Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 80 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766580

Dentre as ferramentas de conservação e controle de populações e comunidades de peixes, destaca-se a instrução normativa nº 43, de 2004, do IBAMA, que versa sobre aparelhos e procedimentos de pesca proibidos em águas continentais do território nacional. Assinale a alternativa que apresenta o aparelho/procedimento que NÃO está presente nessa instrução normativa.

Carregando...
Q769087

Considerando-se o surgimento e a evolução dos direitos fundamentais em gerações, é correto afirmar que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado, pela doutrina, direito de

Carregando...
Q685800

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.

A queima de florestas, praticada desde o início da colonização na preparação da terra para o plantio, favorece, em curto prazo, a renovação da vegetação.

Carregando...
Q746210

A resolução 001/86 do CONAMA, diz que o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental – EIA – e respectivo relatório de impacto ambiental – RIMA. Considerando a importância e principais características desses dois instrumentos, é correto afirmar que

Carregando...
Q746208

O Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil – ZEE – é um importante instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente e tem como principal objetivo organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.

Considerando o Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil e seus aspectos relacionados à PNMN, analise as seguintes afirmações:

I. Dentre os seus princípios, o ZEE estabelece a restrita participação e colaboração dos órgãos ambientais formalmente constituídos para o compartilhamento de suas ações e responsabilidades.

II. O ZEE, na distribuição espacial das atividades econômicas, levará em conta a importância ecológica, as limitações e as fragilidades dos ecossistemas, estabelecendo vedações, restrições e alternativas de exploração do território.

III. O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades de proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais a partir do diagnóstico dos recursos naturais, da socioeconomia e do marco jurídico-institucional, sem a necessidade de comtemplar cenários tendenciais e/ou alternativos.

Está correto o que se afirma somente em

Carregando...
Q685792

Os ecossistemas naturais são caracterizados pela magnitude de processos ecológicos fundamentais e possuem uma estrutura trófica e uma diversidade biótica características.

Acerca de ecossistemas naturais, julgue o item seguinte.

A ciclagem direta e eficiente de nutrientes permite a sobrevivência e a alta produtividade típica da Amazônia.

Carregando...
Q731583

Campinas produz certa quantidade de resíduos da construção civil. A Lei Municipal, que institui o Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, implantou a Rede de Áreas para Recepção de Grandes Volumes de Resíduos composta por unidades nomeadas como Áreas de

Carregando...
Q741385

As atividades humanas são as principais responsáveis por esse fenômeno. A liberação de gases em decorrência do uso de combustíveis fósseis é a principal responsável pela sua formação. Os óxidos de enxofre e de nitrogênio são os principais componentes desse impacto ambiental. Trata-se de:

Carregando...
Q685797

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.

Os processos de destruição ambiental no Brasil foram denunciados ainda no início do processo de colonização portuguesa.

Carregando...
Q745623

Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

Carregando...
Q675130

O conceito de Desenvolvimento Sustentável, apresentado pela primeira vez em 1987 no documento conhecido como Relatório Brundland, propõe a busca de modelo de consumo que atenda às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades. Segundo o Relatório, uma série de medidas devem ser tomadas pelos países para promover o desenvolvimento sustentável, como, por exemplo:

Carregando...
Q665477

A Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, em 2012. Teve como principal objetivo fazer um balanço do que foi feito nos últimos vinte anos em relação ao meio ambiente e reafirmar a participação dos líderes dos países com relação ao desenvolvimento sustentável. Anterior a essa conferência, além dessa conferência ambiental no Rio de Janeiro, houve outra conferência nessa cidade que foi a:

Carregando...
Q746207

Atente ao seguinte excerto: “A política ambiental praticada em um país indica o modo como os recursos naturais são utilizados e adequados para o desenvolvimento de atividades econômicas que geram impactos potencialmente degradantes".

Ferreira, M. B. M. e Salles, A. O. T. Política ambiental brasileira: análise histórico-institucionalista das principais abordagens estratégicas. Revista de Economia, v. 43, n. 2 (ano 40), 2016. Universidade Federal do Espírito Santo.

Considerando a política ambiental brasileira e seus aspectos, analise as seguintes afirmações.

I. Os primeiros planos de uso do solo no Brasil foram concebidos em meados dos anos 1970 e procuravam ordenar formas de ocupação do espaço eminentemente urbano.

II. A partir da criação do Sistema Nacional de Meio Ambiente e do Conselho Nacional do Meio Ambiente, foi possível criar a Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA, que estabelece as diretrizes para as práticas que caracterizaram a relação entre a produção e o meio ambiente no Brasil.

III. No Brasil percebe-se que há uma dissociação entre as políticas ambientais e os mecanismos de planejamento de longo prazo, fato que poderia explicar a importância atribuída ao licenciamento ambiental como instrumento regulador das relações de apropriação dos recursos naturais para a produção.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q746202

O relatório conhecido como “Os limites do Crescimento" é uma importante publicação que trata da utilização indiscriminada dos recursos naturais e chama a atenção para um possível colapso destes recursos, caso medidas de planejamento, proteção e conservação não forem adotadas pela sociedade.

Esse documento está associado

Carregando...
Q746219

Mesmo circulando ciclicamente entre os ambientes, a água potável, enquanto recurso hídrico, tende a ficar cada dia mais escassa em função das formas de uso e dos processos ligados à degradação ambiental. O Brasil é um país privilegiado, pois concentra aproximadamente 12% dos recursos hídricos do planeta.

No que concerne aos aspectos ligados aos recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) Certo
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) Certo
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282