Por meio da Lei n.º 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.
O Plano Nacional de Educação, ao deixar de ser uma disposição transitória na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se tornar uma exigência constitucional, com periodicidade decenal, significa
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em seu documento orientador aponta para a importância da formação dos professores-alfabetizadores adquirir autonomia por meio:
São diretrizes do Plano Nacional de Educação, EXCETO:
Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:
I. Os fundamentos da educação e da instrução.
II. Os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.
III. Os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.
IV. A avaliação.
Em relação às afirmativas acima, estão corretas:
A atividade artística, concebida como dialética permanente entre a pesquisa e a criação, a formação e a realização, o invisível e o visível fundamenta a própria essência de uma ação artística. Uma ação artística oferece a grande quantidade de pessoas a possibilidade de uma atividade artística pessoal autêntica: às crianças das escolas, às pessoas envolvidas com práticas de amador, e, naturalmente, aos artistas profissionais. O OE precisa colaborar com outros profissionais da educação para oferecer a todos os alunos:
O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação para atualizar Programa Mais Educação (Decreto nº 7.083/2010). Este tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola. Nesse sentido o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.
O Programa tem por finalidade contribuir para a
I. alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crian-ças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.
II. redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.
III. melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais – 3º e o 9º ano do ensi-no fundamental regular.
IV. ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Ao considerar a proposta do Programa Mais Educação, está CORRETA a alternativa:
São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nas escolas regulares. Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atendimento educacional especializado. ( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. ( ) Participação da família e da comunidade. ( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comuni-cação e informação. ( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com base no documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, os direitos humanos e a educação em direitos humanos consagraram-se como tema global, reforçado a partir de qual Conferência?
A valorização do professor da Educação Básica passa pela oferta e promoção de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Também pela efetivação da existência de planos de carreira para os (as) profissionais da Educação Básica, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal. Essas questões dizem respeito a quais metas do PNE:
Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:
De acordo com LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:
A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato Souza em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.
Sobre a Língua Estrangeira (LE) na LDB, é verdadeiro o que afirma a letra:
Sacks destaca que L'Épée foi, provavelmente, o primeiro ouvinte a aprender os sinais, sendo ele quem desenvolveu o método para ensinar os surdos a ler associando os sinais a:
Em linhas gerais, os Parâmetros Curriculares Nacionais se caracterizam por:
I. Manter a visão de conteúdo nos conceitos, reconhecendo que procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos são relevantes.
II. Apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplem o uso das tecnologias da comunicação e da informação, para que todos, alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las e/ou delas usufruir.
III. Mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento aprendido gere maior compreensão, integração e inserção no mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade — cidadãos — desde o primeiro dia de sua escolaridade.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, indique qual das alternativas acima está errada: