Durante uma sessão de ludoterapia, uma criança de quatro
anos começa a empilhar blocos coloridos. Ela pede
ajuda ao terapeuta para separar os blocos, mas não o
inclui no jogo. Muda de atividade e esta não se ajusta a
nenhum plano; acontece de forma automática e lábil. Ela
passa de um jogo ao outro, sem terminar nenhum deles,
e parece se ocupar especialmente com a manipulação
dos objetos escolhidos. De uma perspectiva psicanalítica,
a atividade da criança caracteriza
“A ludoterapia não-diretiva pode ser descrita como uma oportunidade que se oferece à criança de poder crescer sob melhores condições. Sendo o brinquedo seu meio natural de _________________ lhe é dada a oportunidade de, brincando, expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto e confusão."
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
Com relação à ludoterapia, assinale a afirmativa correta.
Com relação à entrevista clínica e à entrevista lúdica, julgue os itens seguintes.
Durante a entrevista lúdica, o psicólogo não pode fazer perguntas para a criança, a fim de não direcionar a criança ou o conteúdo expresso.
Com relação à entrevista clínica e à entrevista lúdica, julgue os itens seguintes.
Na entrevista lúdica, a criança expressa seus sentimentos no brincar (com brinquedos disponibilizados pelo psicólogo) e também por meio de suas palavras.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do psicodiagnóstico.
O ludodiagnóstico e outros testes com partes mais lúdicas são indicados como métodos de investigação e de intervenção com crianças, podendo substituir a entrevista verbal, cuja utilização se revela ineficaz quando se trata de criança.