Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com relação à prevenção e combate a incêndio, é INCORRETO afirmar:

Carregando...

No combate a incêndio, deve-se atentar para a possível origem do fogo (categoria do incêndio) e para o tipo de agente extintor disponível. Considerando a categoria de incêndio, qual das afirmativas a seguir é INCORRETA?

Carregando...

Acerca de projetos e execução de obras e serviços de engenharia, julgue o item a seguir.

Os detectores de chama são recomendados para uso em áreas abertas ou semiabertas, por funcionarem melhor que os detectores de fumaça e de temperatura.

Carregando...

Os projetos complementares podem conter a descrição dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, dos sistemas de proteção contra incêndio e das saídas de emergência. Considerando as normas referentes aos projetos complementares, julgue o item a seguir.

No projeto de sistema de proteção contra incêndio em instalações elétricas que contém equipamentos energizados, é proibida a opção pelo agente extintor do tipo espuma, pois esse agente é condutor de corrente elétrica.

Carregando...

Em um sistema de prevenção contra incêndios, o ponto de tomada de água onde há uma (simples) saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador (se necessário), mangueira semi-rígida, esguicho regulável e demais acessórios é chamado de:

Carregando...

A brigada de incêndio é composta por um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta da empresa. A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor é determinada de acordo com a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta. Entre as atribuições da brigada de incêndio, nas ações de prevenção, NÃO está

Carregando...

De acordo com a NBR 12.693/2010 (Sistema de Proteção por Extintor de Incêndio) o fogo pode ser classificado em CLASSE A, CLASSE B e CLASSE C, e as edificações podem ser classificadas em RISCO BAIXO, RISCO MÉDIO E RISCO ALTO. De acordo com a norma citada, assinale a alternativa correta que descreve a CLASSE A e o RISCO BAIXO, respectivamente.

Carregando...

Para o projeto da sinalização de segurança contra incêndio e pânico utilizada em edificações, a sinalização de alerta deve ser instalada em local visível e a uma altura mínima de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização, próxima ao risco isolado ou distribuída ao longo da área de risco generalizado. Neste último caso, cada sinalização deve estar distanciada uma da outra de, no máximo,

Carregando...

De acordo com as Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estabelecem procedimentos e requisitos mínimos de segurança contra incêndio e pânico, assinale certo ou errado: ( ) A Sinalização para Abandono de Local é dispensada em ambientes internos com área de até 200 m². ( ) Em cada pavimento, inclusive para edificações térreas, são exigidos no mínimo 2 extintores com pelo menos uma unidade extintora cada, mesmo que apenas um extintor atenda a distância máxima a ser percorrida. ( ) Para regularização de edificações existentes, com Sistema Hidráulico Preventivo já instalado, admite-se a pressão residual mínima inferior a prevista em norma. ( ) Somente é permitida a instalação de aquecedor de passagem a gás com exaustão natural ou por acumulação com exaustão natural no exterior da edificação .

Carregando...

Referente a sistemas preventivos de combate a incêndio, um dos equipamentos que é largamente utilizado em projetos são os extintores, varia-se a distância do posicionamento de Estado para Estado, mas podemos nos prender em termos gerais em como está descrito na NR-23. Na NR-23, tem-se os seguintes tipos de extintores: extintores de espuma, água pressurizada ou água gás, gás carbônico e pó químico seco. Sabe-se que cada tipo de extintor presta-se para combate de incêndio proveniente de um determinado tipo de classe de incêndio. Solicita-se que marque a alternativa que elenca CORRETAMENTE qual a classe do incêndio possível e o tipo de extintor que deve ser especificado para atender a uma sala de um escritório jurídico com arquivo de papel.

Carregando...

Acerca dos bocais, que são peças tubulares acopladas aos orifícios para direcionar o jato do fluido, assinale a alternativa correta.

Carregando...

“Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada."

(NBR 9077: Saídas de emergência em edifícios, ABNT)

Tal citação, segundo a NBR 9077, refere-se à (ao):

Carregando...

Os projetos complementares podem conter a descrição dos sistemas de detecção e alarme de incêndio, dos sistemas de proteção contra incêndio e das saídas de emergência. Considerando as normas referentes aos projetos complementares, julgue o item a seguir.

Detectores pontuais de fumaça como o óptico (fotoelétrico) e o iônico podem ser utilizados em uma edificação, para monitorar todos os tipos de ambientes que contenham materiais capazes de gerar fumaça no início da combustão.

Carregando...

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) possui o COSCIP, que fixa os requisitos exigíveis nas edificações e no exercício de atividades, estabelecendo normas de Segurança contra Incêndio e Pânico. Sobre o COSCIP – Capítulo XIX, Do Escape, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

Com relação a prevenção e combate a incêndios em edificações, julgue os itens a seguir.

I - As normas brasileiras proíbem a utilização simultânea de reservatórios para acúmulo de água destinada ao consumo normal da edificação e à reserva de incêndio.

II - O volume de água da reserva de incêndio deve ser previsto de modo que permita cobrir a duração do primeiro combate ao fogo por, no mínimo, três horas.

III - O reservatório deve ser dotado de dispositivos que possibilitem sua limpeza sem interrupção total do suprimento de água do sistema, ou seja, mantendo-se pelo menos 50% da reserva de incêndio.

IV - Dispositivo de recalque é aquele para uso do corpo de bombeiros, que permite o recalque de água para o sistema.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) Certo
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282