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A elaboração de documentos administrativos requer não apenas o cuidado com a linguagem, mas o conhecimento do contexto em questão. Alguns documentos devem seguir as
normas e atos que norteiam o Serviço Público, pois tratam-se de unidades de registro de informação, produzidos no decurso das atividades administrativas de Instituições. Relacione os tipos de documentos com a respectiva forma e estrutura.

Tipos de documentos
1 Atestado
2 Edital
3 Ofício
4 Ordem de Serviço
5 Portaria

Características
( ) Comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial. É o tipo mais comum de correspondência oficial.
( ) Ato interno por meio do qual se determinam instruções a respeito de procedimentos estabelecidos em Norma de Serviço e Resolução.
( ) Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
( ) Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos e disciplina matéria não regulada em lei. Define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar.
( ) Instrumento de comunicação utilizado para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

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Instrumento pelo qual Ministros e outras autoridades expedem instruções sobre a organização e funcionamento de serviços e praticam outros atos de sua competência:

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De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

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Leia o trecho de texto oficial abaixo. “XXXXXX Nº5, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2002. Aprova o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. O CHEFE DA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 9º do Decreto no 4.073, de 3 de janeiro de 2002, R E S O L V E: Art. 1º Fica aprovado, na forma do Anexo, o Regimento Interno do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Art. 2º Esta XXXXXXXX entra em vigor na data de sua publicação.” O texto, por sua estrutura formal e contexto sócio comunicativo, é chamado de

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Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, “o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e funcionamento de serviço e praticam outros atos de sua competência” é chamado de:

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O texto, por sua estrutura formal, e contexto sócio comunicativo, é

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Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em questão: “Prorroga o prazo (...) dezembro de 2014”.

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Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais

e com fundamento no Manual de Redação da Presidência

da República, julgue os próximos itens, relativos ao documento

oficial hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA

STJ/GDG N.º 205

Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em questão: “Prorroga o prazo (...) dezembro de 2014”.

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Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Em uma portaria, denomina-se epígrafe o trecho do texto que sintetiza seu conteúdo, de modo a permitir o conhecimento imediato da matéria, como na hipótese em questão: “Prorroga o prazo (...) dezembro de 2014”.

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Tendo em vista as normas da redação oficial, indique a alternativa que preenche

adequadamente as lacunas a seguir.

( A) _________________ (1) são atos administrativos da competência exclusiva do Chefe do

Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de

modo expresso ou implícito pela legislação.

( B) ____________________(2) é parte integrante de um processo, para o qual aponta solução

favorável ou desfavorável, precedida da necessária justificativa, com base em dispositivos

legais, jurisprudência e informações.

( C) São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. Os dois textos têm como

finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

A única diferença entre eles é que ________________( 3) é expedido exclusivamente por

Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que

_______________(4) é expedido para e pelas demais autoridades, além de também

permitir o tratamento de assuntos com particulares.

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O documento oficial pelo qual um chefe de um órgão público determina a abertura de uma sindicância é

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) A
  • 11) C
  •  
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