Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q771508

Considerando o Projeto Ético Político e a prática investigativa, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q771515

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os princípios que favorecem o acesso dos usuários aos seus direitos sociais.

Carregando...
Q791594

A opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero é, para o Assistente Social, um/a:

Carregando...
Q791599

A equipe de assistentes sociais que atuam junto à Política de Assistência Estudantil de uma determinada instituição de ensino superior recebeu determinação institucional para realizar visita domiciliar aos estudantes beneficiários de bolsas estudantis, com a finalidade de identificar se os estudantes ainda possuem o perfil socioeconômico, conforme estudo socioeconômico para acesso as ações realizadas um ano antes da determinação, e se estavam utilizando os recursos financeiros da bolsa conforme os objetivos da ação. Considerando o código de ética do Assistente Social, o artigo correto a ser considerado pela equipe de assistentes sociais para subsidiar a resposta à determinação institucional é:

Carregando...
Q771514

A respeito dos Projetos Societários e do Projeto Ético-Político do Serviço Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q771502

O Código de Ética do Assistente Social de 1993 aponta algumas práticas proibidas ao Assistente Social nas suas relações com os usuários. Assinale a alternativa que apresenta uma violação do Código de Ética.

Carregando...
Q791592

O projeto ético-político profissional articula em si mesmo alguns elementos constitutivos que ganham materialidade e dão visibilidade ao projeto profissional de diversas formas. Observe as assertivas abaixo:

 

I - produção de conhecimentos no interior do Serviço Social.

II - explicitação dos princípios e valores ético-políticos.

III - dimensão jurídico-política da profissão.

IV - matriz teórico-metodológica.

V - instâncias político-organizativas da profissão.

VI - crítica radical à ordem social vigente.

VII - projeto societário.

VIII - lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria.

IX - objetivos e ações profissionais.

 

Configuram-se como os elementos constitutivos do projeto profissional:

Carregando...
Q771501

De acordo com Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social de 1993, é vedado ao Assistente Social nas relações do(a) profissional com a Justiça:

Carregando...
Q791597

Conforme o que preconiza o Código de Ética do Assistente Social, é um dever do Assistente Social:

Carregando...
Q771506

Com o passar dos tempos, o profissional de Serviço Social foi se inserindo nas mais diversas áreas e organizações, conquistando muitos campos de trabalho e observando que o agravamento das diversas expressões da questão social necessita também de diversas formas de enfrentamento. Sobre a atuação profissional do(a) Assistente Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q771500

O Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social vigente aborda reflexões e orientações sobre o sigilo profissional. O sigilo pode ser compreendido como a relação de respeito e confidencialidade entre o profissional e o usuário durante todas as fases do atendimento prestado, independente da instituição onde o(a) Assistente Social desenvolve seu trabalho. Acerca do sigilo profissional abordado em vários artigos do Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q771531

Um dos direitos do profissional, previsto no Código de Ética Profissional do(a) Assistente Social (1993), está relacionado ao aprimoramento profissional de forma contínua. Esse aprimoramento é fundamental para que o(a) Assistente Social realize sua prática profissional com qualidade, eficiência e eficácia, facilitando, assim, uma intervenção mais assertiva junto à demanda apresentada. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o que o aprimoramento contínuo propicia ao profissional.

Carregando...
Q782076

Ao analisarmos o Código de Ética do Assistente Social (1993), especificamente o seu título II – que dispõe sobre os direitos e responsabilidades gerais do/a assistente social, nos deparamos com as seguintes premissas transcritas a seguir: “abster-se, no exercício da Profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.” e “utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da Profissão”. Com relação às premissas em destaque podemos inferir que

Carregando...
Q791591

Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.

( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.

( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.

( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.

( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.

 

A sequência correta é:

Carregando...
Q782075

A prática profissional do assistente social deve estar pautada nos princípios éticos da profissão que se encontram expressos no Código de Ética do/a Assistente Social (1993), dentre os quais se destaca

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282