Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765373

A respeito da seguridade e previdência social no Brasil, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760152

Acerca do Programa Bolsa Família, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q760163

Quanto às alterações ocorridas nos espaços sócioocupacionais do(a) assistente social na realidade brasileira desde a eminência do neoliberalismo na década de 1990,

Carregando...
Q782073

As políticas de proteção social, dentre as quais se incluem as que compõem a Seguridade Social brasileira – a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas dos trabalhadores. Atualmente, o avanço do projeto capitalista e neoliberal em todo mundo também impacta o campo da seguridade social, se traduzindo nas seguintes tendências

Carregando...
Q760166

Considerando o atual contexto que envolve as instituições públicas da esfera estatal que atuam no âmbito das políticas sociais, constata-se que há um(a)

Carregando...
Q782068

No capitalismo contemporâneo ocorre uma disputa na sociedade por recursos do fundo público, no âmbito do orçamento estatal. O orçamento público é, segundo Evilasio Salvador (2012) em seu artigo “Fundo Público e o financiamento das políticas sociais no Brasil”, um espaço de luta política, com as diferentes forças da sociedade buscando inserir seus interesses. Sob esta perspectiva, o fundo público

Carregando...
Q740476

Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo-se até os anos 1970, nos países centrais, foram marcados por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado no social. No final dos anos de 1960 e, mais precisamente, a partir de 1973, esse ciclo econômico começa a se exaurir e os neoliberais atribuem à atuação agigantada do Estado a responsabilidade pela crise. A programática neoliberal para superação da crise incluía algumas proposições básicas. Sobre essa temática, considere as proposições abaixo.

As proposições neoliberais para saída da crise estão presentes nos itens

Carregando...
Q756081

Desde os anos 1980, ocorre, nas empresas do Brasil, um conjunto de transformações e reordenações determinadas pela reestruturação produtiva e pela nova dinâmica da acumulação capitalista. Essas mudanças e alterações também repercutiram no trabalho do assistente social nas empresas. Sendo assim, julgue o item a seguir no que se refere ao trabalho do assistente social em empresas.

Para que o assistente social que trabalha em empresas consiga direcionar o exercício profissional para os valores defendidos pelo projeto ético‐político do serviço social, é fundamental que ele compreenda o redimensionamento do mundo do trabalho, que é composto por um conjunto de iniciativas do capital que mobiliza novas formas de consumo da força de trabalho, controle da força de trabalho, reprodução material da força de trabalho e reprodução espiritual da força de trabalho.

Carregando...
Q677910

As ações na área de assistência social estão organizadas em um sistema denominado como Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS é organizado sob a forma de um sistema

Carregando...
Q754515

No universo do sistema capitalista erradicar a pobreza e retirar da miséria milhares de pessoas via intervenção estatal, não se apresenta como proposta do Estado – na sua configuração atual. Não se configura, portanto, prioridade a equalização da distribuição de renda oportunizando, também sob o prisma da equidade (oportunidade e condição), acesso aos bens e serviços sociais sem ponderar o retorno, em lucro ou manutenção do poder ideopolítico. Nesse sentido, em relação as políticas sociais em tempos contemporâneos, julgue os itens abaixo: I - Apresenta-se como respostas focalizadas e fragmentadas no trato da questão social por parte do Estado; II - Ao Estado compete principalmente a criação de políticas sociais através de legislações, no entanto há limitação do acesso a direitos; III - Na década de 1990, no cenário brasileiro, a ideia de participação social no espaço das políticas sociais passa a ser vista como sendo “solidária” por meio de trabalho de voluntariado e concepção de responsabilidade social de indivíduos e empresas. Diante do exposto, concluímos:

Carregando...
Q713100

Os organismos multilaterais que ditam o receituário neoliberal, na elaboração das metas para o período 2015-2030, transitam da pobreza para a

Carregando...
Q713092

A proteção social brasileira possui, entre seus vários modelos, um de caráter não contributivo.

Assinale a opção que apresenta uma característica desse modelo.

Carregando...
Q771901

O acompanhamento familiar é composto por um conjunto de intervenções continuadas definidas entre as famílias e os profissionais no Plano de Acompanhamento Familiar no Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família visando o rompimento das situações de vulnerabilidades vivenciadas. De acordo com as orientações técnicas, essa metodologia pode ser executada de forma

Carregando...
Q747987

A configuração das políticas sociais no Brasil, ao longo da história, foi marcada por avanços e retrocessos. Sua análise não pode prescindir das seguintes características:

I. A corrosão do sistema protetivo está também diretamente relacionada à capacidade de resistência. Os movimentos sociais devem buscar inspiração na capacidade de potencializar as diferentes lutas, pois o contraponto está posto no lugar agigantado do mundo globalizado, financeirizado, sobreposto aos estados nacionais.

II. Há a necessidade de considerarmos as características do capitalismo no último quartil do século XX e o início do XXI, cuja ferocidade por acúmulo se mantém, acirrando a tendência da financeirização e da troca do trabalho vivo pelo trabalho morto.

III. Os governos de caráter popular trataram o campo dos direitos sociais como espaço de legitimação de um projeto societário vinculado à participação social popular, mas não enfrentaram o debate sobre a estrutura do estado capitalista brasileiro e sua vinculação com os ditames da elite brasileira.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q720666

Em relação às políticas e aos programas de seguridade social na realidade brasileira, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282