Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 91 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766580

Dentre as ferramentas de conservação e controle de populações e comunidades de peixes, destaca-se a instrução normativa nº 43, de 2004, do IBAMA, que versa sobre aparelhos e procedimentos de pesca proibidos em águas continentais do território nacional. Assinale a alternativa que apresenta o aparelho/procedimento que NÃO está presente nessa instrução normativa.

Carregando...
Q766559

Estudos desenvolvidos pela ONU e alguns dos maiores centros de pesquisa no mundo apontam para drástica redução cumulativa na produção de safras e na produção pastoril. Isso se caracteriza por degradação do capital natural, e vários são os fatores apontados nesses estudos como responsáveis por essa redução. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiros (V) ou falsos (F) os seguintes fatores responsáveis pela redução:

( ) Limitações na aplicação de tecnologia e insumos.

( ) Necessidade de conservação de áreas essenciais para a produção.

( ) Alterações na qualidade do solo.

( ) Alteração na qualidade da água disponível.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q783785

A administração da vegetação natural para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema
objeto do manejo, e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras ou não, de múltiplos produtos e subprodutos da flora, bem como a utilização de outros bens e serviços, nos termos da Lei n° 12.651/12, é o conceito de

Carregando...
Q786772

Lei do Município Alfa disciplinou o manejo de resíduos sólidos urbanos e o serviço público de limpeza urbana. Em seu art. 1º, dispôs que o lixo originário de atividades industriais, cuja responsabilidade pelo manejo era atribuída ao gerador, é considerado resíduo sólido urbano. O art. 2º, por sua vez, estatuiu que a triagem do lixo doméstico, para fins de tratamento por compostagem, não integrava o serviço público de manejo de resíduos sólidos.

Maria, irresignada com o teor da referida Lei, pois, no seu entender, era manifestamente contrária à denominada “Lei do Saneamento Básico”, solicitou que a Promotoria de Justiça local ingressasse com medida judicial para que fosse determinada a observância do paradigma editado pela União.

A partir dessa situação hipotética, a Promotoria de Justiça concluiu, corretamente, que:

Carregando...
Q766565

Áreas alagadas podem apresentar diferentes regimes de água – de permanentemente inundadas a temporariamente inundadas. Em função do regime, predominam diferentes formas de vegetação. A vegetação característica de áreas temporariamente inundadas em sistemas lóticos (rios) é de:

Carregando...
Q769087

Considerando-se o surgimento e a evolução dos direitos fundamentais em gerações, é correto afirmar que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado, pela doutrina, direito de

Carregando...
Q783234

Nos termos da Lei n° 9.605/98, é circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica o crime ambiental, ter o agente cometido a infração

Carregando...
Q766571

A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada

A partir do levantamento de dados de 75 reservatórios do Brasil, foi analisada a possível correlação entre a idade do reservatório e a riqueza de espécies de peixes, em função da área dos reservatórios (figura abaixo). Para o conjunto dos reservatórios constatou-se uma correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada. Figura – Relação entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies de peixes, destacando-se a influência da área dos reservatórios. A área está dividida em classes, e nd significa “não determinada". A partir da análise da figura e nos conhecimentos sobre ecologia de reservatórios, considere as seguintes afirmativas:

1 - Existe uma correlação inversa entre a idade dos reservatórios e a riqueza de espécies.

2 - Nos menores reservatórios, ocorre uma variação maior de riqueza ao longo do tempo.

3 - A desvantagem de construir reservatórios muito grandes é que eles acarretam a extinção da fauna depois de aproximadamente 40 anos de idade.

4 - A correlação positiva entre riqueza de espécies e área alagada pode ser explicada por um maior número de hábitats sendo atingidos pelo alagamento.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766564

A concentração de oxigênio dissolvido em compartimentos aquáticos é um dos parâmetros mais importantes em limnologia. São fontes de perda de oxigênio dissolvido, EXCETO:

Carregando...
Q766544

O texto a seguir é referência para a questão.

As variáveis independente e dependente, no experimento B, podem ser categorizadas, respectivamente, como:

Carregando...
Q766563

Um lago pode ser didaticamente dividido em compartimentos: região litorânea, região limnética, região profunda e interface água-ar. O fluxo de energia na região litorânea tem como principal fonte:

Carregando...
Q766568

Grandes reservatórios, como o de Itaipu, podem ser divididos em pelo menos 3 estratos longitudinais: lacustre, de transição e fluvial. Assinale a alternativa que correlaciona de forma correta as características de cada estrato.

Característica Lacustre De Transição Fluvial

Carregando...
Q766570

Um reservatório passa por diferentes fases de colonização ao longo do tempo, como pode ser observado na figura.

Geralmente, há uma tendência a depleção trófica acentuada, que pode ser revertida por:

Carregando...
Q766579

A partir de estudos sobre impacto derivado da introdução de espécies não nativas em reservatórios brasileiros, Agostinho e colaboradores propõem uma série de impactos prováveis decorrentes da introdução, estabelecimento e integração dessas espécies nos reservatórios. Os impactos que podem acontecer no curto prazo podem diferir daqueles no longo prazo. Assinale a alternativa na qual estão apresentados corretamente os impactos previstos para o caso de a espécie introduzida ser herbívora.

Carregando...
Q766567

A fase de enchimento de um reservatório é crítica no estabelecimento das novas características do ambiente. Uma das principais alterações que ocorre nessa etapa é a:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282