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Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Movimento é um dos parâmetros da LIBRAS e consiste no deslocamento da mão no espaço durante a realização de um sinal.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Enquanto na língua portuguesa pares mínimos são identificados por critérios fonológicos, como, por exemplo, na diferença entre as palavras pato e bato, na LIBRAS pares mínimos manifestam-se unicamente por diferentes configurações de mão.

Conforme Gesser (2009), temos em Libras o contraste de dois itens lexicais com base em um único componente, que recebe o nome de "pares mínimos". Assim, o sinal se diferencia a partir da oposição de um dos parâmetros da Libras. Observe as imagens:

De acordo com as imagens acima, os sinais se opõem, respectivamente, quanto a

Para Quadros e Karnopp (2004, p. 79), em uma das restrições fonológicas na produção de diferentes tipos de sinais envolvendo as duas mãos, “a mão ativa produz o movimento, e a mão passiva serve de apoio". São exemplos de sinais que seguem tal regra

A alternativa correta para os sinais representados, respectivamente é:

Observe e marque a alternativa correta para os sinais a seguir em suas devidas categorias:

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Os sinais correspondentes às palavras reunião e família possuem diferente configuração de mãos.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

O alfabeto manual, inicialmente usado para substituir a fala, foi incorporado às línguas de sinais e, atualmente, é considerado um empréstimo linguístico, como ocorre em outras línguas naturais.

“A posição bi-cultural é algo que mantém o surdo pelo meio. É como se dissesse: você é um, mas têm que ser dois ao mesmo tempo."

Em relação a afirmativa acima, o aluno surdo, no âmbito da inclusão escolar,

Em sala de aula, o intérprete está traduzindo a aula do professor para o aluno surdo. Em determinado momento o professor solicita que o intérprete interrompa a tradução, pois prefere que o aluno surdo não saiba.

Nesse caso específico, o profissional tradutor e intérprete de Libras, deverá tomar uma postura ética.

Assinale a opção adequada para o caso.

Observe os sinais referentes a tipos de verbos em Libras.

Sobre os sinais acima, assinale a opção correta.

Leia o relato de uma pessoa surda, a seguir.

“Quando acabei a quinta série fui para uma escola de ouvintes. Não havia nada que pudesse fazer. Meus pais moravam no interior e eu precisava continuar a estudar. Na escola, os ouvintes vinham até mim e falavam. Eu sentia apenas raiva e vergonha. Tudo era ditado pelos professores. Os colegas escreviam, nada ia ao quadro. Como escrever? Eu como surda aguentava minha diferença. Chegando em casa chorava todos os dias, chorava desabafando minha raiva. Por que eu era surda?"

Cada identidade se fortalece quando há um relacionamento entre seus pares, em um espaço multicultural. Assinale a opção que identifica o tipo de identidade surda descrita no relato.

Observe as duas configurações de mãos, a seguir.

O Classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua. Na Libras, os classificadores são formas representadas por configurações de mãos, que relacionadas às coisas, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância.

Sobre o tipo de classificador da ilustração, assinale a afirmativa correta.

Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

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