Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 22 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q790951

Os músculos são formados por fibras musculares responsáveis pelos movimentos das diversas partes do corpo. Da lista a seguir, que músculos
se localizam na região inferior do corpo humano?

Carregando...
Q742080

Nas contrações musculares dinâmicas, como por exemplo a rosca direta (rosca bíceps), existem duas fases, uma concêntrica e outra excêntrica. Sobre essas fases podemos afirmar que

Carregando...
Q737251

O conhecimento dos músculos é de fundamental importância para o educador físico na elaboração de qualquer programa de ginástica. Qual é o principal músculo da respiração que separa a cavidade torácica da abdominal no corpo humano?

Carregando...
Q737249

Para elaborar um plano de trabalho visando o fortalecimento da musculatura abdominal, o educador físico deve conhecer os principais músculos que a compõem, que são:

Carregando...
Q737256

O músculo sartório, também conhecido como “costureiro", é o mais longo músculo do corpo humano e exerce múltiplas funções, tanto na prática esportiva como na vida cotidiana. O funcionamento deste músculo envolve

Carregando...
Q734841

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“[…] Uma contração com velocidade constante por toda a amplitude de movimento. O trabalho ______________________ necessita de equipamento especial, desenvolvido para permitir a velocidade constante da contração independentemente da carga. Durante o movimento, um atleta realiza contrações concêntricas e excêntricas, enquanto o aparelho oferece uma resistência igual à força gerada pelo atleta".

Carregando...
Q790835

A definição básica de força é a quantidade máxima de força que um músculo ou grupo muscular pode produzir em um padrão específico de movimento realizado em determinada velocidade. Que nome se dá a máxima quantidade de força que um músculo pode gerar quando todos os mecanismos inibitórios e de defesa são removidos?

Carregando...
Q741751

Preencha a lacuna corretamente

Dentre as funções do sistema musculoesquelético, a mais importante é ____________________, que gera força para a sustentação postural e para a locomoção. É um processo bastante complexo que envolve sistema nervoso, sistema circulatório, sistemas de produção de energia e diversos tipos de proteínas. Daí́ ́ a importância de ser bem conhecida, pois é preciso conhecer o estímulo dado à fibra muscular e como ela responde para que tenhamos um treinamento eficiente e seguro".

Carregando...
Q737250

A resistência é considerada a capacidade física mais importante do organismo, possuiu relação direta entre cansaço e fadiga e pode ser considerada como base para as demais capacidades da vida humana. Os dois tipos relacionados ao trabalho do músculo esquelético são:

Carregando...
Q720069

Julgue o item subsequente, a respeito da fisiologia do exercício.

O glicogênio é um polissacarídio e constitui a principal forma de armazenamento de carboidratos nos seres humanos, sendo encontrado nos músculos e nos rins.

Carregando...
Q746938

Compreender os músculos, suas capacidades e suas funções é extremamente necessário ao professor de Educação Física, pois o mesmo desenvolverá aulas práticas com movimentos.

Assinale a opção em que a capacidade do músculo apresentada está corretamente definida.

Carregando...
Q664818

Fatores mecânicos e neurais influenciam a resposta ao alongamento. O reflexo de alongamento, ou reflexo miotático, previne o músculo de se alongar muito, ou muito rápido, o que ajuda a proteger a articulação de uma lesão. Todos os músculos do corpo contêm vários tipos de receptores que, quando estimulados, informam o sistema nervoso central o que está acontecendo com aquele músculo. Dois desses receptores são importantes no reflexo de alongamento: o fuso muscular e o órgão tendíneo de Golgi (BARBANTI, 2010). Sobre esses receptores, analise as afirmações a seguir: I – Os órgãos tendíneos de Golgi respondem ao alongamento passivo do músculo. II – O fuso muscular são menos suscetíveis à tensão mecânica do alongamento passivo. III – Os impulsos dos órgãos tendíneos de Golgi causam um reflexo de relaxamento nos músculos antagonistas. IV – Quando um músculo é alongado, os fusos musculares também são alongados, que por meio de impulsos sensoriais, fazem o músculo contrair-se reflexamente, resistindo, assim, ao alongamento. Das afirmações:

Carregando...
Q741755

A descrição abaixo refere-se a qual classe de alavancas?

São caracterizadas pelo fato do fulcro estar localizado entre a força motriz e a resistência. No corpo humano, tais alavancas podem ser exemplificadas pela movimentação dos músculos agonistas e antagonistas nas direções opostas em relação a uma articulação".

Carregando...
Q737254

A força é uma capacidade condicional do ser humano que se apresenta em três tipos de contração muscular. Os tipos a serem observados num programa de exercícios físicos são:

Carregando...
Q720070

Julgue o item subsequente, a respeito da fisiologia do exercício.

Existem tipos distintos de fibras musculares nos seres humanos, cada um deles gerando ATP diferentemente. As fibras musculares de contração lenta, também denominadas de vermelhas ou do tipo I, geram energia principalmente pelas vias aeróbicas. Sua capacidade de gerar ATP aerobicamente está relacionada, entre outros fatores, com as numerosas e desenvolvidas mitocôndrias.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) Errado
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282