Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q782627

Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é correto associá-lo com

I. a neutralidade.
II. a transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas.
III. o foco na interpretação do ator social.
IV. a crença no método científico.

 Assinale 

Carregando...
Q782626

Sobre o surgimento da Sociologia como ciência, podemos afirmar o seguinte: 

Carregando...
Q737202

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

O sistema agrícola do Alto Rio Negro utiliza-se de conhecimento tradicional para a geração de uma enorme variedade de mandiocas.

Carregando...
Q729723

“Por isso, algumas das características do positivismo são o 'cientificismo' ou o 'culto à ciência' e a grande valorização da tecnologia. Esta última é considerada o braço material da ciência e permite realizar as ações necessárias para que o conhecimento se torne efetivo. Para Comte, a industrialização era vista como a forma superior de elaboração do trabalho e cumpria finalidades que extrapolam o domínio da economia. Ou seja, pela tecnologia e pela industrialização, a humanidade poderia satisfazer as suas necessidades crescentes, superar as desigualdades, acabar com a pobreza e reduzir o esforço do trabalho".

(MAYOR, Federico. Ciência e Poder. São Paulo: Unesco/Papirus. 1998, p.55).

Inspirando-se na Física e na Matemática dos séculos XVII e XVIII, Comte acreditava que a estrutura social

Carregando...
Q705317

Assinale a alternativa que expressa a concepção da sociologia no século XIX em relação às ciências naturais.

Carregando...
Q729722

A industrialização produziu uma série de modificações que atingiram principalmente a esfera econômica da sociedade, favorecendo a consolidação do capitalismo industrial. As máquinas passaram a substituir a força de trabalho humana, gerando, por exemplo, um aumento de produtividade. Contudo, as vantagens trazidas pelas máquinas vieram acompanhadas de uma série de novos problemas sociais, como êxodo rural, miséria, exploração da mão de obra operária, concentração de renda e desigualdade social. Sobre a relação entre essas mudanças promovidas pela industrialização e o surgimento da Sociologia, é correto afirmar que

Carregando...
Q705321

O contexto do surgimento da sociologia no século XIX envolveu diversos fatores, dentre os quais destaca-se

Carregando...
Q705319

Assinale o fator que compõe o quadro em que se desenvolveu a sociologia na Europa do século XIX.

Carregando...
Q737171

Julgue o item seguinte, no que se refere ao mito e suas relações com a história.

Embora muitos mitos elaborem explicações sobre a origem do universo, sobre a origem de determinado grupo social e sobre fenômenos históricos relevantes (como os contatos interétnicos), eles não podem ser tomados como fontes para o conhecimento historiográfico, por se distanciarem da realidade empírica.

Carregando...
Q747416

Atente para o seguinte excerto: “A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga quanto a própria humanidade, mas a Sociologia, como um campo delimitado do saber científico, só emerge em meados do século 19 na Europa. Para melhor entender esse processo, é mister referir-se ao quadro das mudanças econômicas, políticas e sociais ocorridas principalmente a partir do século 16 e às correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces da modernidade europeia - o racionalismo, o empirismo e o iluminismo".

No que diz respeito a acontecimentos que foram importantes para o surgimento da Sociologia, considere os seguintes itens:

I. Advento do capitalismo como modo de produção predominante na Europa ocidental e emergência de valores de uma sociedade burguesa.

II. Industrialização e mudanças estruturais no mundo do trabalho, com urbanização acelerada de grandes centros comerciais.

III. Reforma protestante e processo de secularização que proporcionou o surgimento de racionalidade fundamentada nas ações de indivíduos.

IV. Menor complexidade do processo de divisão social do trabalho em virtude do caráter estamental das economias capitalistas.

Corresponde a acontecimento importante para o surgimento da Sociologia somente o que consta em

Carregando...
Q705318

O clima intelectual do século XIX tentava estabelecer as possibilidades e os limites da ciência no desenvolvimento do processo histórico. A este respeito, é correto afirmar que

Carregando...
Q312766

Os fundadores da Sociologia, entre eles Augusto Comte, analisam em seus trabalhos mudanças sociais profundas que marcaram a Europa dos séculos XVIII e XIX. Para Comte, o momento por ele analisado era de derrocada da sociedade teológica e militar e sua substituição pela sociedade:

Carregando...
Q569929

Os homens, ao longo dos tempos, foram deixando como padronização das suas ações as formas instintivas de vida e passaram a viver em coletividade. As relações sociais surgiram como necessidade da própria sobrevivência humana, especialmente em um período como a era primitiva, em que a vivência em grupo facilitava as relações com a natureza. Dessa forma, com o aumento da produtividade e o surgimento das formas de vida sedentária, os homens passaram a construir as suas relações sociais, vivendo em coletividade e formando grupos sociais, tendo a família como início desse convívio com o outro a partir de regras, normas, valores. As mudanças nas condições histórico-sociais produziram uma diversificação desses grupos sociais. A importância desses grupos sociais para a vivência humana é visível, pois se transformaram em objetos de estudo da sociologia, sendo explicado, resumidamente, como uma reunião de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras e capazes de uma ação conjunta. Sobre essa questão, podemos afirmar corretamente que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) Certo
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) Errado
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282