Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Quando da suspensão ou da interrupção do contrato de trabalho, não há a prestação de serviços para o empregador. Um contador responsável pelas rotinas trabalhistas de determinada empresa sabe que, em linhas gerais, na interrupção do contrato de trabalho, o empregado continua recebendo sua remuneração e há a contagem do tempo de serviço, o que não ocorre no caso de suspensão do contrato. Neste contexto, as seguintes hipóteses são de interrupção de contrato de trabalho para um empregado, EXCETO:

Carregando...

Nos termos estabelecidos no art. 30 da Lei nº 6.404/76, a companhia não poderá negociar com as próprias ações. Nessa proibição, não se compreendem:

I. As operações de resgate, reembolso ou amortização previstas em lei.

II. A aquisição, para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas, exceto a legal, e sem diminuição do capital social, ou por doação.

III. A alienação das ações adquiridas para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas, inclusa a legal, para alteração do capital social, para doação ou não, ainda que mantidas em tesouraria.

IV. A compra quando, resolvida a redução do capital mediante restituição, em dinheiro, de parte do valor das ações, o preço destas em bolsa for inferior ou igual à importância que deve ser restituída.

As afirmativas CORRETAS são:

Carregando...

Conforme prescrito no artigo 7º do Código de Ética, o Contabilista:

Carregando...

Analise os enunciados dos itens abaixo e marque a alternativa correta que indique a performance financeira refletida pelo fluxo de caixa:

Carregando...

Em consonância com a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro, prevista pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, assinale a opção correta, com relação a ativos.

Carregando...

A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa advindos de suas atividades da forma que seja mais apropriada aos seus negócios. A classificação por atividade proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante de seu caixa e equivalentes de caixa. Sobre a Demonstração dos Fluxos de Caixa, analise as seguintes afirmativas:

I - No método direto da Demonstração dos Fluxos de caixa o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.

II - Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.

III - Adiantamentos em caixa e empréstimos feitos a terceiros, exceto aqueles adiantamentos e empréstimos feitos por instituição financeira, são exemplos de atividades de investimento.

Estão corretas as afirmativas:

Carregando...

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) identificará as fontes de geração dos fluxos de entrada de caixa, os itens de consumo de caixa durante o período das demonstrações contábeis e o saldo do caixa na data das demonstrações contábeis. Assinale a única alternativa que não apresenta uma informação a ser evidenciada na DFC:

Carregando...

A respeito de legislação contábil e contabilidade econômico‐financeira, julgue o item a seguir.

As demonstrações contábeis decorrentes da lei tributária não se confundem com e não alteram as demonstrações relativas à escrituração mercantil.

Carregando...

De acordo com a Resolução n. 1.135/08 do CFC, as medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil são denominadas

Carregando...

A Resolução n. 1.135/2008, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade, classifica o controle interno nas seguintes categorias:

Carregando...

Com base na legislação societária e nos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, julgue os itens subsequentes, a respeito das demonstrações contábeis.

Nas sociedades de economia mista, é garantido o direito de os acionistas minoritários terem representação no conselho fiscal da entidade.

Carregando...

Acerca dos itens tratados nos pronunciamentos técnicos do Comitê

de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.

Na aquisição de um investimento em controlada, o ágio como

fundamentado em rentabilidade futura (goodwill) é parte do

valor contábil do investimento, vedada a sua amortização.

Carregando...

Um dos princípios da contabilidade determina a adoção

do menor valor para os componentes do ativo e do maior para

os do passivo, sempre que se apresentem alternativas

igualmente válidas para a quantificação das mutações

patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A esse princípio

denominamos:

Carregando...

Considerando o disposto nos pronunciamentos técnicos do CPC,

julgue os itens a seguir.

O passivo contábil é definido como uma obrigação presente

da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação

se espera que resulte na saída de recursos da entidade

capazes de gerar benefícios econômicos.

Carregando...

Com base nos pronunciamentos técnicos do Comitê de

Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir.

Considere que uma entidade tenha realizado uma compra

vantajosa, em uma combinação de negócios, e que a adquirente

tenha promovido, após a compra, uma revisão para certificar–se

de que todos os ativos adquiridos e todos os passivos assumidos

foram corretamente identificados. Nessa situação, a adquirente

deverá reconhecer, na data da aquisição, o ganho resultante em

conta de reserva de capital.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) A
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282