Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 6 de 6 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 6
Questões por página:
Q687590

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2002) e observando a norma padrão da Língua Portuguesa, todo servidor deve saber que:

Carregando...
Q690364

De acordo com a Redação Oficial, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes, exceto:

Carregando...
Q676324

Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.

I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016."

II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.

III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.

IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.

V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q751695

Com base em Kaspary (2007), analise as seguintes assertivas relacionadas às normas e recomendações da digitação qualitativa: I. Em atos normativos, as datas devem ser escritas por extenso, sem que o algarismo indicativo do dia seja precedido de zero. Exemplo: 8 de abril de 2018. II. Em atos normativos, quando for o primeiro dia do mês, deve ser indicado pelo algarismo 1 seguido do símbolo de número ordinal. Exemplo: 1º de maio de 2018. III. Em não se tratando de atos normativos pode-se empregar também a forma cardinal. Nos casos em que se queira ou deva resguardar a data contra possíveis alterações fraudulentas, é conveniente antepor um zero ao número indicativo do dia: Exemplo: 09 de maio de 2018. Quais estão corretas?

Carregando...
Q527567

Considerando os aspectos gerais da redação oficial, analise as afirmativas a seguir.

I.Pode-se dizer que a redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.


II.A redação oficial deve caracterizar-se, entre outras, pela impessoalidade, clareza, concisão, informalidade e uniformidade.


III.Nas comunicações oficiais, deve-se utilizar sempre a linguagem técnica, pois facilita o entendimento por parte de outros órgãos da administração.


IV.Os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua, pois ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais e permite, portanto, uma compreensão mais ampla por parte dos cidadãos.


V.A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora.



Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
Q553485

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (Brasília,2002) quanto à forma de diagramação dos documentos padrão Ofício, assinale a opção incorreta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282