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Questões de concursos

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Q767947

Silva (2012) discorre sobre o lugar do Serviço Social na Educação e descreve considerações determinantes para a compreensão do que quer o Serviço Social no âmbito escolar. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO para as afirmativas a seguir:

( ) A discussão não é para inserção do profissional de Serviço Social na escola, mas pela inserção no campo da educação. A autora refere à efetivação de direitos sociais e à classe trabalhadora e seus filhos e filhas. É o campo da educação como via de formação de sujeitos e de efetivação de direitos.

( ) A ideia de o trabalho do assistente social se restringir aos fenômenos que recaiam sobre os discentes é uma armadilha, pois deve contemplar a comunidade escolar (professores, servidores, famílias, estudantes e a comunidade no entorno da escola).

( ) A inserção do profissional de Serviço Social no campo da Educação é uma demanda da categoria, no que se refere a garantir mais espaços de atuação profissional.

( ) É fundamental encarar a escola como espaço da rede de proteção social, entendendo a proteção social não para “aqueles que dela precisam", mas como meio de se ter uma nova forma de regulação dos modos de vida, discutindo a proteção social nas perspectivas dos trabalhadores.

( ) A missão do profissional de Serviço Social na educação, de forma alguma, substitui as ações do ponto de vista da relação ensino-aprendizagem. Este é o campo do saber do professor e de pedagogos que desenham uma organização do seu fazer profissional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

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Q791605

Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:

I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.

II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.

III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.

IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.

V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.

Anote a alternativa correta:

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Q747982

Tendo sido solicitado para atender uma família que apresentava dificuldades de acesso à rede pública de educação por se tratar de um adolescente que já havia cumprido medida socioeducativa, se fez necessária a elaboração de um estudo social. Esse procedimento implica em

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Q639921

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do assistente social nessa área deve possibilitar aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades. Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (2013), isso significa ter como referência uma concepção de educação entendida como:

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
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