Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q799826

O tratamento não medicamentoso é parte fundamental no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), como obesidade e dislipidemia. Esse tratamento envolve mudanças no estilo de vida (MEV) que acompanham o tratamento do paciente por toda a sua vida. Entre as MEV, está:

  1. Redução no uso de bebidas alcoólicas.
  2. Consumo de alimentos condimentados.
  3. Redução no consumo de sal.
  4. Substituição do uso de anticoncepcionais hormonais orais por outro método.

Está(ão) CORRETA(S):

Carregando...
Q780838

É fundamental na Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) o diagnóstico precoce, acompanhamento efetivo pelas equipes da Atenção Básica, pois o controle da pressão arterial (PA) reduz complicações cardiovasculares e desfechos como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Acidente Vascular Cerebral (AVC), problemas renais, entre outros. Sobre o rastreamento, diagnóstico e acompanhamento da HAS, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q745147

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. Ela é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. Sobre o processo de rastreamento e diagnóstico da hipertensão arterial, analise as afirmações a seguir.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...
Q665934

Sobre a insuficiência cardíaca descompensada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. É a primeira causa de internação entre as doenças cardiovasculares no Brasil. II. Dispneia, edema, congestão hepática e ascite são sinais de baixo débito cardíaco. III. Volume de líquidos excessivo, intolerância à atividade e fadiga são alguns dos seus diagnósticos de enfermagem. IV. Os diuréticos são indicados para aumentar a pré-carga e melhorar os sintomas de retenção hídrica. V. A diminuição da frequência cardíaca é um dos seus mecanismos compensatórios.

Carregando...
Q744714

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). No processo de rastreamento da hipertensão arterial, devido à variabilidade individual da medida da pressão arterial, recomenda-se, para se realizar o diagnóstico, a obtenção

Carregando...
Q729898

De acordo com 7.ª Diretriz Brasileira de Hipertensão de 2016, segue a classificação da pressão arterial (PA) de acordo com a medição casual ou no consultório a partir de 18 anos de idade. Sobre a PA, todas as alternativas estão corretas, exceto:

Carregando...
Q729918

Sobre a consulta de enfermagem relacionada à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), todas as alternativas estão corretas, exceto:

Carregando...
Q683708

Mulher de trinta e nove anos de idade, hipertensa e diabética, internada na clínica médica de um hospital, recebe a seguinte medicação: insulina NPH 30 unidades pela manhã, enoxaparina 40 mg e solução fisiológica 0,9% intravenosa a 30 mL/h.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.

A enoxaparina é um anti-hipertensivo antagonista do receptor da angiotensina.

Carregando...
Q691844

A respeito do Regulamento técnico dos sistemas estaduais de urgência e emergência (Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde) e da Política Nacional de sangue e hemoderivados, julgue o item subsequente.

Caso um paciente em acompanhamento por hipertensão arterial em uma unidade básica de saúde seja acometido por uma crise hipertensiva, deverá ser encaminhado ao pronto-socorro, por se tratar de uma emergência.

Carregando...
Q745158

Um senhor de 54 anos apresentou parada cardiopulmonar e foi submetido a ressuscitação com êxito. Nesse caso, uma das metas hemodinâmicas aconselhadas para os pacientes após ressuscitação, de acordo com os Destaques da American Heart Association 2015, é evitar e corrigir imediatamente a hipotensão, ou seja, a pressão arterial média inferior a 65 mmHg e a pressão arterial sistólica inferior a

Carregando...
Q735363

No Brasil, a hipertensão arterial atinge 36 milhões de pessoas adultas, mais de 60% dos idosos, contribuindo para 50% das mortes por doença cardiovascular. Em relação à hipertensão arterial, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q667326

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e as suas diversas categorias na gestação NÃO está corretamente identificada em:

Carregando...
Q752211

Em relação à Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), crise hipertensiva é o aumento da pressão arterial com risco de morte ou de lesão de órgãos-alvo, divide-se em urgência ou emergência hipertensiva. Urgência hipertensiva: importante elevação da pressão arterial (em geral PA diastólica ≥ 120 mmHg), sem sintomas graves e sem risco imediato à vida ou de dano agudo a órgãos-alvo ou comprometimento vascular, mas que pode evoluir para complicações graves. Emergência hipertensiva: quando existe evidente dano agudo e progressivo vascular e de órgãos-alvo, com rápida descompensação da função de órgãos vitais e com risco iminente à vida ou de lesão orgânica irreversível, demandando início imediato da redução dos níveis pressóricos. Analise as assertivas abaixo de acordo com o protocolo do SAMU para emergências clínicas:

I. Realizar avaliação primária (Protocolo AC1) com ênfase para: colocar o paciente em repouso e procurar tranquilizá-lo; repetir a mensuração dos níveis pressóricos.

II. Realizar avaliação secundária (Protocolo AC2) com ênfase para: entrevista SAMPLA; monitorizar oximetria de pulso, ritmo cardíaco e sinais vitais.

III. Realizar a abordagem medicamentosa; administrar O2 suplementar por máscara não reinalante 10 a 15 l/min se SatO2<94%.

Quais estão corretas?

Carregando...
Q699943

Ao aferir pressão arterial em uma pessoa com marca-passo definitivo, o técnico de enfermagem identificou pressão arterial de 140x90 mmHg. Tratava-se de uma idosa, hipertensa em tratamento regular e com uso desse dispositivo por mais de cinco anos.

Sobre os cuidados de enfermagem em relação aos sinais vitais acompanhados no caso descrito, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os valores da pressão arterial devem ser reduzidos para 130x80 mmHg por causa da influência do dispositivo.

( ) A interrupção momentânea do marca-passo pode ser feita, se autorizada pelo médico e na presença de enfermeiro.

( ) A pressão arterial sofre influência da frequência cardíaca em uma relação direta de proporcionalidade, bem como da resistência vascular periférica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q658146

Durante a mensuração dos SSVV, após a medição da Pressão Arterial (PA), o auxiliar de enfermagem anota que o paciente apresenta-se hipertenso, pois apresentou uma medida de PA de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282