Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q772296

Em relação ao Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), é correto afirmar que

Carregando...
Q772292

A respeito dos princípios do manejo florestal, assinale a alternativa correta relacionada aos tipos de povoamentos.

Carregando...
Q749100

O conceito de Manejo Florestal Sustentável surgiu após os estudos desenvolvidos na conferência de Estocolmo de 1972 e pode ser definido como a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. Sobre o manejo florestal e seus fundamentos analise as afirmativas a seguir. I. Enquadra-se na categoria de Plano de Manejo Florestal Sustentável de baixa intensidade para a produção de madeira, aquele que não utiliza máquinas para o arraste de toras. II. É obrigatória a adoção de procedimentos que possibilitem o controle da origem da produção por meio do rastreamento da madeira das árvores exploradas, desde a sua localização na floresta até o seu local de desdobramento. III. Em áreas de inclinação entre 25° e 45°, não serão permitidos o manejo florestal sustentável e o exercício de atividades agrossilvipastoris. IV. A intensidade de exploração compatível com a capacidade de suporte ambiental da floresta; o monitoramento do desenvolvimento da floresta remanescente e a adoção de medidas mitigadoras dos impactos ambientais e sociais são alguns exemplos dos fundamentos técnicos e científicos que deverão ser abordados nos Planos de Manejo Florestal Sustentável. Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Carregando...
Q749104

Os estudos em bacias hidrográficas são essenciais para o entendimento da dinâmica da água e de suas consequências ambientais, pois proporcionam uma visão completa do ambiente do solo, da água e da vegetação e os efeitos do uso e do manejo do solo na sustentabilidade do sistema e do ciclo hidrológico (Avazani, 2005). Sobre o manejo de bacias hidrográficas, marque ( V) para as afirmativas VERDADEIRAS e ( F) para as FALSAS. ( ) Os trabalhos de proteção e recuperação devem, preferencialmente, iniciar suas ações pelas cabeceiras dos principais rios, afluentes ou subafluentes em direção à foz (de montante para jusante), que atravessam o meio urbano e rural, sendo adotada a bacia hidrográfica como unidade de planejamento e manejo. ( ) Compete a Agência Nacional de Águas, no âmbito de sua área de atuação, aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia. ( ) A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece doze Regiões Hidrográficas brasileiras. O Estado do Ceará em sua maioria está localizado na bacia do Atlântico leste. ( ) São instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos: os planos de recursos hídricos, o enquadramento dos corpos hídricos em classes segundo os usos preponderantes da água e o Plano de Manejo Florestal Sustentável. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
Q749089

Sobre os princípios, fundamentos e etapas do processo de Manejo Florestal Sustentável, atribua ( V) para as afirmativas VERDADEIRAS e ( F) para as FALSAS. ( ) O tempo necessário para que o estoque volumétrico colhido de 159 m3/ha numa área seja recuperado, considerando um incremento periódico anual (IPA) de 2,7 m3/ha será igual a aproximadamente 35 anos. ( ) O processamento dos dados de inventário pelo método das parcelas amostrais é realizado após a análise, consistência e codificação dos dados de todas as árvores. O processamento pode ser realizado por algum programa específico de inventário ou utiliza-se de uma planilha eletrônica existente no mercado como, por exemplo, o Excel. A desvantagem do uso de planilhas eletrônicas é o tempo requerido para o processamento, mas traz, como vantagem para o elaborador do projeto, o controle dos dados o que permite verificar possíveis erros e fazer as correções. ( ) No Sistema de Manejo Florestal Policíclico uma parte ou todas as árvores comerciais que atingiram o tamanho de corte são retiradas. As árvores de tamanho intermediário, que permanecem na floresta, passam a constituir o estoque remanescente para o próximo corte. Devido a isso, os ciclos de corte são bem maiores que os do sistema monocíclico, variando de 20 a 40 anos. ( ) O sistema Klükler, para descrever a fisionomia da estrutura da vegetação, utiliza combinações de letras, números e mais uma série de símbolos para representá-los graficamente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282