Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q771521

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma possibilidade de atuação do(a) Assistente Social na instituição Policial Civil.

Carregando...
Q771529

Para o Serviço Social, a prática da abordagem é considerada muito significativa e de grande relevância nos processos de intervenção. Dela podem depender os próximos passos a serem dados pelo Assistente Social na condução do atendimento junto ao usuário. Acerca da abordagem no Serviço Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q769997

Quanto à visita domiciliar é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q771511

Qual instrumental técnico operativo, muito utilizado pelo assistente social, permite a coleta de dados, o conhecimento da realidade e a aproximação com o usuário, contribuindo para a realização do planejamento das ações a serem tomadas e dos encaminhamentos a serem feitos?

Carregando...
Q771530

Quanto à visita domiciliar, recurso utilizado por muitos(as) profissionais em seu cotidiano, é correto afirmar que

Carregando...
Q771882

Na história da profissão, em razão da sua própria natureza, o debate sobre a dimensão técnico-operativa e as concepções sobre seus instrumentos e técnicas, sempre esteve em evidência. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo.

I. Aplicar os meios requer conhecer os instrumentos, ter habilidades para utilizá-los, capacidade para criá-los e escolher os mais adequados às finalidades postas.

II. A teoria não oferece os instrumentos e técnicas de intervenção propriamente ditos, mas oferece subsídios para que eles sejam escolhidos, criados e utilizados.

III. A dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional, e que expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética.

IV. A articulação entre teoria e prática, investigação e intervenção, pesquisa e ação, ciência e técnica não devem ser encaradas separadamente. V. Os instrumentos e técnicas são os únicos elementos constitutivos da dimensão técnico-operativa e expressam as demais dimensões da profissão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q756098

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.

Para se compreender a totalidade de uma realidade social, com fundamento na razão crítico‐dialética, é necessário observar as três dimensões que a compõem: a dimensão universal; a dimensão da complexidade; e a dimensão da particularidade.

Carregando...
Q756074

Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.

É na realização da dimensão técnico‐operativa da profissão que o assistente social legitima e constrói uma determinada cultura, um ethos profissional, ou seja, um conjunto dos costumes e hábitos característicos do serviço social.

Carregando...
Q749904

Analise as assertivas a seguir a respeito da intervenção profissional do(a) Assistente Social: I. A entrevista é uma importante intervenção pertencente ao instrumental do processo de trabalho do(a) Assistente Social, portanto há a necessidade de se elaborar um modelo único e rígido para o seu desenvolvimento. II. A visita domiciliar é um instrumento interventivo muito utilizado na prática profissional do Serviço Social e sua ação é posta na realidade cotidiana em meio aos antagonismos e as contradições da sociedade capitalista. III. O tema da instrumentalidade no exercício profissional do(a) Assistente Social refere-se exclusivamente ao uso dos instrumentos necessários ao agir profissional. Quais estão corretas?

Carregando...
Q682893

A respeito de emissão de opinião técnica do assistente social, julgue o item a seguir.

Por ser dirigido ao profissional que o elaborou, o relatório de acompanhamento permite uma comunicação menos interativa com o universo institucional.

Carregando...
Q713105

O Assistente Social Rodrigo recebeu ordem do Juiz para ir a um internato para adolescentes, a fim de verificar se as instalações estão em consonância com as normas para tais estabelecimentos.

Este tipo de averiguação é chamado de

Carregando...
Q738172

De acordo com o CFESS (2005) para realizar o Estudo Social, o Assistente Social utiliza instrumentais técnico-metodológicos. Dentre os mais frequentes, estão

Carregando...
Q756097

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.

Guerra afirma que, para apreender como as relações de fato ocorrem, são suficientes dois níveis de conhecimento, que são distintos entre si, porém complementares: o procedente do entendimento da racionalidade formal‐abstrata e o oriundo da razão crítico‐dialética.

Carregando...
Q749220

No processo de trabalho do Serviço Social um dos meios de trabalho é a visita domiciliar. Considerando esse instrumento de trabalho, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É exclusivo da profissão de Serviço Social e a utilização traz consigo uma série de compreensões e intencionalidades.

( ) Trata-se de um recurso metodológico que permite uma proximidade com a realidade de vida do usuário, e consequentemente o contato com aspectos específicos, dificilmente observados no ambiente formal da instituição.

( ) É uma técnica social, de natureza qualitativa, por meio da qual o profissional se debruça sobre a realidade social com a intenção de conhecê-la, descrevê-la, compreendê-la ou explicá-la.

( ) Elas foram marcadas nas suas origens por um caráter fiscalizatório e coercitivo, tendo sido permeadas de preconceitos e juízos de valores, condição que se apresenta até os dias de hoje em muitos casos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q720662

A concepção acerca do arcabouço de instrumentos e técnicas presentes na atuação profissional do(a) assistente social compreende que a (o)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) Errado
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282