Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q724093

As precipitações são classificadas segundo o mecanismo de ascensão do ar úmido em alguns tipos. Observe a figura:

Esses tipos de precipitação são típicas das regiões tropicais. O aquecimento desigual da superfície terrestre provoca o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável, que, uma vez quebrado (vento, superaquecimento), provoca uma ascensão brusca do ar menos denso, gerando chuvas de grande intensidade e curta duração, concentradas em pequenas áreas.

Esse tipo de precipitação é conhecido como:

Carregando...
Q645511

Precipitação é a água proveniente do meio atmosférico que atinge a superfície terrestre. Existem várias formas de precipitação, como neblina, chuva, granizo, saraiva, orvalho, geada e neve. A precipitação é caracterizada por meio de três grandezas que estão apresentadas conjuntamente na alternativa:

Carregando...
Q753186

Uma área loteada de 73 hectares, com pequena declividade, será drenada por um canal que receberá todas as águas superficiais em uma região onde a precipitação anual é de 1 728 mm. Se o coeficiente de escoamento superficial for 0,30, a vazão estimada na galeria, em litros por segundo, será

Carregando...
Q732780

As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras. As continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce. Considerando a água um recurso natural, é possível afirmar corretamente que:

Carregando...
Q749886

O estudo do escoamento superficial em situação de grande precipitação pluviométrica visa definir as vazões de projeto de elementos tais como galerias pluviais, locação de bocas de lobo e outros equipamentos relacionados. Qual alternativa NÃO contém método consagrado para definição de vazões?

Carregando...
Q645510

São dados pertencentes a uma bacia hidrográfica que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite e que, basicamente, são os fatores que influem no escoamento superficial. Esses dados recebem o nome apresentado na alternativa:

Carregando...
Q706107

Nos hidrogramas A e B, o ponto de inflexão após o ponto máximo caracteriza o fim do escoamento subterrâneo e o início do escoamento superficial.

Carregando...
Q724091

A Estação de Tratamento de Água (ETA) de um sistema foi projetada originalmente para tratar uma vazão de 18.000 m3/dia, com decantadores convencionais, usando uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 40 m3/(m2.dia). Atualmente a ETA foi repotencializada com o emprego de decantadores de lâminas paralelas com uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 115 m3/(m2.dia).

Sabendo que os demais componentes da ETA foram adequados para obter o mesmo ganho da mudança realizada nos decantadores, a ETA agora é capaz de tratar uma vazão de:

Carregando...
Q664499

A interpretação dos dados pluviométricos requer normalmente o cálculo da quantidade total de água precipitada sobre uma determinada área (em geral, uma bacia hidrográfica) ou, equivalentemente, a determinação da lâmina média de chuva precipitada num certo intervalo de tempo. A determinação da lâmina média é feita com base na hipótese de que a precipitação medida em uma estação seja representativa das precipitações tomadas em uma área mais ou menos extensa. O cálculo pode ser efetuado por diferentes métodos, sendo comuns os seguintes métodos, EXCETO:

Carregando...
Q664502

Do volume precipitado sobre uma bacia, apenas uma parcela atinge a seção de vazão, sob forma de escoamento superficial. Isto porque parte é interceptada, ou umedece o solo, ou preenche as depressões, ou se infiltra rumo a depósitos subterrâneos. O volume escoado e, então, um resíduo do volume precipitado e a relação entre os dois é o que se denomina, geralmente, coeficiente de deflúvio ou escoamento superficial. A determinação desse coeficiente depende de uma série de variáveis, EXCETO:

Carregando...
Q686900

A medição de vazão em grandes cursos de água é realizada, normalmente, de forma indireta, a partir da medição de velocidade ou de nível. Os instrumentos mais comuns para medição de velocidade de água em rios são:

Carregando...
Q686917

O equipamento mais simples utilizado para medição de pressão de um fluido é o:

Carregando...
Q649414

Entre os tipos de fontes de água e captação, temos que o aquífero confinado ou artesiano (Lençol artesiano), apresenta como características:

Carregando...
Q607657

“A água na superfície terrestre e abaixo dela circula entre os diversos reservatórios: dos oceanos, da atmosfera e dos continentes. O movimento cíclico da água – do oceano para a atmosfera pela evaporação, de volta para a superfície por meio da chuva e, então, para os rios e aquíferos por meio do escoamento superficial, retomando aos oceanos – é o ciclo hidrológico".

COLERIDGE, S. T. O ciclo hidrológico e a água subtereênea. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Com relação ao ciclo hidrológico e à dinâmica da água nos continentes, assinale a afirmativa incorreta:

Carregando...
Q626888

Uma característica importante de bacias hidrográficas é o tempo de concentração em problemas envolvendo propagação de cheias. Pela diversidade dos parâmetros associados às bacias hidrográficas, várias equações empíricas foram desenvolvidas para estabelecimento do tempo de concentração. Neste sentido, o tempo de concentração de uma bacia é:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) C
  • 17) A
  • 18) B
  • 19) B
  • 20) A
  • 21) B
  • 22) Errado
  • 23) E
  • 24) B
  • 25) D
  • 26) C
  • 27) D
  • 28) C
  • 29) E
  • 30) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282