Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 91 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q767127

Segundo a Estrutura Básica da Contabilidade, há uma premissa subjacente para o funcionamento das entidades que se relaciona diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, além de constituir dado essencial para avaliação da capacidade futura de geração de resultados. Trata-se da Premissa:

Carregando...
Q762049

No que concerne à lei geral de sociedades anônimas e aos princípios fundamentais da contabilidade, julgue o item. As demonstrações contábeis devem superestimar as receitas em respeito ao princípio da prudência.

Carregando...
Q762048

No que concerne à lei geral de sociedades anônimas e aos princípios fundamentais da contabilidade, julgue o item. As demonstrações contábeis partem do pressuposto de que a entidade não tem a intenção nem a necessidade de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações.

Carregando...
Q762047

No que concerne à lei geral de sociedades anônimas e aos princípios fundamentais da contabilidade, julgue o item. O regime de competência retrata os efeitos das transações e de outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e as reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que esses efeitos são produzidos.

Carregando...
Q756182

Acerca de contabilidade geral e legislação societária para a elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

O princípio da prudência recomenda que ativos e receitas sejam superestimados e que passivos e despesas sejam subestimados.

Carregando...
Q756803

Os princípios possuem o condão de declarar e consolidar os altos valores da vida humana e, por isso, são considerados pedras angulares e vigas-mestras do sistema. O mesmo ocorre com a contabilidade, que possui, também, princípios norteadores. Nesse sentido, há um princípio que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Trata-se do seguinte princípio de contabilidade:

Carregando...
Q722086

Com base na doutrina e na legislação contábil, julgue o item abaixo.

Os princípios da confrontação da receita e da realização da despesa detalham e explicam o que se denomina de regime de competência dos exercícios.

Carregando...
Q722085

Com base na doutrina e na legislação contábil, julgue o item abaixo.

O regime de competência respalda-se na apropriação das receitas e despesas pela ocorrência dos respectivos fatos geradores, podendo os correspondentes fluxos de caixa já terem ocorrido ou virem a ocorrer.

Carregando...
Q749956

Qual dos Princípios de Contabilidade impõe a premissa de que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio devem levar em conta esta circunstância?

Carregando...
Q710956

No que se refere às noções básicas de contabilidade, julgue o item a seguir.

De acordo com o princípio da competência, as transações devem ser registradas no período contábil em que foram efetivamente pagas ou recebidas.

Carregando...
Q750192

Sobre os Princípios de Contabilidade aprovados por Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, é correto afirmar que:

Carregando...
Q756183

Acerca de contabilidade geral e legislação societária para a elaboração das demonstrações contábeis, julgue o item a seguir.

Determinada informação contábil que respeite as normas técnicas vigentes estará de acordo com os princípios fundamentais da contabilidade ainda que sua publicação ocorra de maneira intempestiva.

Carregando...
Q591932

No regime de competência, apropriar uma despesa significa

Carregando...
Q549847

João, acionista majoritário da empresa Alfa Ltda., fez uma retirada em dinheiro no valor de R$52.358,99, no caixa da empresa no mês passado para pagar uma prestação do seu barco que utiliza para lazer. O contador da empresa disse à João que não poderia ter feito isto, mesmo sendo proprietário da empresa, o dinheiro retirado no caixa pertence a empresa e que João feriu ao princípio da contabilidade chamado:

Carregando...
Q472580

“Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das mutações,

determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as

originariam." Trata-se do Princípio da:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) Errado
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282