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Texto CB1A1-I

   O número inferior de mulheres criminosas e a desconsideração do feminino fizeram com que há muito a criminalidade feminina fosse incorporada aos estudos da criminalidade masculina, processo este que resultou em total desprezo pelas poucas pesquisas acerca das mulheres em situação de encarceramento. Essa realidade se deve principalmente ao fato de que a criminologia nasceu de um discurso proferido por
homens, para homens e sobre mulheres. Assim, produziu-se invariavelmente o que a criminologia crítica feminista denominou como dupla violência contra a mulher, pois, desde o seu surgimento, agrediu as mulheres e o sistema de relações de que ela fazia parte.
   O livro Mulheres na Prisão: um estudo qualititativo, escrito por três pesquisadoras, faz uma imersão corajosa nos submundos das prisões femininas e provoca nosso olhar para as mazelas da vida na prisão, em que o gênero é marcador central da realidade sombria a que estão submetidas as mulheres presas. No entanto, não se limita a estas experiências e transborda os muros do cárcere. Mais que um texto voltado a dar visibilidade às questões referentes ao aprisionamento feminino, as autoras constroem um estudo que apresenta experiências concretas e
apontam saídas a partir de propostas de políticas públicas que garantam a atenção aos direitos humanos ou que apontem possibilidades reais de projetos de vida fora da prisão.

Naiara C. Silva. Mulheres na prisão: uma imersão aos submundos do
encarceramento feminino. In: Pretextos - Revista da Graduação em
Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. (com adaptações).

Considerando o texto CB1A1-I e a redação oficial, nos termos do Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item a seguir.

O primeiro parágrafo do texto poderia ser corretamente utilizado como introdução de ofício cujo conteúdo fosse a apresentação de bibliografia sobre o encarceramento feminino.

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Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue:

No padrão ofício, o cabeçalho deve estar centralizado na área determinada pela formatação e constar em todas as páginas do documento.

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Considerando o Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item  

No padrão ofício, a numeração das páginas é obrigatória desde a primeira página da comunicação.

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_____________ é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente por um Ministro de Estado ou por um Ministério.

O preenchimento CORRETO do espaço está na alternativa.

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Leia as proposições sobre o Padrão Ofício e responda o que se pede.

  1. No Padrão Ofício o cabeçalho é utilizado em todas as páginas do documento.
  2. O Manual de Redação da Presidência da República não recomenda estrutura padrão para o Padrão Ofício.
  3. A numeração das páginas é obrigatória apenas a partir da segunda página.
  4. Excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais comunicações oficiais devem informar o
    signatário seguindo um padrão.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

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O tipo de documento oficial que narra ou descreve de forma ordenada, com maior ou menor precisão, aquilo que foi discutido, apresentado, visto ou ouvido é

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Segundo o Manual de Redação Oficial 2018, o fecho da comunicação deve ser formatado da seguinte maneira:

I – alinhamento: alinhado à margem esquerda da página;
II – recuo de parágrafo: 2,5 cm de distância da margem esquerda;
III – espaçamento entre linhas: simples;
IV – espaçamento entre parágrafos: de 3 pontos após cada parágrafo;

Marque a alternativa correta:

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O Aviso, o Ofício e o Memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

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Em relação à diagramação, os expedientes utilizados no padrão ofício que se diferenciam pela finalidade do que pela forma são:

I. Aviso, memorando e declaração.

II. Ofício, aviso e memorando.

III. Declaração, aviso e circular.

IV. Ofício, memorando e relatório.

V. Memorando, aviso e declaração.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.

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O Ofício, o Aviso e o Memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

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“É um instrumento de correspondência entre empresas. A característica que o diferencia de uma carta é que, para a utilização dele, sempre haverá um órgão público em uma das pontas do processo de comunicação" (Portela, 2013). A qual documento se refere a citação?

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A elaboração de documentos administrativos requer não apenas o cuidado com a linguagem, mas o conhecimento do contexto em questão. Alguns documentos devem seguir as normas e atos que norteiam o Serviço Público, pois tratam-se de unidades de registro de informação, produzidos no decurso das atividades administrativas de Instituições. Relacione os tipos de documentos com a respectiva forma e estrutura.

Tipos de documentos
1 Atestado
2 Edital
3 Ofício
4 Ordem de Serviço
5 Portaria

Características
( ) Comunicação que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial. É o tipo mais comum de correspondência oficial.
( ) Ato interno por meio do qual se determinam instruções a respeito de procedimentos estabelecidos em Norma de Serviço e Resolução.
( ) Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa ou função que exerce declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração.
( ) Ato administrativo que define competências, estabelece normas e procedimentos e disciplina matéria não regulada em lei. Define situações funcionais e aplica medidas de ordem disciplinar.
( ) Instrumento de comunicação utilizado para fins de abertura de concorrência e de concurso público, provimento de cargo público, convocação de servidor, licitações e divulgação de atos deliberativos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é:

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"Aos 24 dias do mês de julho de 2019, às 20:00, em segunda e última chamada, reuniram-se na sala de reuniões da Escola X, os servidores A, B, C, D e H, para deliberarem sobre assuntos constantes no Edital de Convocação, os quais, de comum acordo, decidiram que (...)”.
 
O pequeno trecho acima transcrito de um documento representa modelo de:

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A atividade da Secretaria escolar envolve a preparação, redação e expedição de correspondências administrativas, tais como: ofícios, requerimentos, circulares, relatórios e outros. Ao redigir um ofício o secretário deverá observar que:

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Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

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GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
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