Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 59 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766077

Uma onça-pintada (Panthera onca) de um zoológico apresenta convulsões, tremores, mioclonia, paraparesia, hiperreflexia e coma, além de manifestações clínicas respiratórias e gastrintestinais. Assinale a alternativa correta quanto à doença que acomete a espécie e apresenta esses sinais.

Carregando...
Q772423

Durante as investigações para identificação das causas do desabamento de uma edificação de três pavimentos, o Perito Criminal da Polícia Civil identificou, nos elementos que antes do desabamento compunham a superestrutura da edificação, algumas manifestações patológicas que podem estar relacionadas ao sinistro. Sobre essas manifestações patológicas, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q772422

Ao avaliar as condições de segurança em uma edificação, um Perito Criminal da Polícia Civil deve avaliar as patologias apresentadas nos diversos subsistemas da construção. Em relação às patologias que podem se manifestar no subsistema de alvenarias, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766607

Sobre os problemas e defeitos nas pinturas, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q768139

Foi solicitado ao engenheiro civil que realizasse uma vistoria em uma obra que apresenta algumas manifestações patológicas. Depois de concluída a vistoria, o profissional emitiu seu parecer técnico em que continha as imagens seguintes.

Podemos afirmar que as manifestações identificadas nas imagens são:

Carregando...
Q679485

Julgue o próximo item, relativos a patologia e recuperação de construções.

Por meio de ensaios não destrutivos do tipo ultrassom, é possível estimar a profundidade da carbonatação, patologia comum em estruturas metálicas.

Carregando...
Q695936

Com relação à reação álcali agregados (RAA), que pode gerar graves quadros de fissuras em estruturas de concreto armado, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:

( ) Quanto maior a temperatura, maior a velocidade de reação por RAA.

( ) A RAA se manifesta na presença de condições de umidade relativa do ar de 75%.

( ) A RAA não é influenciada pela granulometria das partículas dos agregados.

( ) A alcalinidade e a presença de álcalis no concreto não têm efeito determinante sobre a ocorrência de RAA.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q724075

Em breve período após a aplicação de um revestimento já é possível observar-se a formação dos seguintes fenômenos patológicos: empolas, vesículas, descolamento, fissuras mapeadas, fissuras geométricas e pulverulência.

O fenômeno patológico que pode ser associado à retração da argamassa, ao excesso de finos no traço ou ao excesso de desempenamento é o (a):

Carregando...
Q735488

A saúde de uma estrutura passa por um projeto bem fundamentado, uma execução esmerada e uma manutenção cuidadosa. Com relação às patologias das estruturas, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q745052

Os recalques excessivos são um dos principais motivos de ocorrência de patologias em edificações. Sobre o recalque por adensamento primário na camada de argila, considere os dados e o perfil de solo apresentados no quadro abaixo.

A partir dos dados fornecidos, conclui -se que o recalque por adensamento primário, na camada de argila, devido ao incremento de tensões verticais impostas pela edificação ilustrada, é:

Carregando...
Q679484

Julgue o próximo item, relativos a patologia e recuperação de construções.

As eflorescências, consideradas um dano por alterar a aparência do elemento onde se depositam, são muito comuns nas paredes de tijolos.

Carregando...
Q753547

Considerando somente as informações apresentadas, faça a relação de cada patologia com a sua possível causa: I - Retração da argamassa de revestimento. II - Recalque de fundações. III - Excesso de carga sobre as lajes. IV - Ausência de verga e contraverga. V - Adensamento da argamassa de assentamento dos tijolos. VI - Movimentação térmica. ( ) Ocorrência de fissuras do tipo ―mapeamento‖ no revestimento de uma parede. ( ) Presença de fissuras a 45 graus nos cantos de esquadrias. ( ) Trincas horizontais próximas ao teto. ( ) Desenvolvimento de fissuras entre a alvenaria e a estrutura.

Carregando...
Q679558

Um engenheiro foi designado pela administração pública para periciar problemas constatados em um prédio novo, dez meses após o recebimento definitivo de sua construção. As patologias apresentadas foram: fissuras diagonais nas paredes próximas a alguns pilares, típicas de recalque de fundação; e descolamento de revestimento de fachada.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Por se tratar de perícia, além de averiguar e esclarecer os fatos, o engenheiro deve apurar as causas que motivaram as patologias apresentadas.

Carregando...
Q696317

Os problemas patológicos causados por deficiências ou erros causados pela utilização incorreta de materiais de construção são uma falha que apresenta índices de incidência superior ao que se poderia supor.

Considerando alguns casos mais comuns, faça a vinculação dos itens da primeira coluna com os da segunda, numerando os parênteses.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q672398

O revestimento de argamassa deve apresentar textura uniforme, sem imperfeições, tais como: cavidades, fissuras, manchas e eflorescências, devendo ser prevista na especificação de projeto, a aceitação ou rejeição, conforme níveis de tolerâncias admitidas. A fissuração nos revestimentos é um fenômeno complexo, com origens diversas nas etapas de projeto e/ou de execução, na definição dos materiais constituintes e até mesmo na mistura dos materiais. No revestimento de argamassa,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) B
  • 13) Certo
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282