Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q778569

A respeito da identificação criminal, assinale a alternativa correta:


Carregando...
Q745205

A respeito de identificação médico-legal, de aspectos médico-legais das toxicomanias e lesões por ação elétrica, de modificadores da capacidade civil e de imputabilidade penal, julgue o item que se segue.

O procedimento de identificação de uma pessoa baseia-se na comparação entre a experiência da sensação proporcionada no passado com a mesma experiência renovada no presente pela pessoa a ser identificada.

Carregando...
Q709677

O sistema datiloscópico [...] foi introduzido na medicina legal brasileira por volta de 1903, representando uma verdadeira mudança nos métodos de identificação, ante sua praticidade, simplicidade, eficiência e segurança nos resultados [...].

(https://fezanella.jusbrasil.com.br/. Adaptado)

O sistema mencionado no texto refere-se ao sistema criado por

Carregando...
Q697238

Em relação à identificação policial ou judiciária podem ser destacados vários métodos de identificação, entre eles, o sistema dactiloscópico de Vucetich, que se baseia na disposição das cristas papilares que se encontram na polpa dos dedos. A presença de um, ou dois, ou nenhum delta numa impressão digital estabelece os quatro tipos fundamentais do Sistema dactiloscópico de Vucetich, assim qual a alternativa CORRETA em relação a esse sistema?

Carregando...
Q647942

Em relação à análise das rugosidades palatinas, é correto afirmar que

Carregando...
Q757226

Segundo a INTERPOL 2014, assinale a alternativa que apresenta métodos primários de identificação humana.

Carregando...
Q709638

No incêndio e desabamento de um prédio, algumas vítimas tiveram seus corpos fragmentados e carbonizados. Considerando-se os recursos utilizados pela odontologia legal para a identificação de indivíduos, é correto afirmar:

Carregando...
Q617928

O croata-argentino naturalizado Juan Vucetich criou o sistema de classificação de impressões digitais conhecido como Sistema Datiloscópico, que foi adotado oficialmente no Brasil no início do século passado De acordo com os estudos de Vucetich, é correto afirmar que:

I. O sistema de Vucetich tinha como trunfo a possibilidade de arquivamento de um grande número de individuais datiloscópicas (fichas com impressões digitais dos 10 dedos), organizado de acordo com as fórmulas oriundas da classificação e subclassificação das impressões digitais de um indivíduo.

II. Os tipos fundamentais da classificação do Sistema Datiloscópico de Vucetich são: 1-Arco, 2-Presilha, 3- Turbilhão e 4-Verticilo.

III. A partir da determinação dos sistemas de linhas limitados pelas linhas diretrizes, a classificação de uma impressão digital (datilograma) no sistema de Vucetich leva em consideração: a existência ou ausência da figura conhecida como “delta", sua localização e a trajetória das linhas no campo digital.

IV. Pontos característicos são caracteres individualizadores, também conhecidos como minúcias ou particularidades morfológicas, que encontramos em uma impressão digital. A “bifurcação" e a “ponta de linha" são alguns exemplos de pontos característicos. O conjunto desses pontos característicos NÃO é levado em consideração em uma comparação entre duas impressões digitais.

A sequência correta é:

Carregando...
Q618293

Na Identificação Humana criminal os métodos científicos, começaram a substituir os métodos empíricos de identificação como a marcação por ferrete. Esses métodos científicos podem ser divididos em: antropométricos, antropográficos e dermapapiloscópicos. O método que consiste na confrontação de medidas, sobre fotografia da face é conhecido como. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q618305

O método odontológico para estimativa de idade é, indiscutivelmente, um dos métodos mais precisos para indivíduos jovens, devido aos padrões conhecidos de erupção e mineralização dental. Considerando a resistência dental a fatores degenerativos, métodos para a estimativa de idade em adultos têm sido propostas, também com base em informações dentais. Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. Gustafson pode ser considerado um dos grandes pioneiros nos métodos de estimativa de idade em indivíduos adultos, conjugou vários indicadores etários para dentes unirradiculares, designadamente: o desgaste oclusal, a deposição de dentina secundária, a recessão gengival, a aposição de cemento radicular e a reabsorção e transparência radicular apical.

II. O método de Kvaal é baseado na análise de medidas lineares do comprimento da polpa, do dente e da raiz, bem como medidas da largura da raiz e da polpa em três diferentes níveis da raiz, inicialmente aplicados em radiografias periapicais e, mais tarde, em radiografias panorâmicas e tomografias.

III. O método de Cameriere é baseado na análise de medidas da área da polpa e do dente em radiografias periapicais e panorâmicas.

Carregando...
Q618304

Ancestralidade é, atualmente, o termo mais aceito mundialmente pelos profissionais da Antropologia Forense em relação aos dois outros termos que já foram utilizados: etnia e raça. Dentre as análises métricas passíveis de utilização para caracterização da ancestralidade estão os elementos abaixo, EXCETO:

Carregando...
Q618311

Em geral, a reconstrução facial é uma tarefa bastante complexa, que requer a participação multidisciplinar de profissionais de diferentes áreas, relacionadas com o ser humano e sua anatomia. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q617918

As impressões datiloscópicas são basicamente de três tipos. Assinale a alternativa que melhor relaciona o tipo de impressão com um exemplo corretamente:

Carregando...
Q617925

Em relação aos Princípios Fundamentais da Papiloscopia:

I. PERENIDADE – os desenhos papilares se manifestam definidos desde a vida intrauterina até a completa decomposição cadavérica. Se mantêm por toda a vida do indivíduo, podendo servir como elemento individualizador após a morte.

II. IMUTABILIDADE - os desenhos papilares não se alteram durante toda a existência do indivíduo, salvo por ação externa como queimaduras, cortes ou doenças de pele.

III. VARIABILIDADE - propriedade que os desenhos papilares têm de não se repetirem, sendo diferentes de região para região papilar e de pessoa para pessoa.

A sequência correta é:

Carregando...
Q618322

Segundo a classificação de Vucetich, para identificação pelo método dactiloscópico, é correto afirmar:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Errado
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282