Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 65 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q771495

É por meio do trabalho que o Assistente Social pode realizar a sua intervenção profissional. Entende-se por processo de trabalho o conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas ao alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. Considerando o exposto, é correto afirmar que

Carregando...
Q765799

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. O assistente social, ao atender às requisições técnico‐instrumentais da profissão, deve realizar sua intervenção, utilizando a dimensão instrumental, visto que esta é suficiente para garantir o alcance dos objetivos profissionais.

Carregando...
Q765801

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. A instrumentalidade é uma propriedade estática e exclusiva do serviço social.

Carregando...
Q765800

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. É por meio da instrumentalidade que os assistentes sociais conseguem modificar as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes no cotidiano.

Carregando...
Q740503

A educação em saúde é um dos instrumentos centrais do trabalho do assistente social no âmbito da saúde. Está diretamente relacionada a projetos societários em cada momento histórico e é atravessada por concepções distintas, podendo se apresentar com abordagens disciplinadoras e estigmatizantes ou como uma contribuição a processos de formação de consciência crítica. Nas origens da Educação em Saúde no Brasil, tem-se que, a partir dos anos 1930, é introduzida a chamada educação sanitária, orientada por uma concepção segundo a qual as boas condições de saúde resultam da

Carregando...
Q713093

O trabalho em instituições implica em conhecer seus objetivos para, aos poucos, começar a desenvolver ações profissionais. Nas instituições marcadas pela burocracia e pela hierarquia, o cotidiano pode levar à regularidade e à economia das ações.

Assim, o cotidiano, possibilita a

Carregando...
Q713101

Na atualidade, a matriz conservadora está presente nas políticas sociais, mas também na prática profissional do Assistente Social.

O conservadorismo, no que concerne ao trabalho com as famílias, expressa-se

Carregando...
Q756098

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.

Para se compreender a totalidade de uma realidade social, com fundamento na razão crítico‐dialética, é necessário observar as três dimensões que a compõem: a dimensão universal; a dimensão da complexidade; e a dimensão da particularidade.

Carregando...
Q752147

A instrumentalidade no trabalho do Assistente Social evidencia a construção da própria profissão. Considerando a instrumentalidade do Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q710950

Os objetivos planejados e construídos no plano político e intelectual só podem ser expressos se o Assistente Social conhecer a realidade social sobre a qual a sua intervenção vai se desenvolver. Esse processo pode ser definido como

Carregando...
Q754516

Tomando como base a discussão de Iolanda Guerra, compreender a instrumentalidade do Serviço Social como mediação exige que se busquem as configurações que ela adquire como instância de passagem e espaço de articulação dos elementos que fazem parte da cultura profissional. Dessa forma, a instrumentalidade pode ser pensada como mediação porque:

Carregando...
Q757329

A respeito do planejamento como atribuição e competência do serviço social nas diversas esferas de atuação, como o setor público, o privado e o terceiro setor, julgue o item subsecutivo.

O planejamento constitui ato de dimensão puramente técnica, já que pressupõe a racionalidade das ações que ponderem uma série de condicionantes, como prazos e recursos existentes.

Carregando...
Q682886

Após apresentação de projeto de intervenção profissional do assistente social, um profissional identificou que havia, no projeto, filiação à teoria dialético-crítica. Além disso, destacou o questionário aplicado aos usuários e apontou que o projeto estava incompleto por não indicar mecanismos de controle social de seu trabalho.

Com relação à situação hipotética precedente e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.

Ao se definir a teoria dialético-crítica como orientadora do projeto profissional, depreende-se que as refrações da questão social são consideradas consequências de um posicionamento individual do sujeito.

Carregando...
Q756073

Guerra, Santos e Mioto, ao refletirem sobre a prática profissional, afirmam que o exercício profissional se configura por meio da articulação das dimensões teórico‐metodológica, ético‐política e técnico‐operativa. Com relação à dimensão técnico‐operativa, julgue o item subsequente.

Refletir sobre a dimensão técnico‐operativa do serviço social leva a reconhecer a sua complexidade, que se expressa por meio da heterogeneidade de espaços sócio‐ocupacionais nos quais os assistentes sociais transitam e da própria natureza do exercício profissional.

Carregando...
Q756097

Segundo Guerra (2009), a dimensão investigativa possibilita questionar, problematizar e desconstruir preconceitos e crenças cristalizadas. É a dimensão do novo, pois permite elaborar novas intervenções e construir novas posturas. Quanto aos estudos de Guerra (2009) a respeito da dimensão investigativa no serviço social, julgue o item.

Guerra afirma que, para apreender como as relações de fato ocorrem, são suficientes dois níveis de conhecimento, que são distintos entre si, porém complementares: o procedente do entendimento da racionalidade formal‐abstrata e o oriundo da razão crítico‐dialética.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) Errado
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889