Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 44 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q760114

No fluxo subterrâneo, as áreas de máximo potencial hidráulico relacionam-se aos (às)

Carregando...
Q706106

No projeto de um empreendimento que sofrerá alterações devido ao regime de chuvas, quanto menor for o risco que se pretende assumir, menor deverá ser o tempo de retorno adotado.

Carregando...
Q753094

A denominação atribuída à essa corrente está associada ao nome do naturalista, explorador e geógrafo alemão que a descobriu durante sua expedição pelas Américas entre os anos de 1799 a 1804. Origina-se perto da Antártida (por isso é muito fria) e desloca-se no sentido norte do Oceano Pacífico passando pela costa ocidental da América do Sul, nos litorais do Chile e do Peru. É responsável pela formação de desertos decorrente da baixa temperatura e da pouca umidade relativa do ar transferida para a atmosfera, de forma que encontra uma grande barreira geográfica que detém a umidade: a Cordilheira dos Andes. Assim, a evaporação das águas é impedida deixando a massa de ar local seca e ajudando a formar o clima árido do Deserto do Atacama, no Chile, considerado o mais seco do mundo. Sobre as caraterísticas do texto: Assinale a alternativa correta.

Disponível em: https://geopalavras.wordpress.com/2010/01/19/>.

Carregando...
Q735338

Analise as seguintes afirmativas sobre a classificação dos corpos de água doce e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As águas doces estaduais classificadas como classe 4 podem ser destinadas à navegação, à harmonia paisagística e aos usos menos exigentes.

( ) Alguns dos padrões estabelecidos para as águas de classe 1 são: DBO520°C de 3 mg/L, OD superior a 6 mg/L e sólidos em suspensão totais de 50 mg/L.

( ) As águas doces estaduais classificadas como classe 4 podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, à irrigação e à pesca amadora.

( ) Alguns dos padrões estabelecidos para as águas de classe 4 são: fenóis totais de até 0,5 mg/L de C6H5OH, OD superior a 2,0 mg/L e pH de 6,0 a 9,0.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q664498

Entende-se por precipitações atmosféricas como o conjunto de águas originadas do vapor de água atmosférico que cai, em estado líquido ou sólido, sobre a superfície da terra. O conceito engloba, portanto, não somente a chuva, mas também a neve, o granizo, o nevoeiro, o sereno e a geada. Os parâmetros a serem avaliados numa medida de precipitação são os seguintes, EXCETO:

Carregando...
Q664501

O escoamento superficial é a fase do ciclo hidrológico que trata do conjunto das águas que, por efeito da gravidade, descola-se na superfície da terra. As águas provenientes da precipitação atingem o leito do curso de água por quatro vias diversas: escoamento superficial, escoamento subsuperficial, escoamento subterrâneo e precipitação sobre a superfície líquida. Assinale a alternativa que indica as características do escoamento subsuperficial.

Carregando...
Q734126

Numa condição em que, tão logo tenha iniciada a precipitação e o escoamento superficial, parcela do volume de água é “impedida” de escoar, ficando armazenada em depressões do solo, formando poças, ou mesmo áreas maiores como lagoas e banhados, situados em áreas mais baixas do terreno. Esse processo é chamado de:

Carregando...
Q753563

Sobre o Dimensionamento de dispositivos de drenagem pluvial, faça a correlação entre os itens: I - Coeficiente médio de escoamento superficial. II - Tempo de concentração. III - Período de retorno. IV - Vazão média diária. V - Método racional. VI - Dimensionamento hidráulico. ( ) A razão entre o volume de água escoado superficialmente e o volume de água precipitado. ( ) o tempo gasto para que toda a bacia contribua para o escoamento superficial na seção considerada. ( ) Relaciona a precipitação com o deflúvio e leva em consideração as características da bacia, como área, forma, declividade e permeabilidade.

Carregando...
Q696256

A capacidade de infiltração, característica da infiltração, é a quantidade máxima de água que um solo, sob uma dada condição, pode absorver na unidade de tempo por unidade de área horizontal.

É uma grandeza NÃO característica da infiltração:

Carregando...
Q706105

O tipo de cobertura da bacia é um dos fatores que influenciam a forma de um hidrograma. Na figura, o hidrograma A representa uma bacia rural, e o hidrograma B, uma bacia urbana.

Carregando...
Q713441

Um engenheiro foi encarregado da concepção do sistema de abastecimento de água de um município. Ele obteve os dados dos censos da tabela a seguir, visando o cálculo da população a ser abastecida.

Usando esses dados, a população de 2050, pelo método geométrico, será de

Carregando...
Q713453

Relacione os tipos de precipitação, listados a seguir, às suas respectivas definições e características.

1- Frontal

2- Orográfica

3- Convectiva

( ) ocorre quando ventos quentes e úmidos, soprando geralmente dos oceanos para os continentes, encontram uma barreira montanhosa que forçam sua elevação.

( ) ocorre com grande intensidade e pequena duração, e são restritas a pequenas áreas (escala de bairro).

( ) possui escala de bacia hidrográfica e apresenta intensidade fraca e longa duração.

( ) ocorre na região em que há descontinuidade térmica, quando duas massas de ar de características diferentes se encontram.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q696313

Denomina-se infiltração ao fenômeno da penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através dos vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte, que a retém, formando então a água do solo. NÃO corresponde a uma fase do processo de infiltração:

Carregando...
Q696255

A Hidrologia é a ciência que trata do estudo da água na Natureza, sendo a parte da Geografia Física que abrange, em especial, propriedades, fenômenos e distribuição da água na atmosfera, na superfície da Terra e no subsolo. Considerando a Hidrologia e suas propriedades e características, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q664500

Os fatores que intervêm na intensidade de evaporação podem ser agrupados em duas categorias distintas: os relativos à atmosfera ambiente, e os referentes à própria superfície evaporante. Os primeiros caracterizam o estado da atmosfera na vizinhança da superfície evaporante e os segundos caracterizam o estado da própria superfície evaporante e sua aptidão para alimentar a evaporação. São fatores intervenientes da evaporação, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) Errado
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) Errado
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282