Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 452 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale a alternativa que contém os sinais que correspondem ao uso das expressões faciais gramaticais no nível morfológico na Língua Brasileira de Sinais.

Carregando...

Sobre homônimos, assinale a alternativa em que tal relação se verifica.

Carregando...

Tomando como base um dos sentidos revelados pelo eu lírico do poema acima, quais das asserções abaixo trazem uma melhor contextualização do ensino-aprendizagem interdisciplinar entre língua portuguesa e literatura?

I. Leitura. Relação da mensagem do poema com práticas sociais não duráveis. Exploração dos jogos de palavras e da estrutura do poema. Conexão da ideia de “fugacidade” (do eu lírico) com a de “liquidez humana” (de Zygmunt Bauman).
II. Declamação do poema. Escansão dos versos. Análise estrutural da estrofe. Localização temporal do autor do poema com o objetivo de saber seu pertencimento a alguma escola ou movimento literários.
III. Declamação do poema. Vinculação da aparência sonora rítmica imitando as batidas de um coração, versos 3 ao 7, à temática “fragilidade humana”. Interpretação textual. Análise semântica dos advérbios na poesia e de seu uso na oralidade.
IV. Leitura. Modo e Tempo verbais. Morfologização. Sintagmas verbais e nominais.

Assinale

Carregando...

Nas afirmações a seguir: ( i ) “A gramática manda usar o pronome depois do verbo”; ( ii ) “Independentemente de ter ido à escola, os falantes de língua portuguesa sabem que a palavra “um” pode aparecer antes de palavras como “livro” ou “elefante”, mas não antes de palavras como “janela” ou “cabrita”; e ( iii ) “retratar e sistematizar os fatos de uma língua é papel da gramática”, vemos concepções diferentes do termo gramática e a acepção realizada de uma ou de outra define as estratégias didático pedagógicas do ensino de língua. As declarações correspondem, respectivamente, às seguintes concepções de gramática:

Carregando...

“A fonologia das línguas de sinais estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com as diferenças de significado “(QUADROS, 2004). Assim, quando sinalizamos “LEMBRAR” e “AMANHÔ, temos

Carregando...

A fonologia estuda as diferenças percebidas e produzidas relacionadas com as diferenças de significado. Quanto ao tema “pares mínimos”, assinale a alternativa que contém exemplos deste fenômeno.

Carregando...

Sobre polissemia, assinale a alternativa em que tal relação se verifica.

Carregando...

Os avanços das pesquisas em literatura, em didática da literatura nas escolas e na formação de leitores consideram mudanças radicais e importantes nos seguintes aspectos: 1 Mudança na concepção de literatura na contemporaneidade; 2 Mudança no que se refere ao que seja leitura literária; 3 Mudanças da compreensão de como se constitui uma cultura literária. No que se refere somente ao item 1, pode-se afirmar corretamente que as mudanças evidenciadas por referidas pesquisas são:

Carregando...

Observe o poema a seguir. O poema “Tem gente com fome”, do poeta negro pernambucano Solano Trindade, foi duas vezes censurado no Brasil: em 1944 e em 1975. Na primeira vez, o poeta foi preso e teve seu livro recolhido. Na segunda vez, o cantor Ney Matogrosso foi proibido de cantar o poema que havia sido musicado, podendo fazê-lo somente em 1979, no álbum Seu tipo. A possibilidade de abertura de uma fresta metodológica interdisciplinar ao ensinar poemas como forma literária evidencia-se, predominantemente, pelo

Carregando...

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, prevê expressamente que os tradutores e intérpretes da Libras

Carregando...

De acordo com Borges (2012), as várias correntes das ciências da literatura inscritas na tradição da relação entre os textos e as atividades humanas visaram a classificar diversos gêneros literários (romance, novela, epopeia, tragédia etc.). Entretanto, seus trabalhos tomavam apenas os textos “nobres”, isto é, os que eram reconhecidos como tendo um valor literário, e, durante séculos, só esses gêneros foram considerados como dignos de serem ensinados. O trabalho com gêneros textuais, na atualidade, decorre de uma mudança decisiva em seu processo de análise, que leva em consideração analisar

Carregando...

Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta um bom exemplo de classificador em Libras.

Carregando...

Sobre Semântica Lexical na Língua Brasileira de Sinais, assinale a alternativa que indica uma associação correta.

Carregando...

Conforme Albres (2012), em Libras “é comum a construção de metáforas, a partir de nossa compreensão das características dos animais, do seu corpo ou partes do corpo" (p. 78). O sinal a seguir refere-se a um sinal que caracteriza um (a)

Carregando...

Refletindo sobre o papel do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, em uma ótica inclusiva, sua ação vai além do ato mecânico da interpretação de conteúdos em sala de aula. Sobre a atuação do tradutor e intérprete de Libras em sala de aula, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282