Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 17 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Política Nacional de Humanização (PNH) é uma política que busca qualificar modo de atenção e gestão na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo trabalhadores, usuários e gestores. A diretriz da PNH cujo objeto é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde e que deve sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações é denominada de:

Carregando...

A Lei 8142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Sobre o que consta nesta lei, é CORRETO afirmar que:

Carregando...

O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades. O princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), norteador da atenção básica, e que se encontra descrito acima se denomina:

Carregando...

São propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, EXCETO:

Carregando...

Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato de:

Carregando...

A Política Nacional de Humanização propõem valorizar a dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo processos integradores e promotores de compromissos.

São exigências das diretrizes dessa política nos serviços de urgência, EXCETO:

Carregando...

“Um dos sentidos atribuídos a Integralidade na construção do SUS refere-se ao cuidado de pessoas, grupos e coletividades, percebendo-os como sujeitos históricos, sociais e políticos, articulados aos seus contextos familiares, ao meio-ambiente e a sociedade no qual se inserem".

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. O território em saúde não é apenas um espaço delimitado geograficamente, mas sim um espaço onde as pessoas vivem, estabelecem suas relações sociais, trabalham e cultivam suas crenças e cultura.

II. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos, e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.

III. A integralidade de assistência é entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

IV. As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...

A Humanização do SUS se operacionaliza com:

I- O trabalho em rede com equipes multiprofissionais;

II- A identificação das necessidades, desejos e interesses dos diferentes sujeitos do campo da saúde;

III- O pacto entre os diferentes níveis de gestão do SUS (federal, estadual e municipal), entre as diferentes instâncias de efetivação das políticas públicas de saúde (instâncias da gestão e da atenção), assim como entre gestores, trabalhadores e usuários desta rede.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Entre as orientações estratégicas para a implementação da PNH inclui-se a oferta de financiamento de projetos que busquem melhorar a experiência do usuário no espaço físico das unidades de saúde, como, por exemplo, a introdução de salas de conversa e espaços de conforto.

Carregando...

De acordo com a Portaria nº 529/2013, que institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), é INCORRETO afirmar que constituem seus objetivos específicos:

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A PNH prevê prioritariamente que o SUS trabalhe para reduzir as filas e o tempo de espera dos usuários.

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Um dos princípios norteadores da PNH é a conciliação da dimensão científica com a dimensão religiosa no âmbito do SUS.

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A aderência de um hospital ao nível A de padrão de adesão à PNH pressupõe a existência de uma ouvidoria em funcionamento.

Carregando...

Acerca da ética, da bioética e da humanização em terapia intensiva pediátrica, julgue o próximo item.

A Política Nacional de Humanização foi instituída com o objetivo de melhorar a saúde do paciente, fornecendo-lhe atendimento humano, integral e digno, com profissionais responsáveis e cientes da importância de tais atitudes.

Carregando...

No que se refere à assistência da equipe no primeiro estágio do

parto sob o modelo obstétrico e neonatal do HumanizaSUS, julgue

os itens que se seguem.

No manejo da dor da parturiente, a analgesia peridural ou a combinação de analgesias raquidiana e peridural devem ser os métodos farmacológicos de escolha, que só podem ser adotados após se obter o consentimento da mulher, que deve receber orientação detalhada sobre os riscos e benefícios e possíveis implicações de cada um desses métodos para o parto.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) B
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282