Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 250 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q716922

Por meio da Lei n.º 9.795/1999, foi instituída a Política Nacional de Educação Ambiental, que previu o desenvolvimento de ações na educação escolar em todos os níveis da educação formal. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta uma prática educativa integrada, contínua e permanente no nível da educação básica.

Carregando...
Q702983
Provas: CEPS-UFPA - 2018 - UFPA - Pedagogo
Disciplina: Pedagogia - Assuntos: PNE

O Plano Nacional de Educação, ao deixar de ser uma disposição transitória na Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se tornar uma exigência constitucional, com periodicidade decenal, significa

Carregando...
Q734816

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC em seu documento orientador aponta para a importância da formação dos professores-alfabetizadores adquirir autonomia por meio:

Carregando...
Q704566

São diretrizes do Plano Nacional de Educação, EXCETO:

Carregando...
Q687806

Conforme Libâneo (1994), são componentes fundamentais do ensino:

I. Os fundamentos da educação e da instrução.

II. Os conteúdos, o ensino, a aprendizagem.

III. Os métodos, as formas e os meios de organização das condições da situação didática.

IV. A avaliação.

Em relação às afirmativas acima, estão corretas:

Carregando...
Q713524

A atividade artística, concebida como dialética permanente entre a pesquisa e a criação, a formação e a realização, o invisível e o visível fundamenta a própria essência de uma ação artística. Uma ação artística oferece a grande quantidade de pessoas a possibilidade de uma atividade artística pessoal autêntica: às crianças das escolas, às pessoas envolvidas com práticas de amador, e, naturalmente, aos artistas profissionais. O OE precisa colaborar com outros profissionais da educação para oferecer a todos os alunos:

Carregando...
Q730989

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 17/2017, é uma estratégia do Ministério da Educação para atualizar Programa Mais Educação (Decreto nº 7.083/2010). Este tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola. Nesse sentido o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.

O Programa tem por finalidade contribuir para a

I. alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crian-ças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico.

II. redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar.

III. melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais – 3º e o 9º ano do ensi-no fundamental regular.

IV. ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

Ao considerar a proposta do Programa Mais Educação, está CORRETA a alternativa:

Carregando...
Q732911

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nas escolas regulares. Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atendimento educacional especializado. ( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. ( ) Participação da família e da comunidade. ( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comuni-cação e informação. ( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Carregando...
Q663635

Com base no documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, os direitos humanos e a educação em direitos humanos consagraram-se como tema global, reforçado a partir de qual Conferência?

Carregando...
Q664075

A valorização do professor da Educação Básica passa pela oferta e promoção de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Também pela efetivação da existência de planos de carreira para os (as) profissionais da Educação Básica, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal. Essas questões dizem respeito a quais metas do PNE:

Carregando...
Q648459

Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo:

Carregando...
Q648245

De acordo com LDBEN, consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:

Carregando...
Q658268

A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo ministro da educação Paulo Renato Souza em 20 de dezembro de 1996. Baseada no princípio do direito universal à educação para todos, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como a inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica.

Sobre a Língua Estrangeira (LE) na LDB, é verdadeiro o que afirma a letra:

Carregando...
Q648341

Sacks destaca que L'Épée foi, provavelmente, o primeiro ouvinte a aprender os sinais, sendo ele quem desenvolveu o método para ensinar os surdos a ler associando os sinais a:

Carregando...
Q660559

Em linhas gerais, os Parâmetros Curriculares Nacionais se caracterizam por:

I. Manter a visão de conteúdo nos conceitos, reconhecendo que procedimentos, atitudes e valores como conhecimentos são relevantes.

II. Apontar a necessidade do desenvolvimento de trabalhos que contemplem o uso das tecnologias da comunicação e da informação, para que todos, alunos e professores, possam delas se apropriar e participar, bem como criticá-las e/ou delas usufruir.

III. Mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento aprendido gere maior compreensão, integração e inserção no mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade — cidadãos — desde o primeiro dia de sua escolaridade.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, indique qual das alternativas acima está errada:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282