Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 36 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q674637

2018_04_23_5ade1c4b93b57.png

O gráfico, a seguir, aponta a discrepância em relação ao rendimento médio salarial, a partir dos critérios raça e cor:

2018_04_23_5ade1c6506b24.png

Diante do exposto, NÃO explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:

Carregando...
Q673038

Observe o quadrinho abaixo:

2018_04_19_5ad8fecbeba3e.PNG

Marque a opção que melhor completa a sentença abaixo:

“A escola deve ser um espaço de busca (cultura formal) e criação de informação (cultura experienciada) que precisa ser pensada como _______".

Carregando...
Q746897

Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.

I. multidisciplinaridade;

II. interdisciplinaridade;

III. transdisciplinaridade.

( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.

( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.

( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.

A ordem correta das associações é:

Carregando...
Q676260

Tristão (2010, p. 25), descreve com muita clareza o panorama da Educação Ambiental: “A Educação Ambiental, na sua complexidade, configura-se como a possibilidade de religar a natureza e a cultura, a sociedade e a natureza, o sujeito e o objeto, enfim." Nesse sentido, no dia 27 de Abril de 1999, foi sancionada a Lei n.º 9.795, que dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Segundo a referida Lei, quais são os princípios básicos da Educação Ambiental?

I. o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade; a garantia de democratização das informações ambientais.

II. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade; a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais.

III. a garantia de continuidade e permanência do processo educativo; a permanente avaliação crítica do processo educativo.

IV. a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais; o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural; o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q738248

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.

Carregando...
Q674636

Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos.

São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:

I. A legalidade, as línguas reminiscentes, a moralidade, os marcos civilizatórios e a impessoalidade.

II. A superação do racismo, o incentivo ao planejamento do trabalho, a impessoalidade e os marcos civilizatórios.

III. A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico.

IV. A articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.

V. A defesa do meio ambiente, a redução das desigualdades, a livre concorrência e o incentivo ao planejamento do trabalho e da vida social.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q716926

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem‐se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

Carregando...
Q738247

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.

Carregando...
Q674477

Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o Professor poderá desenvolver o conteúdo “o papel dos grupos étnicos como protagonistas, no resgate e recriação cultural, no estabelecimento de novas situações jurídicas, em especial na fase contemporânea, fazendo-se respeitar, propondo e ensinando novas bases de convivência; a responsabilidade do Estado e da sociedade civil no cumprimento de seus direitos” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Na perspectiva do núcleo temático transversal “Pluralidade cultural e cidadania”, este conteúdo pode ser corretamente associado ao seguinte bloco de conteúdos:

Carregando...
Q708740

Leia as afirmativas a seguir:

I. Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária, são alguns dos objetivos que devem ser embargados nos projetos realizados em torno do tema "Ética" nas unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino.

II. Valorizar e empregar o diálogo como forma de implicar conflitos e tomar decisões subjetivas é um princípio fundamental dos projetos a serem realizados na escola em torno do tema "Ética".

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q727270

Leia as afirmativas a seguir: I. Ao adotar um paradigma segregacionista na escola, busca-se conciliar as crianças normais àquelas com necessidades educacionais especiais. II. O livro didático é um instrumento de informações a serviço do professor e dos estudantes. III. O pluralismo de ideias é um dos princípios para a ministração do ensino. IV. Piaget diz que o indivíduo está constantemente interagindo com o meio ambiente. Dessa interação resulta uma mudança contínua, que chamamos de mutualismo. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q713457

O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar:

Carregando...
Q748459

“...do contraste entre o um e o múltiplo, ou entre o mesmo e o 'outro', nasce a problemática da cultura. (...) Cultura é termo polissêmico. Não se trata, contudo, de percebê-lo dentro da lógica do senso comum que dá margem a declarações sobre os grupos que diferem de nós, em tons que podemos identificar nas seguintes expressões: 'eles não têm cultura, são selvagens, sem moral, têm costumes bárbaros".

Pode-se nomear a ação social e a prática educativa que apreendem e interpretam o outro - individual ou coletivo, seu modo e estilo de vida, a partir de referenciais de sua própria cultura, como

Carregando...
Q646006

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. A _______________ acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Como por exemplo: se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará a localização, as Ciências tratarão da vegetação local e as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali.

Carregando...
Q708755

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento de capacidades do indivíduo para que possa pertencer a uma comunidade política é uma das bases da moral e da ética desde a antiguidade, na Grécia, pois é no interior das relações comunitárias que a sociedade se desenvolve e seus membros aprendem a ser morais.

II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 5) Errado
  • 9) B
  • 13) B
  • 2) A
  • 6) D
  • 10) D
  • 14) C
  • 3) B
  • 7) C
  • 11) C
  • 15) B
  • 4) D
  • 8) Certo
  • 12) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889