Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 233 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

TEXTO I

   O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.

FORMENTI, L. Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de
Mariana. O Estado de São Paulo, 14 jan. 2017.

TEXTO II

   Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.

RODRIGUES, L. Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação
ambiental. Agência Brasil, 25 jan. 2017.

Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)

Carregando...

A atual concepção de desenvolvimento sustentável diferencia-se da proposta de Gifford Pinchot, do fim do século XIX, pelo foco na

Carregando...

A política pública capaz de solucionar o problema apresentado é:

Carregando...

Considerando esse contexto, que fator contribui para a diminuição das enchentes em áreas urbanas?

Carregando...

TEXTO II

    O Rio Tietê está morto. Ao menos uma parte dele: 137 quilômetros, para ser mais preciso. Uma pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica mostra que, em 2016, o trecho do rio com qualidade de água classificada como ruim ou péssima começa em Itaquaquecetuba, passa por toda a Região Metropolitana de São Paulo e chega até Cabreúva, já no interior de São Paulo. Nesse trecho, a água não tem oxigênio suficiente para abrigar vida.

Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 7 dez. 2017 (adaptado).

 

Considerando a análise dos textos, a condição atual desse rio tem como origem a

Carregando...

A ironia expressa na tirinha representa uma crítica à seguinte relação entre sociedade e natureza:

Carregando...

Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente - Lei 6938/1981, o poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Ao constatar degradação ambiental,

Carregando...

Assinale a alternativa que indica corretamente a política que visa à compatibilização do desenvolvimento econômico e social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.

Carregando...

Assinale a alternativa que indica corretamente a norma que fornece as diretrizes para a implementação de programas de auditorias em organizações que desejam realizar auditorias internas ou externas de sistema de gestão de qualidade e/ou ambiental.

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito dos sensores orbitais.

Carregando...

Um engenheiro ambiental avaliou um curso d´água que recebeu um lançamento de uma carga orgânica. Ele considerou os parâmetros oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO), afirmando o seguinte:
“Ao se introduzir uma dada quantidade de matéria orgânica em um curso d´água, ocorre ________de bactérias aeróbicas responsáveis pelo processo de sua decomposição. Como consequência dessas atividades,_______________ da água reduz-se e __________eleva-se. Quando há condições de autodepuração,_______________ volta a crescer, até alcançar o valor anterior, e a ______________,
bem como o número de bactérias”.

Assinale a alternativa que completa, correta a respectivamente, as lacunas.

Carregando...

O projeto e a execução de pavimentos devem contemplar as interferências com o meio ambiente. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), regulamentado pelo Decreto 99274/1990, foi instituído pela Lei:

Carregando...

No mapeamento do Parque Estadual do Ara, no município de Valinhos, a primeira etapa foi estabelecer pontos de controle em campos para seu georreferenciamento com equipamentos de alta precisão. Para um desses pontos, registrou-se o par de coordenadas 23º00'34"S e 47º04'11,4"W. Sobre isso é correto afirmar que

Carregando...

O termo biossegurança guarda profunda relação com os organismos que apresentam

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282