Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 246 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782543

O ITIL é um framework pensado para a missão de gerenciamento de serviços de TI. É bastante aceito no mundo todo e possui uma versão conhecida pelo nome ITIL v3. Seu conteúdo é baseado em torno do ciclo de vida de um serviço de uma organização, sendo, por este motivo, separado em volumes (livros) específicos. A respeito dos volumes do ITIL, assinale a alternativa que indica corretamente o nome de um dos volumes do ITIL.

Carregando...
Q772123

Os cinco livros do ITIL v3 representam os elementos fundamentais do ciclo de vida da gestão de serviços. A respeito do gerenciamento de serviços ITIL v3, é correto afirmar que esse ciclo de vida incorpora as funcionalidades dos três seguintes subsistemas de TI:

Carregando...
Q710746

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.

Para o ITIL, as habilidades, que são a capacidade de controlar e organizar os recursos de maneira a se obter um resultado esperado, são consideradas como um ativo.

Carregando...
Q738849

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

A atividade planejamento e coordenação da transição de serviço faz parte do processo gerenciamento de mudança da fase transição de serviço.

Carregando...
Q604672

De acordo com a abordagem do ITIL, o elemento do ciclo de vida de serviço que prevê e conceitua um conjunto de serviços direcionados ao alcance dos objetivos dos negócios de uma organização denomina-se

Carregando...
Q706675

Com relação aos conceitos de governança de tecnologia da informação (TI), julgue os itens a seguir.

No ITIL, o conceito de serviço de TI diz respeito a um ou mais sistemas de TI que habilitam os processos de negócio da organização.

Carregando...
Q747542

À luz do ITIL v3, a entrega de novas funcionalidades exigidas pelo negócio — incluindo o planejamento, a programação, o controle da construção e os testes das liberações — é de responsabilidade do(a)

Carregando...
Q782423

Considere as afirmações abaixo, relacionadas à Information Technology Infrastructure Library (ITIL).

I - Valor é um conceito-chave na ITIL, sendo relacio-nado a dois aspectos principais de serviços de TI: utilidade e garantia.
II - Os serviços de TI podem ser classificados em três tipos: serviços essenciais (core services), serviços capacitadores (enabling services) e serviços aprimo-radores (enhancing services).
III - O ciclo de vida de serviço consiste em seis etapas ou fases: Estratégia, Desenho, Transição, Operação, Gerenciamento e Melhoria Contínua de Serviço.

Quais estão corretas?

Carregando...
Q782416

Segundo a ITIL v3 (2011), uma estratégia consiste em um plano que mostra o modo como uma organização poderá atingir um conjunto de objetivos. Uma estratégia de serviço deve definir como um provedor irá utilizar seus serviços, a fim de potencializar os resultados de negócio de seus clientes, ao mesmo tempo em que viabiliza a obtenção de seus próprios objetivos. Além do desenvolvimento dessa estratégia, existem processos que fazem parte do escopo da estratégia de serviço.

Considere os seguintes processos.

I - Gerenciamento da Demanda
II - Gerenciamento do Portfólio de Serviços
III - Gerenciamento Financeiro de TI

Quais efetivamente correspondem a processos do estágio Estratégia de Serviço do ITIL v3 (2011)?

Carregando...
Q683575

A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

Entre os processos da ITIL v3, o que melhor se adequa ao requisito I é o gerenciamento de catálogo de serviço, que faz parte do portfólio de serviço e contém informações sobre serviços voltados para o cliente, incluindo-se aqueles disponíveis para implantação.

Carregando...
Q738850

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

Denomina-se oficiosidade ou serviceability os acordos mantidos com terceiros que fornecem serviços para a organização de TI.

Carregando...
Q710745

No que diz respeito ao ITIL v3 (Information technology infrastructure library), julgue o próximo item.

O aumento da disponibilidade dos serviços de TI e a otimização de recursos são alguns dos principais benefícios da adoção do ITIL para as organizações.

Carregando...
Q670040

Com base no exposto, é correto afirmar que o ITIL consiste em

Carregando...
Q683574

A seguir são listados requisitos para o gerenciamento de serviços de TI de determinada organização.

I Possuir um banco de dados estruturado com informações sobre todos os serviços de TI em produção.

II Gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo-se aqueles em desenvolvimento.

III Criar um canal destinado aos usuários para prover informações sobre os serviços e os procedimentos necessários para obtê-los.

Com referência aos requisitos apresentados, julgue o item seguinte, relativos a gerenciamento de serviços e ITIL v3.

Entre os processos da ITIL v3, o mais adequado ao requisito II é o gerenciamento de portfólio de serviços da publicação Estratégia de Serviço, que inclui a categoria funil de serviços em desenvolvimento ou obsoletos.

Carregando...
Q738848

Julgue o item a seguir, a respeito de processos do ITIL.

Um dos objetivos do processo de gerenciamento de segurança da informação é garantir a confiabilidade na troca de informações entre a corporação e possíveis parceiros tecnológicos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) Certo
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) E
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Certo
  • 13) A
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282