Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 146 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q689330

De acordo com Baptista (2015), o planejamento de projetos e programas sociais decorre da necessidade de uma ação sistemática sobre um objeto de intervenção, a fim de responder a pressões ou estímulos mais complexos que aqueles decorrentes do imediato da prática.

A partir dessa concepção, o planejamento é uma decisão:

Carregando...
Q682896

No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.

A avaliação, como estratégia de conhecimento do contexto anterior à intervenção de um projeto, deve ser realizada ao longo de todo o processo de planejamento.

Carregando...
Q756115

Por meio da análise das competências e atribuições do assistente social, é possível constatar a relevância do planejamento no exercício profissional. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.

A avaliação de programas, planos e projetos pode ser realizada segundo a eficácia, a efetividade e a eficiência da ação. A avaliação da eficácia diz respeito ao estudo dos impactos ou dos efeitos da ação planejada sobre o objeto do planejamento.

Carregando...
Q756095

No planejamento de uma pesquisa, o pesquisador deve tomar várias decisões referentes à delimitação do tema que será objeto de estudo, à definição do problema da pesquisa, à metodologia a ser seguida, ao marco teórico a ser utilizado e aos procedimentos para a análise e interpretação dos dados. Sendo assim, julgue o próximo item quanto aos fundamentos, aos instrumentos e às técnicas de pesquisa social.

A conclusão é a última fase de uma pesquisa. Nessa fase, deve‐se explicitar os resultados finais, considerados como relevantes, suprimindo os problemas que permaneceram sem solução. A elaboração da conclusão da pesquisa deve estar vinculada prioritariamente ao objetivo geral da pesquisa e evidenciar os resultados que comprovam o alcance desse objetivo.

Carregando...
Q739557

A avaliação possibilita medir os resultados e rever procedimentos. Ela é um elemento básico

Carregando...
Q720087

O planejamento e o plano colaboram para atingir a eficiência desejada. Em seu livro: Planejamento: Como prática educativa, Danilo Gandin, cita modelos de plano. Analise as afirmativas e assinale a correta sobre o modelo de plano – marco referencial.

Carregando...
Q755267

Para que o trabalho pedagógico aconteça de modo fluido e integrado, envolvendo a todos os que dele participam, algumas providências são necessárias. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma dessas providências.

Carregando...
Q741211

Implementar um projeto, seja no espaço escolar ou organizacional, demanda alguns conhecimentos básicos sobre o que é um projeto e como aplica-lo. Sobre as características de um projeto, está correto afirmar que:

Carregando...
Q660341

O planejamento do ensino se consubstancia nos planos de aula ou ensino, que devem ser elaborados pelos docentes, levando em consideração o contexto da escola, o perfil dos alunos, as orientações curriculares emanadas pelos órgãos centrais e as possibilidades de recursos didáticos disponíveis. A ausência ou desconhecimento dessas variáveis pode comprometer os planos de aulas e, por via de consequência, o sucesso do processo ensino e aprendizagem. Um plano de aula NÃO pode deixar de conter

Carregando...
Q748440

"O planejamento, mais que predizer o futuro, se constitui em uma aposta, um cálculo que preside à ação, para criar o futuro desejado, a partir das possibilidades que vislumbramos, sem a garantia de que tenhamos o controle sobre esse futuro."

Considere:

I. definição das intencionalidades indicando o rumo a seguir.

II. definição dos pontos de chegada.

III. decisão sobre como e com o que caminhar, como superar ou contornar os obstáculos, as limitações.

IV. construção das orientações normativas.

V. são os passos a dar na caminhada.

No planejamento estratégico os termos: políticas, diretrizes, objetivos, metas e estratégias correspondem, correta e respectivamente, a

Carregando...
Q709322

Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?

Carregando...
Q746913

2018_12_13_5c123854c4f38.PNG

Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:

Carregando...
Q751549

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

A proposta geral das experiências de aprendizagem que são oferecidas pela Escola, incorporada em quase todos os componentes curriculares e que dá a espinha dorsal da escola, desde as séries iniciais até as finais, chama-se:

Carregando...
Q697844

Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:

I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.

II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.

III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.

Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):

Carregando...
Q611889

“Planejamento é o processo, contínuo e dinâmico, de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento" (VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2014).

A partir dessa concepção, é correto afirmar que o planejamento:

Carregando...
GABARITO:

  • 46) A
  • 47) Certo
  • 48) Errado
  • 49) Errado
  • 50) A
  • 51) B
  • 52) B
  • 53) E
  • 54) A
  • 55) A
  • 56) A
  • 57) B
  • 58) E
  • 59) A
  • 60) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889