Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 100 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q771534

A Lei nº 8.662 de 1993 que regulamenta a profissão de Assistente Social no Brasil enfatiza as atribuições privativas ao profissional no que diz respeito à realização de estudos sociais, de perícias e de laudos, especificamente no que tange às questões relacionadas à profissão, tratando da atuação do(a) Assistente Social no contexto sociojurídico. O estudo social se configura em uma das principais ferramentas de fundamentação para a intervenção profissional. Quanto à função do estudo social no contexto sociojurídico, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q771521

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma possibilidade de atuação do(a) Assistente Social na instituição Policial Civil.

Carregando...
Q771507

Quanto ao Parecer Social e à intervenção profissional do Assistente Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q791598

Uma das principais atividades dos Assistentes Sociais nas Universidades Federais nos últimos anos, no que diz respeito ao atendimento direto aos acadêmicos, é a realização de estudos socioeconômicos dos acadêmicos para acesso aos programas de assistência estudantil. Sobre o estudo socioeconômico, é correto afirmar que:

Carregando...
Q766490

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo. Para Rosa Prédes (2012, p. 71), na discussão sobre as ações profissionais do assistente social, “os principais procedimentos desenvolvidos e os instrumentos e técnicas podem ser assim apresentados: _____________________ para o atendimento direto aos usuários dos serviços sociais; ____________________ para o atendimento aos usuários dos serviços sociais; __________________ utilizados na articulação inter e intrainstitucional e __________________, na organização e gestão dos serviços sociais”.

Carregando...
Q765799

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. O assistente social, ao atender às requisições técnico‐instrumentais da profissão, deve realizar sua intervenção, utilizando a dimensão instrumental, visto que esta é suficiente para garantir o alcance dos objetivos profissionais.

Carregando...
Q771529

Para o Serviço Social, a prática da abordagem é considerada muito significativa e de grande relevância nos processos de intervenção. Dela podem depender os próximos passos a serem dados pelo Assistente Social na condução do atendimento junto ao usuário. Acerca da abordagem no Serviço Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q769997

Quanto à visita domiciliar é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q791591

Julgue as assertivas abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

( ) A questão social - matéria que justifica o fazer profissional — é vista como produto e cria do modo de produção capitalista, portanto, seus efeitos não podem ser enfrentados de forma moralizante e de responsabilidade individual.

( ) O cotidiano é o espaço das respostas imediatas em todas as esferas da nossa sociabilidade, inclusive as relativas ao trabalho.

( ) Uma profissão se legitima a partir das respostas que consegue emitir para usuários(as) dos seus serviços e para seus(suas) contratantes. Essas respostas podem ser maiores ou menores, dependendo da competência do coletivo profissional.

( ) A competência técnico-operativa, conjunto de habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento das ações do profissional, é a principal competência da formação em serviço social, destacando-se, portanto, das demais.

( ) No âmbito da competência ético-política, é importante que o profissional do serviço social, frente à realidade social, mantenha sua neutralidade na intervenção profissional.

 

A sequência correta é:

Carregando...
Q771511

Qual instrumental técnico operativo, muito utilizado pelo assistente social, permite a coleta de dados, o conhecimento da realidade e a aproximação com o usuário, contribuindo para a realização do planejamento das ações a serem tomadas e dos encaminhamentos a serem feitos?

Carregando...
Q771530

Quanto à visita domiciliar, recurso utilizado por muitos(as) profissionais em seu cotidiano, é correto afirmar que

Carregando...
Q682894

A respeito de emissão de opinião técnica do assistente social, julgue o item a seguir.

É vedado o uso da perícia social como meio de prova judicial, ainda que haja parecer técnico sobre situações conflituosas.

Carregando...
Q747984

O assistente social lida cotidianamente com a realidade social que se traduz nas diferentes expressões da questão social. Sua destreza teórico-metodológica está diretamente associada à capacidade investigativa adensada pela compreensão das contradições sociais, da totalidade e da historicidade próprias da realidade a ser decifrada. Nessa linha, é importante afirmar sobre a pesquisa em serviço social:

Carregando...
Q756113

O relatório, a entrevista e a visita domiciliar são instrumentos que viabilizam a operacionalização nos processos de trabalho do assistente social. Esses instrumentos devem ser utilizados em consonância com os princípios e valores defendidos pela profissão. A partir dessa concepção, julgue o seguinte item.

A visita domiciliar é um instrumento que possibilita conhecer as condições e os modos de vida da população usuária e observar as relações sociais dos usuários em seu contexto familiar.

Carregando...
Q756106

De acordo com os estudos de Santos (2010, 2013) a respeito das concepções e dos debates sobre instrumentos e técnicas, julgue o item subsequente.

Há uma relação direta entre os instrumentos e a teoria, por isso os instrumentos e as técnicas são próprios de cada teoria.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) Errado
  • 13) C
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282