Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 32 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Entre 10 a 15% das gestações apresentam hemorragias. As mais importantes situações hemorrágicas gestacionais da primeira metade da gestação são abortamento, gravidez ectópica, mola hidatiforme e descolamento corioamniótico. Conceitua-se como abortamento a interrupção da gravidez ocorrida antes da:

Carregando...

De acordo com os parâmetros de hipertensão arterial na gestação analise as afirmações:

I. Na hipertensão arterial na gestação observa-se níveis tensionais absolutos iguais ou maiores do que 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou maiores do que 90mmHg de pressão diastólica, mantidos em medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Este conceito é mais simples e preciso. A pressão diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff.
II. A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e proteinúria (> 300 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas;
III. A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que podem ser atribuídas a outras causas.
IV. As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
V. A hipertensão gestacional é caracterizada por hipertensão arterial sistêmica detectada antes da 12ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória" (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica" (quando persistir a hipertensão).

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...

A paciente Elisa compareceu à consulta de enfermagem de pré-natal e informou que a Data da Última Menstruação (DUM) foi 03/11/2017. Sendo assim, a Data Provável do Parto de Elisa será:

Carregando...

Sabe-se que a gravidez pode induzir hipertensão arterial em mulher previamente normotensa ou agravar uma hipertensão preexistente. O aparecimento de hipertensão e proteinúria, após 20 semanas de gestação, na ausência de convulsão, em gestante previamente normotensa denomina-se:

Carregando...

Não é uma manifestação clinica apresentada no caso de Mola hidatiforme:

Carregando...

Conforme o novo calendário vacinal de 2017, a dTpa, deve ser administrada em gestantes, a partir de quantas semanas de gestação:

Carregando...

Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.

A gestante deverá ser encaminhada ao serviço de urgência/emergência obstétrica ao apresentar quadro de amniorrexe e pressão arterial acima de 130 mmHg × 90 mmHg associado a edema acentuado dos membros inferiores.

Carregando...

Assinale a alternativa correta. Uma paciente se apresenta em segunda gestação em quatro anos, tendo realizado três doses de vacina an-titetânica anteriormente, para prevenção de tétano neonatal, a conduta deve ser:

Carregando...

Acerca da assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico, julgue o próximo item.

A gestante que apresentar comprovação de esquema vacinal completo da vacina dT deverá ser dispensada da imunização com a vacina dTpa.

Carregando...

Uma gestante com esquema da vacina dupla do tipo adulto – dT completo (3 doses ou mais) sendo a última dose há menos de cinco anos:

Carregando...

No que se refere ao controle médico dos trabalhadores menores, do sexo feminino, idosos e expostos a agentes físicos, químicos e biológicos, julgue o seguinte item.

Suponha-se que uma enfermeira tenha procurado o SESMT, solicitando remoção da radiologia para o setor de quimioterápicos antineoplásicos devido à gravidez recente. Nesse caso, o parecer dependerá do que dispõe o PCMSO.

Carregando...

Não representa uma alteração mamária característica na gravidez:

Carregando...

O prognóstico da gestação é influenciado pelo estado nutricional materno antes e durante a gravidez. São recomendações em relação à alimentação da gestante no período, EXCETO:

Carregando...

Durante a gravidez há risco de exposições a agentes biológicos através das doenças transmissíveis causando um potencial risco materno-fetal.

São doenças transmissíveis na gravidez, EXCETO:

Carregando...

As síndromes hipertensivas da gravidez ocorrem quando a pressão arterial (PA) atinge valores iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg. Incluem a pré-eclâmpsia, eclampsia e a síndrome HELLP. Considerando que o enfermeiro deve compreender cada uma dessas condições clínicas emergenciais, associe, corretamente, as duas colunas abaixo.

 

(1) Pré-eclâmpsia

(2) Eclampsia

(3) Síndrome HELLP

(4) Hipertensão arterial crônica

 

( ) Condição em que a PA se mantém elevada antes da gravidez, ou antes de 20 semanas de gestação, ou diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez e não se resolve até 12 semanas após o parto.

( ) Quando a gestante apresenta proteinúria >300mg/24h antes da 20ª semana de gestação ou há elevação abrupta da proteinúria, está instalado este quadro.

( ) Situação de agravamento caracterizada por hemólise, elevação de enzimas hepáticas e diminuição de plaquetas.

( ) Principal causa de morte materna e perinatal, manifestando-se inicialmente por cefaleia intensa, náuseas, vômitos, dor epigástrica, visão turva e agitação psicomotora, podendo evoluir para convulsões.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) Certo
  • 8) E
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) Errado
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282