Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 141 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765816

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item. O SUS prevê a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Ministério da Saúde, que possuem o objetivo de monitorar a execução da política de saúde.

Carregando...
Q768270

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem propõe a qualificação da saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado, trabalhando com a integralidade da atenção e o fortalecimento da atenção primária. Entre as principais enfermidades e agravos à saúde do homem, para promover um cuidado qualificado, encontra-se o(a):

Carregando...
Q768267

De acordo com o Caderno HumanizaSUS, volume 3 (2011), a central de acolhimento em um pronto-socorro destina-se a:

Carregando...
Q768590

Em relação ao direito à saúde, é correto afirmar que

Carregando...
Q765818

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item. O SUS é formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Acrescenta‐se que, em caráter complementar, a iniciativa privada poderá participar do SUS.

Carregando...
Q740060

Considere o excerto a seguir retirado do Manual de Planejamento do SUS, publicado pelo Ministério da Saúde.

Sobre o planejamento do SUS referido nesse excerto, analise os princípios apresentados abaixo.

De acordo com os documentos citados no excerto, os princípios que orientam os gestores do SUS em suas atividades de planejamento estão presentes nos itens

Carregando...
Q674360

Marque a alternativa que corresponde ao instrumento central de planejamento no SUS.

Carregando...
Q719488

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS

a igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se o acesso ao atendimento de, pelo menos, 70% da população urbana e de 100% da população rural.

Carregando...
Q674358

Sobre as disposições legais acerca do Sistema Único de Saúde-SUS é correto afirmar que:

Carregando...
Q750552

A Política Nacional da Atenção Básica recomenda que a cobertura da estratégia de saúde da família nas áreas de risco e vulnerabilidade social seja de:

Carregando...
Q739607

A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil

Carregando...
Q672016

Em relação ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, incluído na Lei n.º 8.080/90, analise as afirmativas abaixo: I. As ações e serviços de saúde voltados para o atendimento das populações indígenas, em todo o território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao disposto nesta Lei; II. Caberá somente aos municípios, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena; III. O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os Órgãos responsáveis pela Política Indígena do País; IV. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado. Estão corretas:

Carregando...
Q720808

Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.

A vigilância sanitária deve ser entendida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva.

Carregando...
Q648485

O Conselho de Saúde, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, deve atuar na:

Carregando...
Q648480

O processo de planejamento no SUS tem como uma de suas diretrizes:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) Errado
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) Errado
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282