Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q668541

A intersetorialidade figura como diretriz em muitas políticas e programas sociais hoje em vigência no país. A ação intersetorial pressupõe necessariamente a presença de:

Carregando...
Q752139

O agir profissional na escola impõe aos(às) Assistentes Sociais uma postura interdisciplinar. Considerando esta dimensão do trabalho, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Enquanto processo, a interdisciplinaridade representa estágios de superação do pensar fragmentado e disciplinar. ( ) O estágio inicial da interdisciplinaridade também é denominado de multi ou pluridisciplinaridade. Dá-se, nesse estágio, uma comunicação baseada no diálogo paralelo entre as disciplinas. ( ) Educadores e Assistentes Sociais são profissionais que possuem desafios diferentes na escola. Os profissionais do Serviço Social precisam enfrentar a multiplicidade de diferenças, especificidades e relações em que se inserem, tomando para si a tarefa de fortalecer sua área de atuação. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q672185

Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde destacam a interdisciplinaridade como perspectiva de trabalho, que apresenta ao assistente social

Carregando...
Q677925

Em relação à interdisciplinaridade, o único argumento INCORRETO é:

Carregando...
Q682880

Em um estudo social sobre violação de direitos humanos conduzido por um assistente social, foram realizados, em conjunto com um psicólogo, atendimentos e entrevistas com os sujeitos envolvidos na situação. Durante a entrevista com um dos participantes do estudo — uma mulher de quarenta e cinco anos de idade, denunciada por não prover condições de sobrevivência a seus filhos —, houve vários momentos de silêncio por parte da entrevistada, os quais foram respeitados pelos profissionais. Para finalizar o atendimento, o assistente social fez orientações socioeducativas à entrevistada, refletindo com ela sobre sua realidade.

Considerando a situação hipotética descrita e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

Na situação descrita, o assistente social deveria ter interrompido imediatamente o silêncio da entrevistada, a fim de impedir que ela pensasse em justificativas para a situação de violação de direitos.

Carregando...
Q747981

Como assistente social atuando no Ministério Público de Pernambuco você deverá considerar, no processo de avaliação da garantia de acesso aos serviços de proteção, a capacidade de atuar interdisciplinarmente/intersetorialmente. Sobre o tema da intersetorialidade, Maria Dalva Horácio Costa (2010), destaca entre as conclusões:

I. A intersetorialidade é mais do que articulação ou coordenação das ações, pois envolve profundas alterações na dinâmica, nos processos institucionais, conteúdos das políticas setoriais e no próprio sistema de proteção social brasileiro.

II. Os desafios de atuar como trabalhador coletivo, compartilhando responsabilidades no processo de prestação de serviços como direito do cidadão e dever de Estado, que, portanto, se destinam a sujeitos de direitos.

III. As dificuldades de romper práticas moldadas pela fragmentação, especialização e setorização e avançar na perspectiva de compartilhar saberes, tarefas e atividades no campo da intersetorialidade.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q647647

No trabalho interdisciplinar com outras categorias profissionais, o assistente social

Carregando...
Q639925

Um dos princípios de organização do trabalho coletivo, a interdisciplinaridade pressupõe que:

Carregando...
Q582198

Atualmente, nos diversos espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social, muito se discute a questão da atuação em equipes multiprofissionais e da interdisciplinaridade do trabalho. Frente à questão da interdisciplinaridade, considere:
I. A interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento, de abertura à compreensão de aspectos ocultos do ato de aprender e dos aparentemente expressos, colocando-os em questão.
II. A prática interdisciplinar pressupõe uma desconstrução, uma ruptura com o tradicional e com o cotidiano tarefeiro.
III. O trabalho interdisciplinar consiste no aprender um pouco de tudo, não no enfrentar o problema (explicativo, previsível, interpretativo) com toda a competência do especialista que domina o problema, suas dificuldades, as explicações e previsões dos outros competentes.
Está correto o que consta APENAS em

Carregando...
Q631696

A atuação interdisciplinar tem sido fortemente requisitada para os assistentes sociais na atualidade. O trabalho interdisciplinar pressupõe:

Carregando...
Q457005

A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social

ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes.

Sob o signo da multifuncionalidade e da multidisciplinaridade, verifica-se que, no campo do serviço social, as terceirizações, o trabalho por projeto e a contratação por horas de trabalho são favorecidos pela expansão do exército de reserva profissional.

Carregando...
Q10437

O profissional de Serviço Social, ao atuar com a perspectiva interdisciplinar, deve

Carregando...
Q10427

O Serviço Social atua em espaços institucionais que têm a presença de outras profissões. A atuação interdisciplinar configura-se como

Carregando...
Q250171

Sobre a atuação do trabalho em equipe interdisciplinar, pode–se afirmar como correto que:
I – Implica em estabelecer um plano de trabalho conjunto, explicitando–se as especialidades de cada área/atividade bem como os fluxos e os procedimentos institucionais.
II – Está baseada na troca, no aprendizado mútuo do saber especializado para sustentação de ações que tenham centralidade no trabalho desenvolvido.
III – Está baseada na presença de várias áreas profissionais ou conhecimentos e habilidades num mesmo espaço de atuação.
IV – As diversas áreas do saber se complementam na abordagem de diferentes aspectos de um problema, reconhecendo as diferenças e as especificidades, sem eliminá–las.
Assinale a alternativa correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) Errado
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) C
  •  
  •