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Folha de respostas:

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A expressão “a carne é fraca” tem origem na Bíblia: “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Popularizada, seu significado está também presente no provérbio:

Para Bakhtin, o texto é uma unidade de manifestação do pensamento, da emoção, do sentido, do significado, e ao se inserir em uma relação dialógica, torna-se um enunciado, isto é, a unidade real de comunicação, um todo de sentido, marcado pelo acabamento e admitindo réplica, uma postura axiológica; mas quando fora desse contexto, é apenas uma entidade linguística, que só tem realidade como texto. Fiorin em seu texto: “Interdiscursividade e Intertextualidade" (2006: 180) acrescenta que “O enunciado é da ordem do sentido; o texto é do domínio da manifestação. O sentido não pode construir-se senão nas relações dialógicas. Sua manifestação é o texto e este pode ser considerado como uma entidade em si." Isto posto, e considerando a relação entre interdiscursividade e intertextualidade, considere:

I. Existem as relações dialógicas que acontecem entre enunciados e aquelas que acontecem entre textos.

II. Existe semelhança entre as relações dialógicas entre enunciados e textos.

III. Qualquer relação dialógica é considerada interdiscursiva.

IV. A intertextualidade só acontece em casos nos quais a relação discursiva é materializada na língua.

Estão corretas as afirmativas:

O aluno do ensino médio, na disciplina Língua Portuguesa, traz sua história de interações e de letramento, construída em diferentes esferas sociais de uso da linguagem (pública e privada), inclusive nas experiências sistemáticas de aprendizagem de escrita (produção e compreensão textuais) do ensino fundamental. Desse modo, afirma-se que este discente, no decorrer de sua formação, deva:

I. Conviver, apenas de forma crítica, com situações de produção e leitura de textos, atualizados em diferentes suportes e sistemas de linguagem – escrito, oral, imagético, digital, etc.

II. Passar a lidar com situações de interação que se revestem de uma complexidade que exigirá dele a construção de saberes relativos ao uso de estratégias (linguística, textual e pragmática) por meio das quais se procura assegurar a sujeição do texto em relação ao contexto de situação imediato.

III. Construir habilidades e conhecimentos que o capacitem a refletir sobre os usos da língua(gem) nos textos e sobre fatores que concorrem para sua variação e variabilidade, seja a linguística, seja a textual, seja a pragmática.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:

A intertextualidade é a relação entre textos e pode se estabelecer sob diversos aspectos. Assim, observe o texto seguinte e analise as afirmativas apresentadas.

I. Acontece intertextualidade intergêneros.

II. É exemplo de paródia, uma vez que desconstrói o mito de herói.

III. Apresenta intertextualidade fraca, pois não compromete todo o texto. IV. Existe relação intertextual localizada.

Estão corretas as afirmativas:

Quando um texto faz referência explícita ou implícita, total ou parcial de outro texto, temos a ocorrência da intertextualidade. É uma “conversa” entre textos, quando um retoma partes de outro. Indique abaixo a resposta certa que enumera os principais tipos de intertextualidade:

Os segmentos a seguir fazem parte de um texto sobre a geração Y, publicado no jornal El País (edição on-line) em 13/06/2017. Numere os parênteses, determinando a ordem lógica desses segmentos.

( ) Parte desse “tudo pronto", muitas vezes, se atribui aos pais. Mas, para a professora Lúcia Villas Boas, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, “a opção por prolongar a permanência na casa dos pais deve ser entendida não somente em função dos ritmos e das formas de inserção profissional, mas também como um efeito geracional em busca de uma nova construção de identidade".

( ) Ademar Bueno, diretor do Laboratório de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai contra essa percepção. “Eles vão se formar novamente, se especializar, e quando chegam ao mercado a história vai se repetir, porque eles estarão ainda mais bem preparados para vagas que não correspondem ao que almejam".

( ) Para Carla Linhares, professora de Gestão de Pessoas da Fundação Dom Cabral, a geração Y é liderada pelo imediatismo e as mudanças de curso e desistências refletem isso. O importante, frisa, é que “eles não estão desistindo, apenas estão migrando para ter melhores oportunidades". Isso pode ser visto, segundo Linhares, como algo positivo.

( ) Essa construção, segundo explica, se apropria de novas formas culturais que envolvem o processo de independência, de desfamiliarização e de transformação da identidade pessoal que, atualmente, vêm sendo construídos sobre novas bases.

( ) Para ele, o que falta é ajustar o processo motivacional do estudante, para que ele saiba lidar com as frustrações e entenda que “a formação exige esforços individuais, que eles precisam estar mais aptos a encarar desafios e projetos, aprender a se situar nesse mundo. Não se trata de entrar em um lugar e receber tudo pronto", afirma.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo

A partir, ainda, da reflexão proposta nos textos I e II, pode-se deduzir que

Atente às duas charges abaixo e responda ao que se pede:


Com base nas ideias propostas nas imagens acima, julgue cada uma das sentenças abaixo:

I- O sujeito sintático de “CURA ESSE GAY AGORA!", conforme as exigências da norma padrão, está implícito e é “VOCÊ" referenciando, no contexto, “JESUS".

II- É latente o caráter metafórico na expressão “Que gatinho!" (imagem I) e polissêmico nas expressões “dinheiro limpinho" e “laranja" (imagem II), legitimando, na imagem II, um importante fator de textualidade chamado intertextualidade.

III- As expressões “como" e “tão" (Imagem I) induzem a, respectivamente, circunstâncias causal e temporal.

IV- A função da linguagem predominante na imagem II é a metalinguística.

V- O sufixo “inho" na expressão “gatinho" (imagem I) propõe, no contexto, uma carga semântica onde o afeto é minimizado em relação à pequenez física do interlocutor.

É CORRETO o que se afirma em

Considerando os fatores coesão e coerência textual, assinale a alternativa INCORRETA:

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11. ed. São Paulo: Ática, 2009

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Nos parágrafos finais, o autor cita o pensador Paulo Freire para


Na imagem e no texto do romance de Marguerite

Duras, os dois autorretratos apontam para o modo de

representação da subjetividade moderna. Na pintura

e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se,

destrói-se ou fragmenta-se em razão

Assinale a opção que indica uma característica exclusiva da avaliação formativa.

Texto 1

“Numa esquina perigosa, conhecida por sua má sinalização e

pelas batidas que lá ocorrem, há um acidente de automóvel.

Como o motorista de um dos carros está visivelmente errado, o

guarda a ele se dirige propondo abertamente esquecer o caso

por uma boa propina. O homem fica indignado e, usando o “Você

sabe com quem está falando?”, identifica-se como promotor

público, prendendo o guarda”.

(DaMatta, Roberto. Carnavais,

malandros e heróis. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990) 

 

Texto 2

“Num posto de atendimento público, alguém espera na fila.

Antes do horário regulamentar para o término do expediente,

verifica-se que o guichê está sendo fechado e o atendimento do

público, suspenso. Correndo para o responsável, essa pessoa

ouve uma resposta insatisfatória, e fica sabendo que o

expediente terminaria mais cedo por ordem do chefe. Manda

chamar o chefe e, identificando-se como presidente do órgão em

pauta, despede todo o grupo”.

(DaMatta, Roberto. Carnavais,

malandros e heróis. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990

 
Texto 3

Construímos no Brasil uma sociedade hierarquizada e arcaica, majoritariamente conservadora (que aqui se manifesta em regra de forma extremamente nefasta, posto que dominada por crenças e valores equivocados), que se julga (em geral) no direito de desfrutar de alguns privilégios, incluindo-se o de não ser igual perante as leis (nessa suposta “superioridade” racial ou socioeconômica também vem incluída a impunidade, que sempre levou um forte setor das elites à construção de uma organização criminosa formada por uma troika maligna composta de políticos e outros agentes públicos + agentes econômicos + agentes financeiros, unidos em parceria público-privada para a pilhagem do patrimônio do Estado). Continuamos (em pleno século XXI) a ser o país atrasado do “Você sabe com quem está falando?” (como bem explica DaMatta, em várias de suas obras). Os da camada “de cima” (na nossa organização social) se julgam no direito (privilégio) de humilhar e desconsiderar as leis assim como os “de baixo”. Se alguém questiona essa estrutura, vem o corporativismo e retroalimenta a chaga arcaica. De onde vem essa canhestra forma de organização social? Por que somos o que somos?”
 
(Luiz Flávio Gomes, JusBrasil)

Nesse segmento (texto 3) há uma referência aos textos anteriores desta prova, que constitui uma das marcas de caracterização dos textos em geral; essa marca é denominada:

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