Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 88 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em seu texto Reflexões sobre o Serviço Social e o projeto ético-político profissional, a autora Maria Lúcia Martinelli afirma que o projeto ético-político que se tem hoje no âmbito do Serviço Social, cuja base de sustentação é a teoria social marxista, é uma construção coletiva.

Dessa construção não participaram os seguintes sujeitos:

Carregando...

Julgue o próximo item, relativos ao projeto ético-político do serviço social.  

O processo de ascensão do projeto ético-político nos anos 90 do século XX evidenciou a maturidade profissional por meio do significativo avanço na produção do conhecimento, com a expansão dos cursos de pós-graduação em serviço social

Carregando...

O Serviço Social, como especialização do trabalho coletivo, é uma profissão que participa da produção e viabilização de serviços sociais em resposta às necessidades de indivíduos, grupos e classes sociais. A legitimidade social do Serviço Social é baseada na relação com seu campo de trabalho, na prestação de serviços sociais, públicos e privados, associando atuação profissional, questão social e políticas sociais, como dimensões que se determinam reciprocamente à luz da historicidade que caracteriza a

Carregando...

Julgue o próximo item, relativos ao projeto ético-político do serviço social.  

Nos projetos coletivos do serviço social, sempre haverá um viés de dimensão político-partidária, permeada das relações de poder.

Carregando...

Julgue o próximo item, relativo aos fundamentos éticos do serviço social.  

Conforme a Resolução CFESS n.º 273/1993, a garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e do compromisso com o constante aprimoramento intelectual é um princípio fundamental do assistente social.

Carregando...

Julgue o próximo item, relativos ao projeto ético-político do serviço social.  

A transição para um serviço social renovado, pode ser compreendida a partir da realização do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) em 1979, considerado “O Congresso da Virada”.

Carregando...

Julgue o próximo item, relativos ao projeto ético-político do serviço social.

Os debates entre as décadas de 70 a 80 do século passado, marcados principalmente pela renúncia ao conservadorismo profissional, são considerados o marco para o novo projeto do serviço social brasileiro.

Carregando...

O texto de José Paulo Netto (2009) oferece elementos que contribuem para a compreensão e a implementação do Projeto Ético Político do Serviço Social, sendo o seu marco inicial os anos de transição entre as décadas de 70 e 80. Esse período caracteriza um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, marcado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional. Com base nas discussões desse autor sobre as definições de projetos societários e projetos profissionais, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...

Sobre as diferentes dimensões em que se realiza o projeto ético-político do serviço social, segundo Iamamoto (2010, p. 224), indique se os itens abaixo são verdadeiros ( V ) ou falsos ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Nos seus instrumentos legais.

( ) Nas expressões e manifestações coletivas da categoria.

( ) Nas articulações com outras entidades de serviço social.

( ) No trabalho profissional desenvolvido, prioritariamente, no espaço estatal.

( ) No ensino universitário.

Carregando...

A análise dos processos ocorridos no mundo do trabalho nas últimas décadas demarca mudanças profundas que vão incidir e reorganizar o processo de produção de mercadorias e as condições de acumulação capitalista, inaugurando a fase da “acumulação flexível”. Considerando esse contexto e os estudos realizados por Amaral e Cesar (2009), julgue o item. Devido às forças existentes na relação contraditória entre capital e trabalho no contexto da acumulação flexível, é correto afirmar que é impossível o assistente social tencionar suas intervenções a favor da materialização do projeto ético‐político do serviço social.

Carregando...

A respeito do(a) Assistente Social enquanto trabalhador assalariado, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do Serviço Social brasileiro, na gênese da profissão, têm sua fonte

Carregando...

Na obra “Serviço Social em tempo de capital fetiche”, Iamamoto (2011) desenvolve análises dos referenciais teórico-metodológicos presentes na história recente da profissão (a partir da década de 1980). Em sua tese, duas categorias da teoria social crítica figuram como centrais para explicitar os fundamentos do projeto ético-político e do exercício profissional. Assinale a alternativa que identifica corretamente essas categorias.

Carregando...

Compreender o estudo socioeconômico enquanto atribuição específica do Assistente Social requer um processo de reflexão sobre a intencionalidade e os procedimentos executados no sentido de viabilizá-lo em consonância com o projeto ético-político. Um ponto chave para o debate é perceber qual o significado do estudo socioeconômico no processo de trabalho do Assistente Social. Na perspectiva do Serviço Social, o estudo socioeconômico é um instrumento a partir do qual o Assistente Social conhece a realidade social particularizada em determinadas condições de vida de pessoas, famílias e grupos, para assim se posicionar emitindo uma opinião profissional.

Na perspectiva do projeto ético-político da profissão e com base no texto acima, avalie as afirmativas abaixo:

I. É necessário reconhecer a existência de uma concepção conservadora de que o estudo socioeconômico equivale a uma simples constatação da renda per capita familiar como critério para concessão de um benefício, que tem como princípio selecionar os mais “carentes" dentre os “carentes". Uma percepção como essa subestima a capacidade intelectual do Assistente Social e o seu compromisso ético, pois o que norteia o Parecer Social é a garantia da ampliação do acesso aos direitos sociais. Tal concepção conservadora perpassa as instituições e o profissional deve estar atento para não reiterá-la ou reforçá-la.

II. O significado do estudo socioeconômico realizado pelo Assistente Social em diversos espaços sócio-ocupacionais é permeado pela viabilização de direitos e atendimento das necessidades humanas, portanto, esse instrumento de aproximação do profissional com o público-alvo de uma determinada política social norteia-se por uma visão de totalidade e não restritiva, mas deve pautar a defesa intransigente da moral e bons costumes essenciais para o bom funcionamento da sociedade conforme as normas e regras estabelecidas independente do projeto ético-político da profissão.

III. O profissional do Serviço social precisa se apropriar da concepção sobre o estudo socioeconômico pautada no projeto ético-político. O estudo socioeconômico possui uma dimensão ampla para o Assistente Social, pois através dele o profissional é capaz de identificar situações de violação de direitos e de vulnerabilidades sociais que incidem sobre os indivíduos. Esse olhar diferenciado é atributo do profissional que, em sua atuação, ultrapassa uma perspectiva conservadora burocratizada. Portanto, o Assistente Social realiza, a partir do estudo socioeconômico, a defesa do acesso a direitos sociais.

IV. É necessário que o estudo socioeconômico seja repensado e direcionado ao atendimento das necessidades da população em sua plenitude. O desenvolvimento dessa atividade deve ser orientado pelas dimensões de normatização e moralização, em consonância com as demandas do empregador.

V. Para qualificação dos estudos socioeconômicos, entende-se que essa atividade configura uma especificidade profissional à medida que exige competência (teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política) para ultrapassar uma visão tradicional e meramente burocrática da intervenção profissional. Na execução dessa tarefa, são necessários um conjunto de instrumentais de coletas de dados (entrevistas, observações, visitas domiciliares e análise de documentos) que não podem ser apropriados de forma arbitrária, cabendo à autonomia e competência do profissional definir a direção política desse fazer.

Está correto o que se afirma em

Carregando...

Leia e analise as afirmativas a seguir, relativas aos projetos profissionais.

I. Os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente.

II. Os projetos profissionais delimitam e priorizam os objetivos e as funções das profissões e formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício.

III. Os projetos profissionais não prescrevem normas para o comportamento dos profissionais bem como não estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. Isso deve ficar a cargo de cada organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) Certo
  • 3) A
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) Errado
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282