegos e superiores religiosos. “Vossa Reverência” é empregado para sacerdotes, clérigos e demais religiosos. Pode-se afirmar que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) Errado
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) Errado
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) E
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282