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Na estrutura gramatical da Língua Brasileira de Sinais há marcações não manuais a níveis morfológicos e de sintaxe, que estão relacionadas a graus de intensidade e tipos de construções sintáticas. Essas marcações indicam um dos parâmetros da LIBRAS.

A esse respeito, assinale a opção correta.

O Signwriting (SW) originou-se de um sistema de notação para passos de dança e foi desenvolvido pela norte-americana Valerie Sutton. Esse sistema possibilitou uma adaptação para um novo sistema de notação em Língua de Sinais, que pode ser escrito no computador chamado Signwriter.

Observe o símbolo da escrita do sinal de ADORAR

e assinale a opção da escrita do sinal a seguir.

Refletindo sobre o papel do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, em uma ótica inclusiva, sua ação vai além do ato mecânico da interpretação de conteúdos em sala de aula. Sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, assinale a afirmativa correta.

Conforme Albres (2012), em Libras “é comum a construção de metáforas, a partir de nossa compreensão das características dos animais, do seu corpo ou partes do corpo" (p. 78). O sinal a seguir refere-se a um sinal que caracteriza um (a)

No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.

A pedagogia visual é um modelo educacional que rompe com a educação tradicional e que beneficia exclusivamente os estudantes surdos e aqueles com deficiência auditiva.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

O estudo gramatical da LIBRAS é feito com base na estrutura da língua portuguesa, pois ambas as línguas possuem as mesmas categorias gramaticais.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Na LIBRAS, os sinais de CONHECER, AMIGO e TRABALHO são exemplos que ilustram o chamado princípio da arbitrariedade, conforme o qual não há relação direta e obrigatória entre forma e significado nas línguas naturais.

Observe e marque a alternativa correta para os sinais representados, respectivamente:

O profissional tradutor e Intérprete de Libras atua entre duas línguas: a língua de origem e a língua alvo.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Sobre a formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser realizada em cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.

II. Deve ser realizada em cursos de formação continuada promovidos, exclusivamente, por instituições de ensino superior.

III. Deve ser realizada por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, desde que o certificado seja convalidado por uma das instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.

Está correto o que se afirma em

“Primeiro júri com tradução em Libras do Brasil é assistido por mais de 40 surdos no sul da Bahia. (…) Três intérpretes de Libras se revezaram durante todo o julgamento, que durou das 8h30 às 17h, e foi realizado no Fórum Ruy Barbosa. Após o júri, um dos intérpretes traduziu a impressão que uma espectadora surda teve do julgamento. 'Cada detalhe, o homicídio, tudo que estava acontecendo ela conseguiu entender', disse a tradutora (...)"

Em relação às técnicas de interpretação simultânea e consecutiva, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A interpretação consecutiva é mais indicada para discursos curtos como em reuniões formais ou cerimônias oficiais.

( ) Na interpretação simultânea a mensagem na língua alvo é elaborada sem pausas , ao mesmo tempo em que ocorre a comunicação a ser traduzida.

( ) Somente a interpretação simultânea requer boa memória e rapidez de intuição dos intérpretes.

( ) Em Libras, o mais comum é privilegiar a interpretação simultânea, mas sem a necessidade de utilizar equipamentos.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

"Os intérprete de Libras estão apreendendo técnicas de interpretação, como se dirigir aos alunos surdos, entre outros assuntos. Já os surdos irão aprender metodologia e estratégia para o ensino da Libras, como fazer o planejamento de aula, gramática, estrutura e o papel do professor surdo", explica a coordenadora. G1-Rondônia: Intérpretes e surdos são capacitados em RO para atuarem em salas de aula. 27/08/2015.

De acordo com o Decreto nº 5.626/05, sobre a formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve atuar nos processos seletivos para cursos na instituição

de ensino.

II. Deve atuar nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos aos conhecimentos e conteúdos curriculares, em todas as atividades didático-pedagógicas.

III. Deve atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim da instituição de ensino.

Está correto o que se afirma em

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Recomenda-se que alunos surdos matriculados na escola regular frequentem turmas comuns em que haja outros estudantes surdos.

No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.

A comunidade surda é um grupo de pessoas que busca uma identidade cultural aproximada ao máximo da cultura não surda.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Em LIBRAS, verbos simples são aqueles que admitem flexão de pessoa e número, como, por exemplo, os verbos comer e amar.

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