Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 274 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760137

O dono de uma empresa avalia a possibilidade de abrir uma nova filial para ampliar a respectiva área de atuação na cidade. O investimento inicial para a abertura dessa filial é de R$ 420 mil. A tabela apresentada representa o fluxo líquido previsto para os próximos cinco anos. Sabe-se que a taxa mínima de atratividade é de 10%.

Nesse caso, é correto afirmar que o valor presente líquido (VPL) está entre

Carregando...
Q760127

A tabela apresentada indica a composição de insumos por m² de alvenaria estrutural para determinada obra.

Considerando-se 20% de perdas e admitindo-se a utilização de sacos de cimento de 50 kg, quantos sacos de cimento serão necessários para executar 50 m² de alvenaria estrutural?

Carregando...
Q737074

Julgue o item seguinte, a respeito das fichas de composição de custos unitários.

O preço FOB (free on board) inclui as despesas de carga, transporte e seguro do insumo.

Carregando...
Q643466

Em razão de chuvas excepcionais que ocorreram durante a execução de uma obra pública pela construtora à qual foi adjudicado o respectivo contrato, as quais impactaram diretamente os serviços previstos para o período, a administração pública aceitou a justificativa de atraso apresentada pela contratada; porém, negou a esta o pedido de acréscimo remuneratório, alegando que tal negativa contribuiria para minimizar o prejuízo causado à administração pelo atraso da obra.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Em casos semelhantes, todos os aumentos dos custos relativos à obra são de responsabilidade exclusiva da contratada, razão por que foi lícita a recusa da administração pública relativamente ao pedido de acréscimo remuneratório com fundamento na preservação do interesse público.

Carregando...
Q643404

Em auditoria interna para averiguar possíveis irregularidades na elaboração do orçamento para licitação de uma obra pública em determinado órgão público, foi observado, entre outros assuntos, que algumas fichas de composição de custos unitários de serviço apresentavam encargos sociais que incidiam sobre a mão de obra horista e outras, sobre a mão de obra mensalista. A partir dos documentos levantados, os auditores elaboraram a seguinte tabela de encargos sociais.

2018_02_05_5a785bae2bca4.png

Com base nas informações da tabela precedente e considerando os aspectos técnicos da elaboração de orçamento de obras públicas, julgue os seguintes itens

O valor total dos encargos sociais básicos deveria ser diferente entre trabalhadores horistas e mensalistas.

Carregando...
Q675553

Com base na estrutura de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), os riscos estão inseridos na parcela de

Carregando...
Q663988

Segundo a Lei Federal 10257/2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências, serão utilizados os instrumentos, dentre outros, para os fins da referida Lei, os apresentados nas alternativas seguintes, EXCETO:

Carregando...
Q753556

Na elaboração do orçamento detalhado de uma obra, NÃO é necessário:

Carregando...
Q733262

O BDI é uma taxa acrescida aos custos diretos de uma obra com a finalidade de contemplar os custos indiretos associados à execução dos trabalhos. Esta taxa depende de variáveis como o tipo, o prazo e o local da obra e considera

Carregando...
Q726755

Considere o cronograma abaixo de uma obra composta de seis serviços, prevista para a duração de quatro meses.

2018_08_02_5b630c9c9a672.PNG

Como no primeiro mês somente os serviços A e B foram concluídos, enquanto que os serviços C e D foram parcialmente realizados, o pagamento da primeira medição representará o percentual total do custo da obra de

Carregando...
Q743797

Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O engenheiro agiu de forma cuidadosa em suas solicitações, pois, na cotação de preços de insumos para compor o preço de serviços a serem executados, a quantidade a ser adquirida e a forma de fornecimento são condições que afetam o valor final da obra.

Carregando...
Q740109

Para executar um serviço de assentamento de telhas cerâmicas francesas são utilizados pedreiro e serventes, trabalhando 8 horas por dia, com índices de uso horário, respectivamente, de 0,8 h/m2 e 1,6 h/m2.

Uma vez que serão utilizados 4 pedreiros e 8 serventes, a duração do trabalho para executar 400 m2 é de

Carregando...
Q713389

Uma obra, com valor total de R$ 120.000,00, foi planejada para ser executada em quatro meses, conforme cronograma físico-financeiro apresentado a seguir, com a discriminação dos percentuais de execução das atividades previstos para cada mês.

2018_07_17_5b4e29b0f00f8.png

Sabe-se também que a representação financeira de cada atividade em relação ao total da obra é: A: 20%; B: 30%; C: 40% e D: 10%.

Dessa forma, o custo para a realização da atividade A no mês 02 será de

Carregando...
Q715861

2018_07_20_5b51ece1796cd.PNG

A tabela precedente apresenta uma composição do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) para o serviço de assentamento de guia (meio-fio) em trecho curvo, confeccionada em concreto pré-fabricado, sem os respectivos custos. A única diferença entre a composição desse serviço e o do assentamento de guia (meio-fio) em trecho reto são os coeficientes de pedreiro e servente, que passam a ser de 0,3320 cada.

Tendo como referência as informações apresentadas, julgue o item que se segue.

Para ajustar corretamente a composição do assentamento de guia em trecho reto, os seus coeficientes de argamassa e areia também deveriam ser reduzidos, proporcionalmente à redução de pedreiro e servente.

Carregando...
Q715842

Acerca de orçamento, composição de custos, BDI e encargos sociais, julgue o item seguinte.

O percentual de ISS que deverá compor o BDI tem de ser definido de acordo com a legislação municipal do local onde ficará a sede da empresa construtora, independentemente da cidade onde será prestado o serviço.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 5) Errado
  • 9) D
  • 13) C
  • 2) D
  • 6) D
  • 10) E
  • 14) Errado
  • 3) Errado
  • 7) E
  • 11) Certo
  • 15) Errado
  • 4) Errado
  • 8) C
  • 12) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889