Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766156

Considere o seguinte texto:

Sobre a Política de Equidade de Gênero da Itaipu, é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q695215

São afirmativas corretas no que se refere à decomposição anaeróbica da matéria orgânica, EXCETO:

Carregando...
Q672256

Com o surgimento da agricultura o homem logo percebeu que a execução das atividades realizadas durante o cultivo de alguma espécie vegetal como capina, preparo do solo, semeadura, tonar-se-ia um fator limitante para a expansão da agricultura e aumento da produtividade. No Brasil, alguns fatores contribuíram para a expansão da indústria de tratores agrícolas, entre eles a implantação da indústria automobilística nos anos 50, bem como a expansão do setor de autopeças (AMATO NETO, 1985). Sabemos que os tratores agrícolas podem ser classificados conforme o tipo de rodado. No que se refere a essa classificação, enumero a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) Trator 4x2 (tração simples); (2) Trator 4x2 TDA (Tração Dianteira Auxiliar); (3) Trator 4x4. ( ) Possuem quatro rodas. As dianteiras possuem função direcional e são providas de tração opcional; ( ) Possuem todas as rodas com dimensões iguais, com tração constante; ( ) Possuem um eixo de tração e um eixo com rodas direcionais. Marque a opção que representa, de cima para baixo, a sequência correta:

Carregando...
Q672263

A avaliação da aptidão agrícola reveste-se de grande importância, pois se sabe que historicamente a ocupação agrícola das terras tem ocasionado problemas ambientais, de correntes não só do uso indevido de áreas frágeis, mas também da sobre utilização de terras (uso do solo acima de sua capacidade produtiva). No que se refere à aptidão agrícola das terras, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q773185

As afirmações a seguir se referem a áreas especialmente protegidas. I. Trata-se de espaços geográficos claramente definidos e oficialmente reconhecidos. II. No Brasil, devem obrigatoriamente estar contempladas no Sistema de Unidades de Conservação. III. Objetivam, inclusive, a conservação dos valores culturais associados à natureza. IV. Contemplam a conservação dos serviços ecossistêmicos e a possibilidade de manejo da natureza. Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q773195

Uma das fases do procedimento operacional do projeto de zoneamento ecológico do Brasil é

Carregando...
Q715921

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

Os serviços públicos de saneamento básico terão a sustentabilidade econômico-financeira assegurada, sempre que possível, mediante remuneração pela prestação desses serviços.

Carregando...
Q274071

Acerca das características dos grupos e categorias de UCs definidas

na regulamentação legal do Sistema Nacional de Unidades de

Conservação, julgue os itens que se seguem.

A reserva da biosfera é uma categoria de UC do grupo de proteção integral que visa à gestão integrada do território.

Carregando...
Q183268

Em relação ao uso de dados de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle de incêndios florestais, julgue os itens que se seguem.

Sabendo-se que uma área com incêndio florestal emite quantidade máxima de radiação eletromagnética no comprimento de onda  (?)  em torno de 3 µm, é correto concluir que uma imagem obtida nesse  ?  mostrará as áreas com incêndio em tonalidades claras.

Carregando...
Q35485

Considerando a utilização dos instrumentos econômicos (IEs) como
mecanismos de melhoria do desempenho da gestão ambiental,
julgue os próximos itens.

Taxa presumível, cuja base consiste na cobrança de determinado valor às empresas, de acordo o nível de poluição estimado em relação às emissões de gases poluentes, constitui mecanismo de gestão ambiental que incorpora incentivos econômicos.

Carregando...
Q35500

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais responsáveis pela degradação do meio ambiente amazônico. Entre as suas causas, destaca-se a exploração predatória de baixa eficiência, que deixa um rastro de destruição na floresta. A opção mais equilibrada para a exploração racional de madeira e outras riquezas não madeireiras da floresta, capaz de garantir a sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras, é o manejo florestal sustentável.

Com relação ao manejo florestal na Amazônia, julgue o item que se segue.

O método de exploração de impacto reduzido, exemplo de prática sustentável de exploração madeireira na Amazônia, fundamenta-se no sistema silvicultural policíclico, também denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidência de espécies comerciais entre os milhares de espécies arbóreas encontrados.

Carregando...
Q35423

Com o avanço da industrialização no mundo, que ocorreu associada à descoberta de novas fontes de energia, os recursos energéticos passaram a ocupar posição estratégica no desenvolvimento econômico, tornando-se imprescindível à soberania de um país o estabelecimento de política energética que atenda aos anseios da população e promova o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.

O Conselho Nacional de Política Energética, órgão consultivo de assessoramento do presidente da República para formulação de políticas e diretrizes de energia, difere d Agência Nacional de Energia Elétrica e da Agência Naciona do Petróleo, entidades técnicas que desempenham a função d regular, executar e fiscalizar as políticas energética governamentais.

Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das questões energéticas no Brasil.

Carregando...
Q35501

A constituição das áreas de preservação permanente possibilita a proteção dos recursos hídricos, do solo, da flora e da fauna, mantendo, dessa forma, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade e o bem-estar das populações humanas. Acerca das áreas de preservação permanente e de reservas legais, julgue o item a seguir.

Constitui reserva legal a área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservação permanente, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, à conservação e reabilitação dos processos ecológicos, à conservação da biodiversidade e ao abrigo e proteção de fauna e flora nativas.

Carregando...
Q30921

Conforme notícia divulgada em agosto de 2006, a
cidade de Brasília, conhecida pela boa qualidade do ar em virtude
da ausência de indústrias de porte e pelas grandes porções de áreas
verdes distribuídas por toda a cidade, não consegue manter o nível
de pureza do ar no período de estiagem. Uma pesquisa da UnB
mostra que, nos meses de agosto, setembro e outubro, a quantidade
de partículas sólidas presentes na atmosfera torna a qualidade do ar
regular, ameaçando a saúde do brasiliense.

Imagem 002.jpg

A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos
itens.

A fim de coletar amostras de partículas totais em suspensão no ar, são utilizados amostradores simples e sem filtro para se aspirar o ar, cujas partículas são posteriormente decantadas.

Carregando...
Q35395

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens
subsequentes.

Perdas de bem-estar social podem ser geradas por externalidades ambientais negativas causadas por atividades econômicas, incluindo-se entre as formas de corrigir tais perdas a internalização dos custos da degradação nas estruturas de produção e consumo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282