Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 333 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q733755

Uma empresa de saneamento básico solicitou ao SESMT que apresentasse o planejamento do treinamento obrigatório para os membros da CIPA de um de seus estabelecimentos que, em função do enquadramento no Quadro I da NR-5, seria estabelecido pela primeira vez. O técnico de segurança do trabalho assumiu a responsabilidade pela programação desse treinamento, que deverá ser realizado

Carregando...
Q740147

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA – tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Assinale a opção que mostra como ela é composta.

Carregando...
Q688529

Existem materiais utilizados em instalações de saúde que podem oferecer risco biológico, sendo classificados conforme o seu potencial de infectividade. São considerados semicríticos os materiais que entram em contato com a(os)

Carregando...
Q688788

Em um setor de processamento bancário, uma análise ergonômica do trabalho revelou a seguinte não conformidade com os dispositivos da NR-17:

Carregando...
Q688808

A Norma Regulamentadora NR-16 - Atividades e Operações Perigosas - estabelece as condições técnicas ensejadoras do adicional de periculosidade.

Para efeito dessa NR, considera-se líquido combustível todo aquele que possui Ponto de Fulgor:

Carregando...
Q689356

Uma refinaria de Petróleo possui 4.000 empregados. No período de 12 meses ocorreram 20 acidentes de trabalho, sendo 5 com lesão com afastamento e 15 com lesão sem afastamento. Se a média de horas-homem de exposição ao risco de cada empregado no mês foi de 220, a taxa de frequência de acidentes de trabalho no período foi de

Carregando...
Q691267

A Norma Regulamentadora nº 7 prevê a realização obrigatória de cinco exames: admissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e demissional.

Existem regras que definem a necessidade de realização de cada um deles, dentre as quais a que estabelece que o exame

Carregando...
Q715896

Um incêndio ocorreu em uma fábrica têxtil de determinado município. O corpo de bombeiros, que foi acionado para combater as chamas no local, informou que o fogo atingiu um grande galpão, tendo destruído grande quantidade de malhas estocadas em um depósito e de produtos químicos que estavam estocados em um segundo depósito. Nesse evento, foram necessários 80 mil litros de água e três caminhões para conter as chamas e fazer o rescaldo do local.

Acerca dessa situação hipotética e de aspectos diversos relacionados ao combate a incêndios, julgue o próximo item.

Na situação considerada, o mais indicado seria que os bombeiros tivessem adotado o método do abafamento para combater o incêndio nas malhas.

Carregando...
Q715904

O técnico de segurança do trabalho de um hospital fazia uma inspeção relacionada aos procedimentos de segurança e higiene ocupacional no ambiente de coleta e distribuição de resíduos hospitalares e, em determinado momento, ele percebeu que um empregado que manuseava sacolas de lixo sem usar luvas recomendadas pela equipe de segurança acabara de sofrer, em uma das mãos, uma perfuração por agulha suja de sangue. Em outro momento, esse técnico encontrou seringas e agulhas sujas de sangue acondicionadas inadequadamente, com riscos de perfuração para os trabalhadores da limpeza.

Com referência a essa situação hipotética e a aspectos a ela correlacionados, julgue o item seguinte.

A referida inspeção realizada pelo técnico é classificada como inspeção parcial.

Carregando...
Q733482

O engenheiro de segurança do trabalho de uma empresa com 23 empregados, cuja atividade principal é de grau de risco 3 (conforme NR-4), instruiu o empregador que, de acordo com as disposições da NR-7, a empresa está desobrigada a indicar médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Não há qualquer negociação coletiva assistida por profissional do órgão regional competente em segurança e saúde no trabalho envolvendo essa empresa. O engenheiro de segurança do trabalho está

Carregando...
Q733487

João está transportando 225 litros de inflamáveis líquidos em um veículo que contém 20 litros de combustível em seu tanque para consumo próprio. Nessas condições, João trabalha em uma operação de transporte em condição de

Carregando...
Q733759

Carlos transporta inflamáveis líquidos em um caminhão com um tanque de carga que comporta 185 litros. Ao sair da empresa, o caminhão está sempre com o tanque de carga completo. Além dessa carga, o tanque de consumo do veículo comporta 60 litros e sempre sai da empresa também completo, totalizando uma carga de líquido inflamável de 245 litros. Nessas condições, considerando que o salário de Carlos, sem acréscimos e gratificações, é de 2 salários mínimos da região, de acordo com a NR-16, Carlos

Carregando...
Q739310

Leia o trecho a seguir.

Entre as exigências da NR 10 é importante destacar a obrigatoriedade de que todos os profissionais envolvidos com atividades elétricas realizem um treinamento de _____, com conteúdo programático que aborda as principais características do trabalho com eletricidade. Além disso, estes profissionais precisam participar de novos treinamentos periodicamente, no mínimo a cada ______, com o objetivo de mantê-los conscientes e atualizados em relação à NR 10.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente o trecho acima.

Carregando...
Q740160

A respeito das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora 24, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q757773

Considerando o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), julgue o próximo item, relativo à higiene do trabalho.

A avaliação da exposição ocupacional à vibração em mãos e braços é feita utilizando-se sistemas de medição que permitam a obtenção da aceleração resultante de exposição normalizada, parâmetro representativo da exposição diária do trabalhador, ao passo que a avaliação da exposição ocupacional à vibração de corpo inteiro deve considerar o valor da dose de vibração resultante. A respeito da associação de agentes químicos contaminantes liberados no ambiente e seus efeitos no ser humano, julgue os itens subsecutivos.

Carregando...
GABARITO:

  • 46) B
  • 50) B
  • 54) Certo
  • 58) C
  • 47) C
  • 51) C
  • 55) C
  • 59) E
  • 48) A
  • 52) A
  • 56) B
  • 60) Certo
  • 49) A
  • 53) Errado
  • 57) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889