Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q780787

Relacionado ao contexto histórico da Educação Física (EF), que desde seu início visava à eugenia, educadores e médicos viam os exercícios físicos e o esporte como forma de promoção da higienização pessoal. É incorreto afirmar que

Carregando...
Q780798

A propósito da tendência pedagógica Higienista, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q780786

A Educação Física (EF), ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. à escola de Platão, conhecida como “Akademia". O pai de nossas aulas mais modernas de EF é Friedrich Jahn, um professor do início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias. Sobre o assunto, não é aceito que

Carregando...
Q780811

A legislação referente à Educação Física (EF) no Brasil teve início em 1851, através da Lei nº 630, de 17 de setembro, que incluiu a ginástica no currículo das escolas primárias do Município da Corte, que era o Rio de Janeiro. Acerca da EF escolar brasileira em meados do Século XIX é incorreto afirmar que

Carregando...
Q665338

Após o período da Turnkust, ginástica criada por Ludwig fundamentada na força, a ginástica escolar volta a ganhar força com Spiess, que introduziu a Educação Físicas nas escolas da Alemanha. Na história da educação Física, Spiess é lembrado também por:

Carregando...
Q685355

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.

Carregando...
Q685451

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

Na época dos governos militares, a educação física tornou-se atividade escolar regular obrigatória, voltada para a iniciação desportiva, a partir da 7.ª série.

Carregando...
Q667048

Nas afirmações abaixo sobre a História da Educação Física, julgue-as se são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I. No século passado, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e a classe médica.

II. Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população.

III. A elite imperial realizava as atividades físicas propostas, mas não estava de acordo com os pressupostos higiênicos, eugênicos e físicos da época.

Carregando...
Q746741

Um(a) professor(a) de Educação Física prepara suas aulas sempre tendo em conta princípios como a relevância social dos conteúdos, a simultaneidade dos conteúdos, a provisoriedade do conhecimento, a espiralidade e a historicidade. Esses princípios são notáveis na abordagem:

Carregando...
Q674895

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras ou falsas.

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organizaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transformadas em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.

( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante significativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão intensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.

( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desenvolvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e preparar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alunos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.

( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Carregando...
Q647974

A Educação Física escolar passou por transições em que objetivos, conteúdos e métodos foram se modificando ao longo do tempo. Diferentes perspectivas influenciaram projetos pedagógicos com intencional idades diversas e percebem-se algumas rupturas entre elas. Analisando a Educação Física escolar, compreendida entre os séculos XIX e XX, observam-se as seguintes concepções pedagógicas, respectivamente na linha do tempo:

Carregando...
Q685450

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

A inserção da educação física nas escolas como disciplina obrigatória vem fazendo parte das determinações governamentais ao longo da história no Brasil a partir do século XIX.

Carregando...
Q746733

Para garantir aulas de Educação Física sintonizadas com as abordagens do Movimento Renovador da Educação Física, o(a) professor(a) precisa considerar que a competição:

Carregando...
Q685354

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

O pensamento médico-higienista no Brasil produziu significativo impacto no campo profissional da educação física, fato que impulsionou o movimento político corporativo da área e a consequente criação dos conselhos regionais de educação física (CREF).

Carregando...
Q746740

No decorrer da história, a legislação que regulamenta a Educação Física escolar previu várias situações em que o(a)s aluno(a)s poderiam ser dispensado(a)s das aulas. Um dos pressupostos mais criticados nessa previsão é a compreensão de que:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) D
  • 12) Certo
  • 13) E
  • 14) Errado
  • 15) A
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282