Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766818

Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 9 (Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA), considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico. De acordo com a NR citada, qual é o nível de ação para o ruído conforme o critério estabelecido na NR 15, Anexo I, item 6?

Carregando...
Q760182

A respeito das fases do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), é correto afirmar que

Carregando...
Q781291

Consideram-se agentes biológicos do PPRA, exceto:

Carregando...
Q781289

A NR-9 elucida informações sobre PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Todas as afirmativas abaixo estão incorretas, com exceção de:

Carregando...
Q781288

Sobre a NR-09, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, faça a associação correta abaixo.

I. Riscos Físicos

II. Riscos Químicos

III. Riscos Biológicos

M - Gases, vapores

N - Ultrassons, Radiações ionizantes

O - Ruído, Frio

P - Vírus, bacilos

Q - Poeiras, fumos

Carregando...
Q781290

De acordo com a NR – 9, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, devendo incluir as seguintes etapas, exceto:

Carregando...
Q688811

Em função do crescente número de incidentes na área laboral, seja de serviço ou industrial, tornou-se de suma importância o desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), inclusive para atendimento de demandas de ações judiciais.

Em conformidade com a NR-9, corresponde a uma das etapas do PPRA:

Carregando...
Q736963

Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.

A ordem de prioridade para a adoção das medidas constantes na figura é a seguinte: D, A, B e C.

Carregando...
Q752344

A NR 9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA) estabelece os agentes de riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. NÃO faz parte dessa NR o agente de risco

Carregando...
Q759011

Um trabalhador de uma indústria de produção de cristais apresentou crise aguda de cólica abdominal difusa e de forte intensidade, associada a dor nos membros inferiores e hipertensão arterial.

Acerca dessa situação e de aspectos diversos a ela ligados, julgue o próximo item.

Se, em inspeção realizada pela delegacia regional do trabalho, for comprovado que a empresa não cumpriu todas as normas relacionadas ao PPRA, tal fato constituirá contravenção penal punível com multa.

Carregando...
Q759008

Acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), julgue o item subsecutivo.

A monitoração individual de trabalhadores expostos a radiação ionizante pode ser realizada por meio de dosímetros individuais dos tipos anel, tórax ou testeira.

Carregando...
Q759007

Acerca do programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA), julgue o item subsecutivo.

No caso de exposição ocupacional a vibrações, as situações de exposição ocupacional superior ao limite de exposição demandam obrigatória adoção de medidas de caráter corretivo, independentemente do uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

Carregando...
Q739307

A análise e o controle de riscos ambientais e ocupacionais são ações técnicas especializadas que devem ser realizadas por um engenheiro de segurança e/ou por um médico do trabalho e/ou por um técnico de Segurança do Trabalho, com o objetivo de identificar potenciais riscos à saúde e à integridade física do trabalhador em seu ambiente/posto de trabalho.

Relacione os riscos ambientais e ocupacionais, listados a seguir, aos seus agentes.

1 – Vapores

2 – Jornada de trabalho prolongada

3 – Fungo

4 – Vibrações

5 – Iluminação inadequada

( ) Risco físico

( ) Risco químico

( ) Risco de acidentes

( ) Risco biológico

( ) Risco ergonômico

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Carregando...
Q733757

Após realizar a etapa de reconhecimento dos riscos no processo de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA no estabelecimento de uma empresa, um técnico em segurança do trabalho constatou a necessidade de comprovar o controle da exposição a alguns riscos identificados na etapa anterior e dimensionar a exposição dos trabalhadores a esses riscos, para que fosse possível subsidiar o equacionamento das medidas de controle a serem recomendadas. Isso exige, conforme indicação da NR-9, a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) A
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282