Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q772446

Água é aduzida em uma vazão de 20 L/s entre dois reservatórios, R1 e R2, ambos abertos para a atmosfera. A seguinte figura ilustra a distância entre esses reservatórios, bem como as cotas do nível de água em cada um deles.

2019_06_17_5d07e3643eb9b.png

A tabela a seguir apresenta as perdas de carga para adução em tubulações, de um mesmo material, com diferentes diâmetros.

2019_06_17_5d07e379524b0.png

Com base nessas informações, é correto afirmar que o diâmetro da adutora, em mm, é igual a

Carregando...
Q732547

Sobre as instalações hidráulicas de águas pluviais, considere:

I. As águas pluviais não devem ser lançadas em redes de esgoto, que são usadas apenas para águas residuárias.

II. Os condutores horizontais devem ser projetados, sempre que possível, com declividade uniforme, com valor mínimo de 0,5%.

III. O diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é 50 mm.

IV. A inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme, com valor mínimo de 0,1%.

Está correto o que consta APENAS em

Carregando...
Q733258

As instalações prediais para coleta das águas pluviais têm por objetivo a captação da água de chuva em áreas impermeabilizadas abertas e a sua consequente condução até um ponto adequado de lançamento. NÃO fazem parte deste sistema

Carregando...
Q726752

No projeto das instalações hidráulicas pluviais de áreas prediais pavimentadas, onde os empoçamentos possam ser tolerados, deve-se prever a intensidade pluviométrica com valores adequados de duração de precipitação e o período de retorno, em anos, de

Carregando...
Q667343

Em uma residência de 100 m2 de projeção (área de contribuição), a vazão de projeto para águas pluviais, em metros cúbicos por minuto, é

Carregando...
Q753160

Para uma edificação com área de projeção horizontal de 80 m2, a vazão de projeto de águas pluviais para o dimensionamento das calhas junto à cobertura, em litros por minuto, é:

Carregando...
Q608265

A rede de tubulações horizontais de águas pluviais de uma propriedade é formada por tubos de PVC com diâmetro interno DN 150 mm. Para atender aos requisitos de projeto, a lâmina de escoamento no interior dos tubos deve ter altura, em milímetros, de

Carregando...
Q518436

Conforme a NBR 10.844 (Instalações prediais de águas pluviais), as coberturas horizontais de laje, para a garantia do escoamento das águas pluviais, até os pontos de drenagem previstos em projetos, devem ter declividade mínima de:

Carregando...
Q478127

Levando-se em consideração os procedimentos relativos às instalações prediais de águas pluviais, analise as afirmativas a seguir: I. As águas pluviais não devem ser lançadas em redes de esgoto usadas apenas para águas residuárias. II. As superfícies horizontais de laje devem ter declividade mínima de 0,5%, de modo que se garanta o escoamento das águas pluviais, até os pontos de drenagem previstos. III. O diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é igual a 70 mm. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q518435

Conforme a NBR 10.844 (Instalações prediais de águas pluviais), existe um intervalo de tempo decorrido entre o início da chuva e o momento em que toda a área de contribuição passa a contribuir para determinada seção transversal de um condutor ou calha. Este intervalo denomina-se tempo de:

Carregando...
Q562121

A respeito dos sistemas e processos construtivos e dos materiais utilizados em obras de edificações, julgue os seguintes itens.

No Brasil, utiliza-se o sistema misto para a rede pública de

esgoto, com canalização própria para as águas de esgoto, mas

com condutos instalados dentro das galerias de águas pluviais.

Carregando...
Q521599

Com relação aos reservatórios de cheias, bacias de acumulação,

canalização de cursos de água e reflorestamento, julgue os itens

subsecutivos.

Os reservatórios off-line são utilizados para reduzir o volume armazenado, funcionando com um sistema de bombeamento, o que reduz a necessidade de se escavar abaixo da cota do sistema de drenagem para esgotar o volume que tenha excedido a capacidade de drenagem.

Carregando...
Q521586

Julgue os itens subsequentes, relativos aos canais, túneis e bueiros.

O bueiro esconso é aquele cujo eixo é ortogonal ao eixo da estrada. Comparado ao bueiro normal, ele gera um comprimento menor, quanto à esconsidade. Para esse tipo de bueiro, não é necessário detalhamento construtivo.

Carregando...
Q698650

Uma residência é composta por quatro habitantes, com área de telhado de 140m², cujas calhas são ligadas a um grande reservatório para acumular água da chuva para reaproveitamento. Para efeito de abastecimento residencial, o consumo de água por habitante é igual a 250l por dia. Supondo que o telhado seja perfeitamente impermeável, a precipitação pluviométrica média local seja de 60mm ao mês, que a água seja tratada e que não ocorram perdas, verifique o percentual equivalente da água oriunda da precipitação pluviométrica em relação ao consumo total mensal da residência, levando em consideração, para efeito de cálculo, um mês igual a 30 dias.

Carregando...
Q332732

Os condutores horizontais de uma instalação predial de águas pluviais

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889