Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 76 a 90 de 137 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 76 a 90
Questões por página:
Q489591

No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.

Na perspectiva do planejamento estratégico situacional, o momento explicativo é representado pelo desenho de ações ou projetos específicos e pela definição dos produtos e resultados esperados.

Carregando...
Q522338

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Sob a concepção que considera o aluno sujeito de sua

aprendizagem, planejar e avaliar são ações dinâmicas,

interativas, que ocorrem ao longo de todo o processo de ensino

e que exigem do profissional permanente investigação

e atualização didático-pedagógica.

Carregando...
Q489590

No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.

No planejamento estratégico situacional, recomenda-se a

análise das motivações dos atores envolvidos para a definição

da viabilidade política de determinado programa.

Carregando...
Q457023

A respeito do planejamento como processo técnico-político e das

dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos,

programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social,

julgue os itens subsequentes.

A relação custo-benefício se aplica às políticas sociais públicas com o mesmo rigor e intencionalidade que se aplica ao mercado, visto que o seu objetivo é atender o maior número de pessoas com a menor quantidade de recursos.

Carregando...
Q522337

Julgue os itens a seguir, a respeito dos elementos constitutivos do planejamento de ensino.

Em um plano de ensino, os métodos e as técnicas devem ser condizentes com os conteúdos a serem aprendidos.

Carregando...
Q600252

Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, a gerência da empresa optou pela aproximação com o consumidor final pela ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto.


Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa.


I. Criar novas variedades de empadinhas - novos recheios, linhas gourmets, pré-assadas, com ingredientes ecologicamente corretos - para atender consumidores que preferem produtos de melhor qualidade, desempenho ou com aspectos inovadores, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo diversificação.


II. Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.


III. Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.


IV. Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.


É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q600244

Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.


OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas de Informações Gerenciais: estratégias táticas operacionais. 14 ed. São Paulo: Atlas, 2011 (adaptado).


Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética.


Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.


Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. A implantação de um programa ERP (Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e rápidas,facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão.


PORQUE


II. O programa ERP proporcionará à empresa integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações de negócios.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Carregando...
Q600251

Uma rede de transporte admite diferentes formatações com a utilização de diversos modais. Essas formatações têm por objetivo a diminuição de custos, a otimização e o aumento da eficiência na distribuição. Um dos processos utilizados pelas empresas é o agrupamento de cargas de vários fornecedores ou de um fabricante, em um Centro de Distribuição (CDl, como apresenta o esquema a seguir. As cargas chegam consolidadas aos CDs, são descarregadas, desconsolidadas, reagrupadas, separadas por pedidos e carregadas em vários caminhões, que seguem para vários destinos. Esse procedimento elimina, em muitos casos, processos desnecessários de armazenagem e de movimentação de produtos.


Essa operação logística é conhecida como

Carregando...
Q600243

O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal trouxe uma lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil. Em comum entre as empresas vencedoras, está a decisão dos seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os momentos difíceis e a preparar as empresas para os desafios futuros.


Disponível em: http: www.valor.com.br. Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado).


A partir do texto, é possível definir inovação como

Carregando...
Q600242

Uma empresa vende assinaturas de transmissões online de eventos esportivos e culturais exclusivamente para smartphones. Em meio a diversas mudanças tecnológicas e de hábitos de consumo, como o advento da televisão pay per viewe o crescimento do mercado de smartphones e tablets, os executivos dessa empresa realizaram uma pesquisa de mercado que apontou que as pessoas não compram mais de uma mídia para um mesmo evento. Um diagnóstico estratégico, realizado por meio de uma análise SWOT, identificou as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades para a empresa nesse cenário.


Com base nessa situação hipotética, avalie o diagnóstico estratégico, realizado por meio de análise SWOT, descrito nas afirmações a seguir.


I. A televisão pay per view é uma concorrente da empresa e representa uma ameaça ao seu negócio.


II. A atuação da empresa com a venda de assinaturas de transmissões online para smartphones representa uma oportunidade para o seu negócio.


III. O crescimento do mercado de smartphones é um ponto forte para a empresa.


É correto o que se afirma em


Carregando...
Q600247

Uma empresa do setor de cosméticos estabeleceu como missão produzir itens com segurança e qualidade, garantindo a sustentabilidade dos negócios e a satisfação dos clientes, a partir dos conceitos de logística reversa. Como imagem institucional escolheu a ilustrada abaixo.


Para manterem coerência com a missão dessa empresa e com os conceitos de logística reversa que a fundamentam, os gerentes devem


Carregando...
Q600254

Quando uma empresa lança um produto novo no mercado em que atua, é esperado que suas concorrentes tentem copiá-lo. Os novos entrantes em um segmento trazem nova capacidade, desejo de ganhar participação de mercado e, em geral, recursos substanciais.

PORTER, M. How competitive forces shape strategy. HBR, 1979 (adaptado).

As ameaças de novos entrantes são mais intensas quando há

Carregando...
Q593089

O sistema de classificação é primordial para qualquer Departamento de Materiais, pois sem ele não poderia existir um controle eficiente dos estoques, armazenagem adequada e funcionamento correto do almoxarifado.
Quanto ao critério de estocagem e aplicação, é correto afirmar:

Carregando...
Q592966

Em gestão de estoque, quando o último item que entra é o que sai primeiro, pode-se afirmar que o critério de gestão adotado é:

Carregando...
Q203037

Considere, abaixo, as duas afirmações ligadas pelo conectivo explicativo “porque”:



O planejamento estratégico de Gestão de Pessoas é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de um determinado período de tempo



PORQUE



trata da definição, com antecipação, de qual a força de trabalho e os talentos humanos são necessários para a realização da ação organizacional futura.



Está correto afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 76) Errado
  • 77) Certo
  • 78) Certo
  • 79) Errado
  • 80) Certo
  • 81) E
  • 82) A
  • 83) A
  • 84) D
  • 85) A
  • 86) B
  • 87) C
  • 88) B
  • 89) C
  • 90) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282