Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 49 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q769293

Leia as afirmativas a seguir:

I. São instrumentos musicais afro-brasileiros o afoxé, o agogô e a guitarra, apenas.

II. Durante o período de colonização europeia das Américas, as doenças físicas do Velho Mundo foram um dos fatores responsáveis pela dizimação da população americana nativa.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769297

Leia as afirmativas a seguir:

I. A mãe e o pai não têm deveres compartilhados na educação da criança.

II. Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram grande influência da cultura chinesa.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q788386

O pedido de um grupo de africanos de Recife ao chefe de polícia local tinha como objetivo, naquele contexto,

Carregando...
Q769282

Leia as afirmativas a seguir:

I. Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, exceto na música popular.

II. A cultura da África chegou ao Brasil trazida exclusivamente pelos imigrantes italianos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q788357

As fontes valorizadas no texto são relevantes
para a reconstrução da história das sociedades
pré-colombianas porque

Carregando...
Q668990

Para uma melhor compreensão das origens do fascismo e do nazismo, é necessário ter em mente que a Revolução Russa de 1917 favoreceu a expansão dos partidos de esquerda, que defendiam a implantação do socialismo em vários países do mundo. As forças políticas e sociais conservadoras, em toda a Europa, temiam a expansão da Revolução Russa para dentro de suas fronteiras e, por isso, estavam dispostas a combater os comunistas. Somada ao medo do socialismo, havia a insatisfação com os resultados da Primeira Guerra. A Itália, por exemplo, esperava ganhar territórios alemães na África por ter lutado do lado das potências vencedoras, o que não aconteceu. Já a Alemanha foi humilhada pelo Tratado de Versalhes e, por isso, alimentava um sentimento de revanche. Diante do exposto e de seus conhecimentos sobre assunto leias as afirmativas. I. O totalitarismo foi uma característica do fascismo que visava ao predomínio dos interesses do Estado sobre os individuais, sendo o particular mais importante que o coletivo. II. Para os fascistas, a guerra não seria prova de quem é o mais forte e todos podem governar. III. Os fascistas defendiam a existência de um governo forte e centralizado, ou seja, um governo ditatorial. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q702680

Leia as informações a seguir a respeito dos povos indígenas na Paraíba. I. Durante o período do Brasil Colônia, os povos indígenas que ocupavam o território da atual Paraíba se dividiam em 3 grupos: Os Tupis-Guaranis que habitavam o litoral e eram divididos em Potiguaras, ao norte do estado e os Tabajaras, ao sul. E havia um terceiro grupo, que era tido como Cariri. II. De acordo com dados da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), existem atualmente quatro Terras Indígenas (TI) na Paraíba, sendo três da etnia Potiguara e uma da etnia Tabajara. Apesar das terras serem tradicionalmente ocupadas por esses povos, apenas duas TI foram regularizadas. III. Na Paraíba, seguindo a situação nacional, a Demarcação de Terras Indígenas é um processo que ocorre de maneira rápida e não envolve conflitos de interesses sobre a área a ser demarcada. Estão corretas as afirmativas:

Carregando...
Q715253

No Ensino Fundamental, a partir do Ensino de História ao aluno é possibilitado “reconhecer a importância da tradição oral na transmissão de histórias, mitos e lendas africanas”. Esta habilidade pode ser desenvolvida através da seguinte temática:

Carregando...
Q674341

O Ensino de História, ao se trabalhar a temática “os povos que vieram da África” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Carregando...
Q680507

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “os habitantes do Brasil” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Carregando...
Q747150

Com relação à exploração de indígenas e de escravos africanos no período colonial brasileiro, pode-se afirmar corretamente que

Carregando...
Q675189

A criança e o adolescente que se identificam e são identificados como brancos têm muito a ganhar com um ensino qualificado das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas. Se um menino que se identifica como branco se acha no direito de xingar um colega de classe identificado como negro por causa de sua raça ou cor, esse menino necessita de tanta ajuda quanto seu colega que sofre o preconceito [...] (ALBERTI, Verena. Algumas estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. In.: PEREIRA, Amilcar Araujo, MONTEIRO, Ana Maria (Orgs.). Ensino de História e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. p. 28)

No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas são obrigatórios. Primeiro, a Lei 10.639/03, que tornou obrigatório em todas as escolas do país o ensino de história e cultura da África e afro-brasileira e, posteriormente, a Lei 11.645/08, que acrescentou a essa obrigatoriedade o ensino de história e cultura indígena.

Tomando como base o trecho e o conhecimento da Lei, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q645752

Na região Nordeste do Brasil, no período de 1683 a 1713, ocorreu um movimento de resistência indígena à dominação portuguesa. Esse movimento foi denominado de:

Carregando...
Q755056

Sobretudo a partir da Idade Moderna, chegando à contemporaneidade, a história da Europa e da América é indissociável da história da África. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q747147

Atente para o seguinte excerto:

“No vocabulário, o historiador cita o exemplo de 'mandinga': 'Dicionarizado como feitiço, o termo vem da bolsa de mandinga, amuleto muçulmano que os africanos introduziram no Brasil'. Na culinária baiana, outra tradição islâmica também cruzou o Atlântico: o arroz de haussá. (...) Outra hipótese para a origem etimológica do nome Oxalá: a expressão árabe Insha'Allah, que significa 'se Deus quiser'. [O historitor] dá outras pistas da associação entre as duas religiões: o símbolo da meia-lua atrelado aos orixás, a substituição do colorido das vestes africanas pelo branco das roupas islâmicas e até a prática ritual de tirar os sapatos antes das reuniões".

Sobre os escravos negros islamizados no Brasil, sua resistência à escravidão e influência na cultura, é correto afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282