Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Lei nº 4.320/1964 estatui normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. De acordo com essa Lei, analise as seguintes assertivas:

I. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política
econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade
universalidade e anualidade.
II. A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas
Futuras.
III. As Despesas Correntes classificam-se em Despesas de Custeio e Transferências Correntes.

Quais estão INCORRETAS?

Carregando...

A respeito dos Créditos Orçamentários, de acordo com a Secretaria do Tesouro
Nacional, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

  1. A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional.
  2. Por crédito orçamentário adicional entende-se aquele aprovado pela Lei Orçamentária Anual, constante dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais não dependentes.
  3. O orçamento anual pode ser alterado por meio de créditos iniciais. Por créditos iniciais entendem-se as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei Orçamentária.

Carregando...

No que tange às Transferências Correntes:

(__) - As dotações destinadas a cobrir a diferença entre os preços de mercado e os preços de revenda, pelo Governo, de gêneros alimentícios ou outros materiais, são consideradas Subvenções Econômicas;

(__) - As dotações destinadas ao pagamento de bonificações a produtores de determinados gêneros ou materiais não podem ser consideradas Subvenções Sociais.

(__) - Somente à instituição cujas condições de funcionamento forem julgadas satisfatórias pelos órgãos oficiais de fiscalização serão concedidas subvenções.

(__) - O valor das subvenções, sempre que possível, será calculado com base em unidades de serviços efetivamente prestados ou postos à disposição dos interessados obedecidos os padrões mínimos de eficiência previamente fixados.

(__) - A Lei de Orçamento consignará ajuda financeira, a qualquer título, a empresa de fins lucrativos.

Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a alternativa quem contém a sequência correta é:

Carregando...

No que tange às etapas do da Execução Orçamentária, é correto afirmar:

Carregando...

Partindo-se de um balanço patrimonial inicial conhecido e do orçamento de um período, para a apuração do saldo final de caixa projetado para cada mês do período orçamentado, pode ser utilizada uma metodologia de apuração por diferença, que segue alguns passos. NÃO faz parte dessa metodologia:

Carregando...

Relativos à gestão financeira das empresas, Julgue o item  

O orçamento de capital deve determinar a forma de utilização dos ativos imobilizados da empresa

Carregando...

Relativos à gestão financeira das empresas, Julgue o item  

Nas operações de crédito com o sistema de prestações constantes, os juros e os valores da amortização da dívida são variáveis

Carregando...

A etapa de montagem de um orçamento pode ser dividida em etapa operacional e etapa financeira. É INCORRETO afirmar que 

Carregando...

O processo de revisão orçamentária 

Carregando...

Segundo Padoveze (2015), não existe uma única maneira de estruturar o orçamento de uma empresa, e consequentemente fazer o processo de avaliação e controle desse orçamento. Dentre as ferramentas para a elaboração do Planejamento Orçamentário de uma empresa, existe o chamado Orçamento de Base Zero (OBZ). A esse respeito, o

Carregando...

Controle orçamentário é um sistema de planejamento econômico-financeiro das operações de uma empresa, e de fiscalização da execução do programa preestabelecido. Existem diferentes tipos de orçamentos. Acerca desses tipos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1) Orçamento Estático

2) Orçamento Flexível

3) Orçamento Rolling ou Contínuo

4) Orçamento Beyond Budgeting

5) Orçamento Ajustado

6) Orçamento Base Zero

7) Controle Matricial

 

( ) Analisar, naquele período em que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado, e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro.

( ) O objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis.

( ) Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades.

( ) O orçamento é analisado através de linhas e colunas, para assim a empresa estar mais preparada para o mercado competitivo.

( ) Seu objetivo é examinar o custo-benefício ou a análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias. Sendo assim, leva mais tempo para sua elaboração e, em contrapartida, conduz a um resultado acertado.

( ) Objetiva criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculada com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, o que requer liderança e visão.

( ) É focado nos resultados de um único plano, uma única atividade. Uma vez que ele é elaborado, não muda; fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

Acerca dos temas fundamentais da contabilidade, julgue o item  

A compra de um veículo à vista altera a situação líquida patrimonial da entidade compradora

Carregando...

Ultimamente a Secretaria do Tesouro Nacional divulgou um estudo apresentando que 14 Estados ultrapassaram o limite para gastos com pessoal, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Esse limite é de:

Carregando...

Para efeito da Lei de Responsabilidade Fiscal, considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a:

Carregando...

Quanto à gestão financeira de empresas, julgue o item a seguir.

O orçamento de caixa, feito com projeções das entradas e das saídas de recursos monetários da empresa, permite a identificação de momentos de sobras e de necessidades de recursos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) Errado
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282