O planejamento participativo não é novo no âmbito do serviço social, este vem sendo usado desde a década de 1950, quando foi incorporado à prática do Desenvolvimento de Comunidade. Contemporaneamente a participação no planejamento tem o escopo de compartilhar decisões, numa perspectiva de participação:
Em uma avaliação de projetos e programas, o recurso metodológico usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, é a(o):
A incorporação do material permanente ao patrimônio de uma organização é uma medida administrativa conhecida como:
Apresente a alternativa que apresenta a função correta do planejamento.
O trabalho em instituições implica em conhecer seus objetivos para, aos poucos, começar a desenvolver ações profissionais. Nas instituições marcadas pela burocracia e pela hierarquia, o cotidiano pode levar à regularidade e à economia das ações.
Assim, o cotidiano, possibilita a
No que se refere a planejamento e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o próximo item.
O planejamento estratégico garante a priorização dos interesses coletivos em relação aos institucionais, devido à participação horizontal de diferentes grupos de interesses em todas as suas fases.
Em consonância com o livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, a gênese da atividade de planejar se deu com o(a):
“O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas (KENSKI, 1995).” Sobre o Planejamento Escolar, é incorreto afirmar:
“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).
Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:
Um projeto, "refere-se a uma organização prévia de uma ação (...]" (Ribeiro, 2008, p.121). Dentre as diversas etapas de um projeto, há um momento em que é de fundamental importância para o sucesso do mesmo, identificar o que se pretende de forma tanto ampla, como específica. Esse momento refere-se a(ao):
O planejamento educacional tem como princípio o alinhamento entre a formação humana, a formação técnica, o conhecimento sociocultural e as perspectivas de mudanças necessárias ao desenvolvimento da sociedade.
Nesse sentido, é CORRETO afirmar que.
Francine é uma assistente social que orienta o seu trabalho pelo Projeto Ético-Político da profissão. Ao elaborar uma proposta de um programa social, ela inicialmente considerou as demandas existentes na instituição; determinou prioridades; e delimitou o âmbito de ação referente ao projeto.
Quando estabeleceu esses itens, Francine definiu:
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?
A partir das construções teóricas sobre o planejamento realizadas por Baptista, julgue o próximo item.
No processo de planejamento, ocorrem as etapas de reflexão, decisão, ação e retorno da reflexão. Na fase da reflexão, são realizadas a escolha de prioridade, a escolha de alternativas e a definição de objetivos e metas.
A partir das construções teóricas sobre o planejamento realizadas por Baptista, julgue o próximo item.
A fase de implementação caracteriza‐se por ser a etapa de buscar, formalizar e agregar recursos humanos, financeiros, físicos e institucionais que possibilitem a concretização do projeto.