Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q767963

Segundo Matos (2015), é preciso ter claro que a categoria de assistentes sociais não está imune ao caldo conservador da sociedade brasileira, mas caso opte por valores conservadores, essa deve ser uma escolha consciente e não como vem ocorrendo na maioria das vezes. Tal se configura em um:

Carregando...
Q767948

Segundo Silva (2012), existe uma armadilha que busca direcionar a atuação do profissional de Serviço Social apenas aos estudantes, acarretando, assim, alguns riscos. Analise as alternativas abaixo, de acordo com a autora, e marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO.

( ) Culpabilização dos estudantes.

( ) Reprodução de diagnósticos de agências mundiais sobre qual é o problema da educação brasileira que afirmam ser ora o discente, ora o professor, ora a metodologia; nunca a forma classista com que foi tratada a educação em uma sociedade capitalista que quer desqualificar e dessignificar o que é bem público.

( ) Trato ideológico dado à compreensão dos direitos sociais e ao sujeito de direitos, condição ainda em construção recente no Brasil.

( ) Valorização do estudante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q765799

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. O assistente social, ao atender às requisições técnico‐instrumentais da profissão, deve realizar sua intervenção, utilizando a dimensão instrumental, visto que esta é suficiente para garantir o alcance dos objetivos profissionais.

Carregando...
Q760162

Diante da cpncepção que o atual projeto profissional do Serviço Social brasileiro possui acerca da profissão e do trabalho profissional, o diagnóstico é

Carregando...
Q765801

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. A instrumentalidade é uma propriedade estática e exclusiva do serviço social.

Carregando...
Q760161

A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias que são realizados pelo(a) assistente social, enquanto atividades que fazem parte das respectivas competências profissionais, possuem

Carregando...
Q765800

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. É por meio da instrumentalidade que os assistentes sociais conseguem modificar as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes no cotidiano.

Carregando...
Q739579

A manutenção do desenrolar do processo é encargo do mediador. Nesse sentido, o mediador deve

Carregando...
Q674489

No processo de trabalho do assistente social, a lógica das ações socioeducativas, realizadas no âmbito dos processos socioassistenciais, está centrada nos usuários, como:

Carregando...
Q739578

A mediação surge como instrumento alternativo de resolução dos conflitos no âmbito familiar, como um espaço de escuta para o exercício da autonomia individual, com participação direta dos envolvidos no processo de ruptura conjugal, com a realização de acordos e ajustes mais adequados às necessidades e aos desejos dos mediados.

Neste sentido, uma das características da mediação é a

Carregando...
Q740493

Embora historicamente os assistentes sociais tenham se voltado para a implementação de políticas públicas, esse perfil vem mudando nos últimos anos. Emergem novas alternativas e áreas de trabalho, os assistentes sociais passam a ser requisitados para atuar também na formulação e avaliação de políticas, no planejamento e na gestão de programas e projetos sociais. Considerando as atuais exigências de democratização do espaço público e para que o planejamento não fique adstrito ao âmbito da gestão, cabe a esse profissional

Carregando...
Q747982

Tendo sido solicitado para atender uma família que apresentava dificuldades de acesso à rede pública de educação por se tratar de um adolescente que já havia cumprido medida socioeducativa, se fez necessária a elaboração de um estudo social. Esse procedimento implica em

Carregando...
Q757342

De acordo com a Política Nacional e Estatuto do Idoso, julgue o item a seguir.

A garantia de prioridade engloba todos os idosos e inclui o atendimento preferencial imediato e individualizado; a garantia de acesso à rede de serviços de saúde e de assistência social locais; e a prioridade no recebimento de restituição do imposto de renda.

Carregando...
Q752140

Marilda Villela Iamamoto é uma das principais autoras do Serviço Social. Tendo em vista a sua concepção de Serviço Social e Questão Social, analise as assertivas abaixo de acordo com a concepção de Iamamoto. I. O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. II. Os(As) Assistentes Sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc. III. Em sua produção, o tom do conteúdo é a interpretação da questão social diante do movimento capitalista neoliberal dos últimos anos. Sua preocupação é fazer cair a máscara de um Terceiro Setor “bem intencionado”, anticapitalista e antiestatista, que estaria trabalhando pela causa do resgate da miséria humana consumada em todas as mais nefastas formas de exclusão social vivida pelos homens, mulheres, velhos e crianças de nosso mundo hoje. Quais estão corretas?

Carregando...
Q713103

No que se refere à mediação de conflitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Os conflitos familiares envolvendo disputa de posse de imóvel terão sua mediação como etapa obrigatória, no processo judicial.

II. A mediação de conflitos pode ocorrer em qualquer etapa da tramitação do processo judicial.

III. O mediador de conflitos deverá mencionar sua profissão de origem no cadastro oficial de mediadores de conflitos.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) Errado
  • 4) B
  • 5) Errado
  • 6) D
  • 7) Certo
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) Certo
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282